Dicas para dormir bem depois de um dia cansativo

· 18 de abril de 2014
Você tem dificuldade para se desconectar depois de um dia agitado? Se continuar lendo, saberá o que fazer para ter um sono reparador que recarregue as energias para a próxima jornada.

Se você teve um dia terrível, com milhares de preocupações e obrigações, e quer relaxar para dormir bem, continue lendo este artigo. São dicas para aqueles dias em que tudo parece complicado: você se atrasou, não encontra as chaves, o chefe está de mau humor, etc. Em resumo, parece que você levantou com os dois pés esquerdos.

A única coisa que você deseja é que chegue a hora de voltar para casa, relaxar e depois dormir bem para esquecer de tudo e começar um melhor e novo dia.

Todos já tivemos algumas vezes dias que desejamos esquecer. É por isso que neste artigo faremos um resumo de algumas dicas para você conseguir dormir como um anjo depois de um dia terrível.

Primeiramente, enquanto você volta para sua casa, aproveite para pensar em coisas que te deixem contente e tragam serenidade. Por exemplo, escute a sua música favorita. É um bom primeiro passo para começar a relaxar a nossa mente e expulsar as más energias.

Uma vez que tenha chegado em casa, comece a colocar em prática as dicas que daremos a seguir.

Dicas para descansar e dormir melhor

Em primeiro lugar, coloque uma roupa confortável e evite tudo aquilo que te incomode. Libere-se!

Prepare, se possível, um banho numa banheira super relaxante, com sua essência favorita, e ouça uma música suave que te ajudará a acalmar os nervos. Se você não tiver uma banheira, faça um escalda pés.

Como você já vinha praticando no retorno à sua casa, pensa em coisas bonitas, sonhe acordado(a), deixe sua imaginação fluir. Pense positivo, pense que o seu amanhã será magnífico. Com tudo a seu favor.

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Meditação e massagens

Você também pode usar técnicas de meditação. Se não sabe como fazer, este é um bom momento para aprender. Você verá como alivia o seu estresse.

Enquanto você estiver tomando banho, massageie seu corpo. Comece com carícias para depois massagear mais a fundo os músculos tensionados. Não esqueça seus pés, já que eles acumulam todas as tensões. Você verá que depois da massagem o seu corpo se vigora.

Massageie também seu couro cabeludo, mesmo que ele seja muito sensível. Não é preciso usar a força. O que importa é que você se sinta à vontade. Lembre-se de que a massagem não pode doer.

Depois, siga para o pescoço. E aproveitando que você tem o seu óleo essencial favorito, coloque algumas gotas em suas mãos e massageie sua região cervical. Mas atenção: nunca se deve pressionar diretamente sobre a coluna, apenas em suas laterais.

Você pode fazer em forma de pequenos círculos com os dedos ou utilizando o polegar e o indicador da mesma mão nos lados da coluna cervical. Suba e abaixe com uma pressão que não gere dor e sinta seus músculos relaxarem.

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Respiração

Agora é a vez de fazer os pulmões trabalharem. A respiração não apenas ajuda a relaxar o corpo em sua totalidade, mas também, se você respirar profunda e lentamente, conseguirá que o oxigênio chegue melhor a todas as células.

Geralmente, quando estamos estressados ou tensionados a nossa respiração se torna superficial e não aproveitamos os benefícios de uma boa técnica de respiração.

Você perceberá que à medida que solta o ar de seus pulmões, todos seus músculos relaxam. Certamente se você seguir estes conselhos, ficará muito mais tranquilo(a), desfrutando de grande serenidade.

Esses banhos podem durar entre 15 a 20 minutos. Se preferir, você pode estender um pouco mais, mas sem exagerar. Quando finalizar o banho, faltará apenas um ingrediente para completar o seu relaxamento total e ir dormir como um anjinho.

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Camomila

Em último lugar, você pode beber um chá de camomila, o qual potenciará o relaxamento de seu corpo, te preparando para um descanso reparador.

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Em caso de apetite, evite comer grandes quantidades. Se você deseja um descanso efetivo, escolha uma salada leve ou uma fruta. As refeições abundantes podem causar insônia. 

Observação: os óleos essenciais recomendados para relaxar são os de lavanda, laranjeira e sândalo. Evite os de hortelã ou alecrim.

  • Hamilton, N. A., Nelson, C. A., Stevens, N., & Kitzman, H. (2007). Sleep and psychological well-being. Social Indicators Research. https://doi.org/10.1007/s11205-006-9030-1