6 benefícios da tangerina que você provavelmente não conhecia

· 15 de janeiro de 2018
Embora seja conhecida pela sua contribuição de vitamina C, a verdade é que a tangerina também nos fornece muitos outros nutrientes que nos permitem ter uma boa saúde.

Conheça os benefícios da tangerina, uma fruta da tangerineira, árvore menor que a laranjeira. Ela é composta de polpa, fibra e suco com sabor e aroma característicos.

Ao contrário da laranja, a casca da tangerina é facilmente removida.

Geralmente é consumida como fruta fresca, em suco ou em saladas. Também é usada em sobremesas, como geleias, batidas e em calda.

É um aperitivo saudável, pois é principalmente composta de água.

Além disso, devido ao seu baixo teor de açúcar, fornece apenas 53 kcal por 100 gramas. Contém fibras e nutrientes como potássio, magnésio, vitamina C, fósforo, vitamina E, folatos e vitamina A.

Como você pode ver, a tangerina é uma fruta totalmente versátil e com nutrientes importantes para o corpo humano. Aqui estão 6 benefícios da tangerina e razões pelas quais você deve incorporá-la em sua alimentação.

Benefícios da tangerina para a saúde

1. Contém vitamina C

Tangerina

A tangerina, depois da laranja, é uma excelente opção para aqueles que querem consumir menos açúcar. Além disso, seu sabor e aroma proporcionam variedade à dieta para obter vitamina C.

  • O ácido ascórbico exerce inúmeras funções no organismo, como a prevenção de doenças cardiovasculares e a aceleração da cicatrização de feridas.
  • Também ajuda a manter a saúde dos ossos e dentes, assim como a absorção de ferro.
  • Por outro lado, esta vitamina ajuda na produção de colágeno e caroteno.

O caroteno é um composto químico que acelera o processo de oxidação de ácidos graxos e produção de energia.

Estas funções ajudam no controle da massa de tecido adiposo, funcionando como um queimador de gordura a nível químico.

2. Luta contra o câncer

Os radicais livres, moléculas altamente reativas, geram uma desorganização letal nas células do corpo devido a uma alimentação ruim, exercício excessivo, estresse, consumo de tabaco, álcool e drogas, entre outras causas.

Como resultado deste processo, temos uma série de problemas nos sistemas cardiovascular e nervoso.

Graças à vitamina C, vitamina E, carotenoides e flavonoides contidos na tangerina, ocorre uma neutralização dos processos oxidativos contra as células cancerígenas.

Na verdade, diferentes estudos indicam que essas vitaminas melhoram os efeitos colaterais causados pela quimioterapia e radioterapia de diferentes tipos de câncer (pulmão, estômago ou próstata, entre outros).

3. Melhora a anemia

Fontes de ferro

anemia é um dos problemas nutricionais de maior incidência no mundo.

Ela surge devido à baixa produção de hemoglobina no corpo, uma substância responsável por transportar o oxigênio no sangue.

Para realizar este processo, são necessários alguns nutrientes, como o ferro.

  • A vitamina C encontrada na tangerina é conhecida como o melhor intensificador, pois facilita a absorção de ferro através do trato gastrointestinal e promove sua mobilização.
  • De acordo com diferentes estudos científicos, com 25 a 75 mg de vitamina C a assimilação de ferro em uma refeição é dobrada ou triplicada pela redução do ferro férrico ao ferro ferroso.
  • Esta substância interage com fitatos, substâncias inibidoras de nutrientes, produzindo complexos menos insolúveis, aumentando a absorção de ferro e melhorando a condição da anemia.

4. Tangerina: boa durante a gravidez

A tangerina nos fornece ácido fólico ou vitamina B9. Este nutriente favorece o desenvolvimento de tecidos a nível celular e promove a formação de glóbulos vermelhos.

Também participa na elaboração de ácidos nucleicos (DNA e RNA) e intervém no desenvolvimento do sistema nervoso.

  • Essas funções são ainda mais importantes na gravidez e na infância. Portanto, esta vitamina não deve faltar em uma alimentação saudável e equilibrada.

5. Fonte de potássio

potássio é um macronutriente importante que permite realizar funções como a regulação da água no corpo, músculos, rins e sistema nervoso.

Na verdade, o potássio ajuda a normalizar alguns fatores de pressão arterial.

Nos atletas, o consumo de potássio é vital porque permite que eles se hidratem, reabasteçam os minerais perdidos durante as sessões de exercício e também reduzam o risco de sofrer lesões.

O alto teor de água e potássio da tangerina a tornam um fruto essencial para recuperar glicose e eletrólitos e, portanto, ter um maior desempenho físico.

6. Combate o ácido úrico e infecções

Tangerina

Devido ao seu conteúdo em água, ácido cítrico e potássio, a tangerina produz um efeito diurético e alcalino na urina que ajuda a combater infecções e promove a eliminação de purinas.

As purinas, por sua vez, são compostos orgânicos que, no caso de exceder sua produção, geram hiperuricemia e ataques de gota, ou seja, depósitos dolorosos de ácido úrico nas articulações.

Como você pode ver, são muitos os benefícios da tangerina para a saúde. Está animado para incluí-la em sua alimentação?