Como desintoxicar o fígado ingerindo água de passas

5 de fevereiro de 2016
O fígado é o órgão de nosso corpo que se encarrega de sintetizar as proteínas e depurar o sangue para eliminar as substâncias tóxicas que, a longo prazo, podem causar diversas doenças.

O uso prolongando de medicamentos, a má alimentação, bem como o fato de estar exposto a centenas de toxinas no ambiente vão deteriorando as funções do fígado até causar transtornos graves. Confira o poder desintoxicante ao bebermos água de passas.

A adoção de uma dieta com um alto valor nutricional podem favorecer o trabalho hepático. Além disso, é bom evitar o consumo excessivo de gorduras e incentivar a depuração.

Nesse sentido, hoje queremos recomendar aos leitores uma cura de desintoxicação com água de passas, cujos efeitos promovem a eliminação de toxinas de uma forma saudável e segura.

Em que consiste a desintoxicação com água de passas?

Água de passas para desintoxicar o figado

As uvas passas são pequenas frutas que contêm uma quantidade importante de fibras e antioxidantes que impulsionam a recuperação do organismo assim que este apresenta problemas para realizar a digestão e eliminação dos dejetos.

A intoxicação causada por diferentes fatores impede a autocura. Além disso, gera uma série de sintomas que podem fazer o corpo se sentir doente e fraco.

Felizmente, graças à capacidade das uvas passas para estimular os processos bioquímicos do fígado, pode-se filtrar o sangue para limpá-lo das substâncias que são prejudiciais para a saúde.

Por outro lado, as uvas passas são grandes aliadas da digestão e da saúde intestinal. Ingeri-las com certa frequência combate problemas comuns como, por exemplo, a prisão de ventre, a inflamação e transtornos ocasionados pelo desequilíbrio dos sucos gástricos.

Somado a tudo isto, as passas também possuem quantidades importantes de bioflavonoides, poderosos antioxidantes que ajudam a reforçar as defesas do corpo enquanto o protegem contra os efeitos dos radicais livres.

Recomendamos também a leitura: Por que devemos evitar os alimentos processados?

Como realizar uma depuração hepática com água de passas?

Depurar o fígado com água de passas

O primeiro passo para realizar este processo de limpeza consiste em escolher um tipo de passas de boa qualidade, as quais se pode conseguir com facilidade na maioria dos mercados.

No momento de compra, é importante se assegurar de que as uvas passas sejam ou escuras ou de cor marrom, sem brilho e não muito moles.

Algumas variedades são de uma cor amarelada muito fraca, mas, de forma geral, estas são submetidas a processos químicos que diminuem suas qualidades nutricionais.

O ideal seria adquirir aquelas que vêm  em pequenos cachos de uvasque são as mais orgânicas e, portanto, seguras de utilizar.

Quando já as tiver adquirido, você vai poder começar de fato o tratamento de desintoxicação hepática.

Recomendamos também a leitura: Vitaminas detox. Por que são tão benéficas?

Ingredientes para preparar a água de passas

  • 1 xícara de uvas passas (160 g)
  • ½ litro de água fervente

Preparo

  • Primeiramente coloque para ferver um pouco de água e depois despeje-a sobre as uvas passas.
  • Em seguida deixe repousar 15 minutos e lave-as com água limpa.
  • Logo após, coloque as uvas passas lavadas em um recipiente e acrescente o meio litro de água fervida.
  • Deixe esfriar até ficar à temperatura ambiente e, para que se concentre, permita que repouse por 24 horas.

Modo de consumo

  • Para que tenha um efeito de desintoxicação mais potente, o melhor é tomar esta bebida em jejum.
  • Logo após passar as horas recomendadas, sirva um copo da infusão, morno ou quente.
  • Antes de tomar o café da manhã, deite-se na cama durante meia hora e complemente o tratamento colocando uma compressa quente no lado direito do abdômen.
  • Para uma limpeza correta, deve-se repetir seu consumo durante quatro dias seguidos, uma vez por mês.

Conselhos finais sobre a água de passas

Beber água de passas

Durante os dias de limpeza, o melhor é evitar o consumo de alimentos pesados como é o caso de:

Além disso, é apropriado incluir o consumo de água diariamente para apoiar a eliminação dos dejetos e os líquidos retidos.

A melhor maneira de manter o fígado saudável é proporcionando as substâncias que necessita para realizar suas funções sem interrupções.

Nesse sentido, é boa opção incrementar os consumos de frutas e verduras, assim como cereais e ácidos graxos essenciais. Quanto mais leve for a carga para este órgão, menos probabilidades existem de desenvolver doenças graves.

  • SANTILLO, Amanda Galassi. Efeitos da radiação ionizante nas propriedades nutricionais das uvas de mesa benitaka e uvas passas escuras. 2011. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
  • BERNAUD, Fernanda Sarmento Rolla; RODRIGUES, Ticiana da Costa. Fibra alimentar: ingestão adequada e efeitos sobre a saúde do metabolismo. Arquivos brasileiros de endocrinologia & metabologia= Brazilian archives of endocrinology and metabolism. Vol. 57, N. 6 (ago 2013), p. 397-405, 2013.