Desintoxique seu organismo!
Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López
É como se o mundo corresse ao seu redor, seu corpo não responde, você se sente lento, cansado, nada te interessa… mas, você não é naturalmente assim, e gostaria de recuperar toda a sua vitalidade, perdida misteriosamente nos últimos dias. Assim, basta desintoxicar o organismo.
Mas, calma! Antes de começar a procurar doenças estranhas e se deprimir, tire um tempo para pensar no que você tem feito com o seu organismo. Você mantém uma dieta desequilibrada? Se expôs a substâncias nocivas? Toma suplementos cuja composição não é totalmente clara?
Então, talvez esteja na hora de se desintoxicar, pois é possível que você tenha acumulado toxinas e realmente precise eliminá-las.
Mas, como fazer isso? Neste artigo, ofereceremos 10 recomendações para desintoxicar seu organismo. Mas, em primeiro lugar, vamos falar um pouco sobre nossos hábitos mais comuns.
Por que tenho que desintoxicar meu organismo?
Atualmente, somos submetidos às mais variadas formas de contaminação: fábricas lançam rejeitos tóxicos na atmosfera, produtos cosméticos possuem químicos em excesso, alimentos são cultivados com o uso de pesticidas etc., etc.
Assim, torna-se muito difícil não sofrermos algum tipo de intoxicação. Lamentavelmente, nosso corpo assimila e acumula substâncias tóxicas com muita facilidade, mas na maior parte das vezes não é capaz de eliminá-las com a mesma facilidade.
Nosso sistema digestivo contribui com energia e informação ao restantes dos sistemas do corpo, e é por isso que uma alimentação natural e saudável pode nos ajudar a eliminar resíduos tóxicos e nos manter saudáveis.
Existem métodos básicos para desintoxicar seu organismo. Confira:
-
Jejum à base de líquidos
Se acaso os sucos e as dietas restritivas te agradam, confira este método. Consiste na substituição das refeições regulares de um dia por água, sucos de vegetais e frutas, e infusões. Este processo não te ajudará apenas a eliminar toxinas, como também as células mortas, rejuvenescerá a pele e revitalizará o organismo.
Mas, atenção! Antes de tentar utilizar este método, consulte um médico para saber se você está no momento ideal para realizar um jejum e não apresentar posteriores problemas de saúde.
-
Enriquecimento e substituição da dieta diária
Este método te permite substituir aqueles alimentos nada saudáveis consumidos diariamente por alimentos depurativos e energéticos, que farão com que você se sinta mais leve.
E, sem dúvida, o melhor é que é possível incorporar este hábito alimentar ao seu estilo de vida e mantê-lo ao longo do tempo. Dessa forma, naturalmente você consumirá produtos capazes de desintoxicar seu organismo constantemente.
Se você preferir, pode consumir alimentos depurativos durante uma quantidade específica de dias, para que a depuração seja mais rápida e completa. Os vegetais de folhas verdes, as frutas, as sementes, produtos integrais e carnes brancas são recomendados, além da ingestão de muita água.
E a seguir, faremos 11 recomendações para desintoxicar seu organismo. Leia mais e confira, escolha, combine e aproveite!
Desintoxique seu organismo: 11 recomendações úteis
1ª recomendação: suco de limão
O limão é reconhecido como a fruta com mil e um usos, pois suas propriedades incríveis fazem com que seja uma poderosa fruta para desintoxicar o organismo com excelência.
Tudo isso porque o suco de limão desinfeta feridas, purifica o sangue, depura o fígado e os rins, fortifica os brônquios, tonifica os nervos, etc.
Uma colher de sopa do suco em um copo de água quente é uma receita maravilhosa para limpar seu organismo de intoxicantes gastrointestinais e problemas na garganta. Além disso, se for consumido em jejum, consegue ser mais potente em seus efeitos.
Basta misturar o suco de limão na água consumida diariamente para notar as mudanças positivas.
2ª recomendação: suco de laranja
A laranja é a fruta do sol, deliciosa e energética, contém as vitaminas A, B2, B1, B6 e C, além de vários minerais. Sendo assim, experimente tomar o suco pelas manhãs e será possível notar o bem que fará à sua saúde, limpando as vias digestivas e favorecendo a circulação, bem como a cicatrização.
Leia também: Suco de laranja: conheça os seus benefícios
3ª recomendação: uva
A uva é um dos principais alimentos na hora de desintoxicar o organismo. Contém vitamina B e potássio, e é útil contra inúmeras doenças: reumatismo, gota, artrite, problemas nos rins, hipertensão e arteriosclerose. Tem propriedades laxantes e, ao mesmo tempo, a infusão de suas folhas detém a diarreia e cura as hemorroidas.
4ª recomendação: beterraba
A beterraba nos oferece principalmente ácido fólico, ferro e vitamina A. Dizem que é a única capaz de reverter o processo da osteoporose e, além disso, é usada para tratar anemias, icterícia, falta de apetite e ansiedade, bem como problemas na bexiga, no fígado e nos rins.
Seus componentes ajudam na eliminação de ácido úrico do organismo, aliviam os sintomas da menopausa e, como se fosse pouco, previnem o surgimento de miomas. Se for consumida pelo menos 3 vezes por semana, ajudará a reconstituir o sangue e limpar o organismo.
5º recomendação: maçã
A maçã é muito recomendada para pessoas que desejam perder peso. Por quê? Simples de responder. Pois possui seu alto teor de fibras, o que a torna ideal para limpar o organismo.
Além disso, ela contém potássio e vitaminas E e C, atua como laxante suave, diurético e depurativo, que dissolve o colesterol e controla a diabetes e a hipertensão. Experimente adicionar uma maçã à sua dieta diária e confira como se sentirá melhor.
Leia também: Deliciosa salada de maçã verde e salsão
6ª recomendação: pêssego
É uma fruta excelente para dietas de emagrecimento, já que possui um baixo teor calórico. Tem propriedades laxantes e diuréticas e oferece ao organismo vitamina A, B1, B2 e C. Tanto a fruta quanto o chá são eficazes.
Para preparar o chá, basta colocar um pêssego lavado e cortado na água e deixar ferver por 1 minuto. Beba duas xícaras do chá morno em jejum para depurar o organismo, hidratar a pele e reconstituir os tecidos.
7ª recomendação: morango
O morango tem um sabor especial! Mas, por trás deste sabor esconde um incrível teor de ferro, ácido fólico, ácido salicílico e vitamina C.
Mas não é só isso, ao comê-lo você ajudará seu organismo a eliminar ácido úrico (substância que causa a gota) e colesterol. Esta fruta tem propriedades diuréticas e antirreumáticas, é anti-inflamatória e adstringente. Também é utilizada contra a anemia e a diabetes. Sendo assim, comê-la diariamente deixará você mais saudável.
8ª recomendação: quiabo
O quiabo tem os mais variados usos na cozinha, já que contém excelentes quantidades de fibras, vitaminas B1 e B6, ácido fólico, niacina, ferro e cálcio. Uma opção para usar o quiabo para desintoxicar o organismo é comê-lo em um ensopado, o que também evitará a prisão de ventre.
9ª recomendação: pepino
Refrescante e saudável, o pepino é maravilhoso para a pele, assim como para o organismo em geral. Diurético e depurativo, serve para dissolver cálculos biliares e renais, tratar problemas na próstata e no sistema nervoso.
Mas, atenção! É preferível que seja de origem orgânica, e que ao consumi-lo, seja bem lavado.
10º recomendação: abacaxi
O abacaxi é ideal para dietas para perder peso e depurativas. Contém muita fibra e vitamina C e estimula a digestão e a atividade intestinal, eliminando parasitas.
Experimente comê-lo cortado em rodelas ou tomar seu suco e logo sentirá como seu organismo rejuvenescerá. Além disso, um excelente modo de começar o dia é consumindo-o em jejum.
11ª recomendação: cereais integrais
Alimentos ricos em fibras arrastam as toxinas através do trato digestivo, eliminando-as. Assim, opte por cereais integrais, você não se arrependerá. Eles possuem mais propriedades antioxidantes e são muito nutritivos.
Uma dica final
Agora, basta escolher o melhor método e traçar um objetivo. Comer de maneira mais saudável é a base para ter uma boa saúde. Crie novos e deliciosos sucos e saladas, seu corpo agradecerá!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- González-Molina, E., Domínguez-Perles, R., Moreno, D. A., & García-Viguera, C. (2010). Natural bioactive compounds of Citrus limon for food and health. Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis. https://doi.org/10.1016/j.jpba.2009.07.027
- Wang, H., Cao, G., & Prior, R. L. (1996). Total antioxidant capacity of fruits. Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf950579y
- Plader, W., Burza, W., & Malepszy, S. (2007). Cucumber. In Biotechnology in Agriculture and Forestry. https://doi.org/10.1007/978-3-540-36752-9_10
- Farid Hossain, M. (2015). Nutritional Value and Medicinal Benefits of Pineapple. International Journal of Nutrition and Food Sciences. https://doi.org/10.11648/j.ijnfs.20150401.22
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.