Descubra os benefícios do limão para a saúde
Escrito e verificado por a dietista Renata Sylwia Kosierb Fernández
Quando nos sentimos mal, frequentemente recorremos à medicamentos, vamos ao médico e, como é habitual, oferecem um diagnóstico e um tratamento.
Apesar de todos saberem o que fazer quando adoecem, poucas vezes nos preocupamos em prevenir, e em se esforçar todos os dias para levar uma dieta e hábitos de vida mais saudáveis.
O tratamento com limão é excelente para conseguir esse equilíbrio interno. Não se trata de um “remédio milagroso”, mas sim uma forma de se beneficiarmos desta fruta tão saudável e medicinal que a natureza oferece.
Dessa forma, descubra em nosso espaço os benefícios do limão para a saúde.
Em que um tratamento com limão pode ajudar?
Um dos primeiros aspectos que deve convencer de que o limão é um alimento muito adequado é o seu alto índice de água, minerais e vitaminas, bem como a sua baixa concentração em gorduras ou açúcares.
Os três componentes mais interessantes do limão são, sem dúvida, a vitamina C, o ácido cítrico e o ácido málico.
Sabemos que nem todo o mundo se sente bem quando o consome. Contudo, o segredo para se beneficiar do limão é encontrar a dose certa.
Se acaso perceber que o suco diário de um limão cai mal, tente reduzir à metade ou menos e usar mais água para dissolvê-lo. Se beber este suco de forma regular, seu organismo agradecerá, mas sempre que encontrar a quantidade mais adequada para o seu caso.
Descubra: Todas as propriedades curativas do limão
Veja agora os benefícios do limão para a saúde:
1. Deixar o organismo mais alcalino
Em nosso espaço, falamos em várias ocasiões dos benefícios de estar com um organismo mais alcalino.
- Se observar com atenção, perceberá que a maioria dos alimentos que nos rodeiam contêm componentes acidificantes: o açúcar, os doces, os bolos, as carnes, o arroz branco, as farinhas refinadas, as pizzas e os refrigerantes.
- Tudo isso se traduz em mais trabalho para as células, pois devem eliminar todo o excesso de tóxicos e de resíduos originados por este tipo de alimentos. Isso envolve um sangue mais sujo e um excesso de trabalho para os rins e fígado.
- É necessário um pH equilibrado para que a alcalinidade forneça uma regulação interna para poder absorver de forma adequada os minerais, e para que não existam depósitos de gorduras ou toxinas que dificultem a correta circulação do sangue.
E uma forma para conseguir tudo isso é cuidar da alimentação, assim como incluir de forma regular limão na dieta.
Leia também: Saiba como preparar água de chia com limão para emagrecer
2. O tratamento com limão mineraliza e depura
Muita gente evita consumir limão porque pensa que é um alimento “ácido” que ataca a saúde dos ossos e que reduz o nível de glóbulos vermelhos no sangue. Acontece exatamente o contrário.
O seu sabor não deve confundir. Apesar de ser ácido, ao chegar no estômago, o limão se transforma em um aliado alcalino, assim como afirmamos anteriormente.
Por isso, converter-se-á em um facilitador muito potente para que assimilemos todos os nutrientes.
- Se acaso sofre de anemia, o limão ajudará a assimilar melhor o ferro, graças a sua vitamina C.
- Seu alto teor em minerais e vitaminas elevará de forma notável as defensas e fortalecerá o sistema imunológico para combater múltiplas doenças.
- O tratamento com limão é, além disso, um excelente modo de depurar o organismo. Ajuda a digerir as gorduras, reduzir as inflamações, eliminar todas as substâncias residuais que tendem a inchar e a atacar a saúde dos ossos ou das articulações.
3. O seu coração gostará do tratamento com limão
A saúde cardíaca agradecerá o tratamento com limão. O seu alto índice de antioxidantes ajuda a melhorar a saúde das veias e das artérias graças a estas virtudes:
- Regula o excesso do mau colesterol, o LDL.
- Proporciona maior elasticidade às veias e artérias.
- Elimina a placa de gordura grudada nas artérias.
- Reduz a hipertensão.
Todos os alimentos ricos em vitamina C e antioxidantes são bons para o coração, mas é evidente que o limão é sempre um dos mais interessantes.
Como realizar o tratamento com limão?
Ingredientes
- O suco de ½ limão orgânico
- 1 copo de água (200 ml)
Quer ler mais? Os benefícios e usos da casca do limão
Como preparar?
- Tente usar um limão orgânico, do qual se conheça a origem e esteja seguro de que tenha sido cultivado sem pesticidas.
- Pode ser que isso o surpreenda, mas, nos últimos anos, devido aos métodos de cultivo e transporte, muitos dos cítricos estão perdendo os seus níveis originais de vitaminas.
- Primeiramente, aqueça um pouco de água. Deve ficar morna, não muito quente e, é claro, nunca fria. Dessa maneira, reforça um pouco mais as propriedades do limão.
- Em seguida, obtenha o suco de meio limão e misture com a água morna.
- Beba esta mistura em jejum e com o estômago vazio, durante 4 dias seguidos.
- Descanse uma semana e recomece.
- Se acaso perceber que não se sente bem, adicione mais água ou inclua menos limão.
- O suco de limão também é adequado para tratar a gastrite.
Não duvide. Comece a cuidar um pouco mais de sua saúde com o tratamento do limão.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Bernardini, Carlotta. “El limón: Efecto alcalinizante.” Integral: Vive mejor en un mundo mejor 438 (2016): 78-79.
- Cecilia, Antonio Castellano, Soledad Fátima Vega Pozuelo, and Fátima Ortiz Clemente. “Dieta alcalina contra el cáncer de mama.” Hygia de enfermería: revista científica del colegio 95 (2017): 33-39.
- Gaviña, G. “Dieta Alcalina: Un Método Natural.” Edición Kindle(2013).
- Tamames, Noemí Calvo. Influencia de la dieta alcalina en el paciente oncológico. Diss. 2016.
- Simonson PharmD Bcgp Fascp W., Should vitamin C routinely be given with oral iron supplements? Geriatr Nurs, 2019. 40 (3): 327-328.
- Kim H., Jang M., Kim Y., Choi J., et al., Red ginseng and vitamin C increase immunce cell activity and decrease lung inflammation induced by influenza A virus/H1N1 infection. J Pharm Pharmacol, 2016. 68 (3): 406-20.
- Chhikara N., Kour R., Jaglan S., et al., Citrus medica: nutritional, phytochemical composition and health benefits – a review. Food Funct, 2018. 9(4): 1978-1992.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.