Delicioso mojito de tangerina para combater o calor

· 23 de março de 2019
Caso você não tome álcool ou conte com a presença de crianças, substitua o rum por água ou limonada com gás para obter uma variação borbulhante do mojito de tangerina.

Os cítricos são das frutas mais solicitadas durante o verão devido a sua capacidade de nos refrescar e nos nutrir em pouco tempo. Por isso, nos filmes norte-americanos nos deparamos com as crianças com seu clássico quiosque de venda de limonadas geladas. Claro, para combater o calor não só se tem a limonada: há muitíssimas opções mais para beber e uma delas é o mojito de tangerina.Um mojito de tangerina é, realmente, um pequeno capricho que nos concede em um momento determinado. Seu sabor delicioso e refrescante nos anima a desfrutar do verão e realizar diferentes atividades sem que a fatiga nos supere. Em outras palavras, se trata de uma bebida alcoólica de consistência muito leve, inspirada na receita do mojito cubano mas, evidentemente, com certas variações.

Vale destacar que, este coquetel pode ser preparado a base de concentrado de tangerina ou suco de tangerina. Caso se faça a base de concentrado, o sabor será ainda mais intenso e, claro, se conservarão mais os nutrientes da fruta, visto que se aproveita a polpa. Por outro lado, se se faz com suco, o sabor será um pouco mais suave já que se incorpora certa quantidade de água.

A seguir, te apresentamos algumas das receitas de mojito de tangerina mais fáceis de preparar para que se anime em provar seu delicioso sabor. Caso não possa ingerir álcool, simplesmente substitua o rum por água ou limonada com gás. Desta maneira, obterá uma espécie de coquetel borbulhante.

Mojito de tangerina clássico

Tangerina para mojito

Ingredientes (para 1 dose)

  • Cubos de gelo
  • Folhas de menta fresca
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo (100 g)
  • O suco de 3 ou 4 tangerinas grandes
  • 2 colheres de sopa de suco de limão (30 ml)
  • 3/4 de copo de rum ou água com gás (150 ml)
  • Opcional: 1/2 colherzinha de raspa de casa de limão ou tangerina (2,5 g)

Leia também: 5 maneiras de preparar coquetéis

Preparo

  1. Em primeiro lugar, pegue um copo e adicione quantos cubos de gelo quiser. A seguir, adicione 2 ou 3 folhas de menta.
  2. Por outro lado, esprema o suco de 2 ou 3 tangerinas e adicione o açúcar mascavo. Não se recomenda adicionar água, já que quando o gelo derrete com o calor faz com que o coquetel vá se suavizando progressivamente.
  3. Misture o suco de tangerina com o rum ou a água com gás (de acordo com nossa preferência). Combinamos bem e colocamos no copo.
  4. Como decoração, podemos ou adicionar uma rodela de tangerina ao copo ou ½ colherzinha de raspa da casca do limão ou da tangerina. Servir na hora.

Pode-se adicionar mais folhas de menta ao servir para tornar a bebida ainda mais refrescante. Também pode-se bater 10 ou 12 folhas de menta com o suco de laranja antes de misturar com o rum.

Estas últimas apreciações dependerão completamente do que mais nos agrade e do momento em que sirvamos o mojito de tangerina. Por exemplo, se estamos na praia, é recomendável adicionar mais menta à bebida

Outra forma interessante de preparar este coquetel consiste em espremer o suco de tangerina e colocá-lo na geladeira para que congele e depois é só triturar o gelo, adicionar a menta, o rum, agitar e servir.

Mojito de tangerina com morangos

Pode adicionar morango ao mojito de tangerina

Esta versão do mojito de tangerina aponta a obtenção de um sabor muito mais intenso e, em geral, uma bebida de maior densidade para que, quando o gelo derreta, o sabor não se suavize tão facilmente. Claro, se trata de uma variação pensada, é especial, para aquelas pessoas que desejam um coquetel muito original.

Ingredientes (para 1 dose)

  • Cubos de gelo
  • Folhas de menta fresca
  • ½ xícara de açúcar mascavo (100 g)
  • O suco de 3 ou 4 tangerinas grandes
  • 2 colheres de sopa de suco de morango (30 ml)
  • 3/4 de copo de rum ou água com gás (150 ml)
  • Opcional: 1 morango cortado pela metade, folhas de menta, 1/2 colherzinha de raspa da casca do limão (2,5 g), 1 rodela de laranja.

Descubra: Os 8 benefícios que os morangos oferecem à sua saúde

Preparo

  1. Para preparar este mojito de tangerina a primeira coisa que temos que fazer é espremer o suo dos morangos e as tangerinas. Assim como no caso anterior, não adicionaremos água ao preparo (a menos que desejemos obter um sabor mais suave).
  2. Em seguida, misturamos o suco de frutas com o açúcar mascavo e o licor.
  3. Adicionamos tudo no copo com gelo e decoramos como preferirmos. Depois servimos e desfrutamos.

Preparar um delicioso mojito de tangerina não leva mais do que 5 minutos, assim, não há desculpa para não tentar. O calor do verão exige que nos hidratemos constantemente e, qual é a melhor forma de fazê-lo do que tomando uma boa dose? Por outro lado, este coquetel nos convida a relaxar e desfrutar do momento.