5 truques para acalmar os nervos

6 de novembro de 2019
Compartilharemos neste artigo alguns de nossos melhores truques para acalmar os nervos. Coloque-os em prática para encontrar a tranquilidade que você deseja!

Muitas vezes mantemos um estilo de vida que não nos proporciona tranquilidade suficiente. Por isso, pode ser preciso recorrer a certos truques para acalmar os nervos.

Algumas pessoas se refugiam nos exercícios, outras recorrem a seus hobbies, e outras preferem conversar. Certamente cada um busca a melhor opção de acordo com suas preferências.

Continue lendo e descubra algumas dicas muitos úteis para te ajudar a acalmar os nervos. Entretanto, antes vamos identificar o que são os nervos e o que causa o nervosismo.

O que são os nervos?

Sistema nervoso

Os nervos são um conjunto de fibras que conduzem à excitabilidade entre o sistema nervoso central e todos os órgãos do corpo. Por esta razão, a agitação emocional está associada aos nervos.

O que causa o nervosismo?

Embora em cada pessoa as causas do nervosismo possam ser diferentes, existem várias razões que podem explicar, de maneira geral, por que podemos ficar nervosos, tais como:

  • Acontecimentos que não foram resolvidos da maneira apropriada
  • Repressão dos pensamentos ou emoções
  • Má gestão das emoções
  • Problemas cotidianos
  • Excesso de angústia
  • Insegurança, ansiedade ou estresse também podem ser causas do nervosismo.

Sintomas de uma crise nervosa

Não é fácil enfrentar algo que nos causa ansiedade. Pode ser uma entrevista de emprego, uma prova na faculdade ou um encontro amoroso muito desejado.

Estes momentos costumam criar uma série de expectativas que podem se converter em um excesso de tensão ou sobrecarga emocional em quem os experimenta. A sobrecarga emocional pode causar uma crise nervosa se não for reconhecida a tempo.

Uma vez conhecidas as causas de uma possível crise nervosa, vamos apresentar quais são alguns dos sintomas mais comuns.

Irritabilidade

O fato de apresentar mudanças repentinas de humor sem justificativa aparente é o principal indício de que a pessoa está a ponto de ter um ataque de nervos.

Em outras palavras, a irritabilidade é a tendência a reagir de forma negativa quase que por qualquer coisa.

Comportamento estranho

Mulher nervosa

As pessoas que sofrem um ataque de nervos se tornam ciclotímicas. Isso quer dizer que podem ir do choro à euforia sem passar por um ponto médio, pois perderam o controle sobre as suas emoções.

Da mesma forma, podem se tornar agressivas e violentas, embora normalmente sejam pessoas muito tranquilas e pacíficas.

Sinais físicos

Por vezes, os sinais físicos podem ser indicativos de uma crise nervosa. Alguns deles podem ser:

5 truques ideais para acalmar os nervos

1. Respiração profunda

Mulher praticando respiração profunda

A respiração profunda é a técnica de relaxamento mais simples e eficaz para acalmar os nervos e sentir um alívio imediato. Siga estes passos para realizá-la:

  • Inspire lentamente pelo nariz.
  • Deixe que o ar passe para o abdômen.
  • Conte até cinco lentamente.
  • Segure a respiração por 4 segundos.
  • Expire lentamente pela boca enquanto conta mentalmente até 5.

A respiração pausada pode contribuir para relaxar o ritmo cardíaco e suas pulsações. Isso estimula a oxigenação cerebral e ativa o sistema nervoso parassimpático, encarregado de promover os estados de calma.

2. Alivia a rigidez muscular

Diante de um ataque de nervos, os músculos reagem após terem acumulado uma carga importante de adrenalina. Se você fizer alongamentos dos braços ou agachamentos, ajudará seu organismo a liberar a tensão muscular que acompanha as emoções intensas.

3. Busque um espaço para se acalmar

Mulher relaxando diante de lago

Diante de um ataque de nervosismo, não é recomendável se rodear de uma multidão. É fundamental se afastar do foco que causou o nervosismo. Distraia a sua mente do que ocorreu. Isso lhe oferecerá a perspectiva necessária para se acalmar e ver as coisas com clareza.

Recomenda-se buscar um espaço para recuperar a calma. Não importa se é um espaço físico ou mental. O importante é centrar a atenção no lugar e no momento atual para se afastar do problema.

4. Os benefícios das infusões

São várias as ervas que possuem propriedades calmantes e relaxantes. A erva-cidreira é uma das mais conhecidas e eficazes, assim como a valeriana, a tília ou a lavanda, já que todas elas fomentam o relaxamento e diminuem a ansiedade.

5. Rotina contra o estresse

Mulher fazendo ioga

Além desses truques para acalmar os nervos é recomendável manter hábitos relaxantes para aliviar as preocupações do dia a dia. Isso lhe dará as ferramentas necessárias em momentos de angústia e ansiedade.

Dançar, fazer algum esporte ou ioga, ouvir música relaxante, tirar um tempo para si mesmo, incluir banhos ou massagens relaxantes com frequência na rotina e aprender a meditar podem ser seus aliados contra o nervosismo.

Aprender a aquietar a mente é fundamental. Diariamente ela nos assedia com pensamentos cheios de expectativas, preocupações, e uma lista interminável de coisas para fazer. Um dos melhores truques para acalmar os nervos é o mindfulness, que ajuda a controlar os pensamentos e as emoções.

Enquanto isso, ganhamos confiança em nós mesmos e tentamos não sucumbir às pressões externas. Assim, o nervosismo irá desaparecendo progressivamente. Se aos nossos conselhos você somar a opinião de um especialista, com toda certeza conseguirá acalmar os nervos.