Infusões para melhorar o sistema nervoso

1 de janeiro de 2019
As ervas naturais, além de possibilitarem o relaxamento, nos ajudam a evitar as dores musculares e as câimbras.

Se você acredita que uma situação está fora do seu controle, você fica ansioso por algo que está a ponto de acontecer, não pode controlar um ataque nervoso ou o estresse está fazendo estragos em seu corpo e mente, prove estas maravilhosas infusões para melhorar o sistema nervoso de maneira natural.

O nervosismo, a doença atual

Na sociedade em que vivemos é muito comum que as pessoas estejam muito nervosas, apressadas, ansiosas ou estressadas, também deprimidas ou com problemas para conciliar o sono.

Devido às tensões e pressões as quais estamos submetidos diariamente, ficamos expostos a problemas no sistema nervoso. Ainda que os médicos indiquem que um pouco de tensão é bom para saúde, o problema se instala quando a medida ultrapassa os padrões permitidos.

Chega um momento em que parece que nada do que se faça (dormir todo o fim de semana, tirar uma folga no campo, fazer ioga, meditar, etc.) é o suficiente.

É preciso “desacelerar” para recuperar a saúde e, por sua vez, ter mais energia para enfrentar os desafios e as obrigações diárias, sem que estes nos sufoquem em um estado de tanto estresse ou ansiedade que acabe nos adoecendo gravemente.

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infusões para ficar mais calmo

Os objetivos das ervas naturais para os nervos é tranquilizar os sintomas, relaxar o corpo e a mente, dormir melhor, controlar a pressão arterial, acalmar a ansiedade e a excitação e deixar a pessoa em um estado ideal, sem dores musculares, de cabeça, câimbras, palpitações ou taquicardia, depressão, etc.

Quais são as melhores ervas para preparar infusões?

As principais plantas que se utilizam para preparar infusões que combatem os ataques ou problemas relacionados aos nervos são:

  • Ginseng: pode ser o “comum” ou o siberiano. Ambos servem para atacar a depressão desde a raiz e reduzir o estado de estresse tão comum atualmente. É um excelente tratamento natural para reforçar o sistema nervoso. Ainda que seja consumido em forma de cápsula, o chá de ginseng também é muito eficaz.
  • Erva-de-São João: consumida entre 4 a 6 meses seguidos é um tônico que repara o sistema nervoso. É muito útil para os tratamentos de pacientes com depressão. Deve-se beber uma colher de pó de flores de erva-de-São João, amassadas em água fervente, duas vezes por dia.

Infusões para equilibrar o sistema nervoso

  • Borragem: serve para equilibrar o excesso dos hormônios suprarrenais que são produzidos no corpo devido a uma situação de estresse intenso. Beba uma infusão com uma colher de folhas secas para uma xícara de água. Pode-se beber várias xícaras por dia.
  • Valeriana: é uma das ervas contra a ansiedade e os nervos mais conhecida. Serve para lutar contra qualquer tipo de transtorno do sistema nervoso e para diminuir as manifestações psicossomáticas como os espasmos, as palpitações, os vômitos, a insônia, etc. Prepare uma infusão com 15 gramas da raiz desta planta, deixe repousar toda a noite e beba pela manhã.
  • Ulmária: os óleos essenciais desta planta lhe dão um aroma delicioso e possui, ainda, propriedades sedativas para acalmar até os “nós no estômago” causados pela angústia. A infusão de ulmária também trata a acidez e as úlceras. Ela é preparada com duas colheres de flores para uma xícara de água. Beba três vezes ao dia depois das refeições. 

Mais ervas para melhorar o sistema nervoso

Infusões para acalmar os nervos

  • Pitaya (fruta-do-dragão): contém uma substância chamada captina, com efeitos estimulantes suaves para o sistema nervoso. Em lugar de ser prejudicial como outros estimulantes (como o café), a Pitaya trata o nervosismo, a pressão arterial alta e as arritmias do coração.
  • Boldo: outra das ervas mais populares, também para ajudar na digestão ou para as dores estomacais. É rico em boldina e seus óleos essenciais têm efeitos sedantes e calmantes para todo o sistema nervoso. A infusão se prepara com 2,5 gramas do boldo por 100 ml de água. Beba antes de dormir. Não continue o tratamento por mais de 4 semana consecutivas.
  • Manjericão: esta planta aromática muito usada na gastronomia também é uma excelente opção para reforçar o sistema nervoso e, por sua vez, tranquilizar as manifestações adversas que se produzem no estômago. Beba uma infusão realizada com uma colher das folhas secas de manjericão para uma xícara de água quente. Aconselha-se consumir depois das refeições principais.  

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Chá natural para acalmar os nervos

Últimas ervas

  • Alface: é sedativa e ao mesmo tempo que tranquiliza, ajuda a acalmar os nervos, serve para dormir melhor pela noite e a controlar as palpitações. Uma receita das vovós é colocar uma folha de alface na água com a qual se dará banho nos bebês para que durmam mais tranquilos. Beber um chá de folhas de alface ou, ainda, consumir como salada antes de ir para cama. Alguns dizem que é uma boa opção também fazer uma batida ou suco com ela.  
  • Rosa-silvestre: tranquiliza o sistema nervoso e as dores estomacais associadas. A infusão de rosa-silvestre se realiza com uma colher de flores secas para uma xícara de água fervente. Beba até duas vezes por dia.
  • Camomila: outra erva conhecida com efeitos sedantes e calmantes para o sistema nervoso. Reduz as tensões, inibe espasmos musculares no estômago e também é analgésica. Deve-se preparar um chá com uma xícara de água e 4 gramas de flores. Deixe repousar por 10 minutos. Beba até 3 xícaras ao dia.
  • Miyasaka, L. S., Atallah, A. N., & Soares, B. G. O. (2006). Valerian for anxiety disorders. Cochrane Database of Systematic Reviews. https://doi.org/10.1002/14651858.CD004515.pub2
  • McKay, D. L., & Blumberg, J. B. (2006). A review of the bioactivity and potential health benefits of chamomile tea (Matricaria recutita L.). Phytotherapy Research. https://doi.org/10.1002/ptr.1900