5 maneiras de preparar coquetéis

5 de agosto de 2018
Pode-se preparar coquetéis em casa como um profissional, e para isso é necessário aprender certos truques e contar com algumas ferramentas.

Os coquetéis são um detalhe que não pode faltar em festas e reuniões, além de serem excelentes companheiros para terminar o dia. Para preparar coquetéis em casa como um profissional é necessário aprender certos truques e contar com algumas ferramentas.

O misturador de coquetel de Boston

Se compõe de dois copos de mesmo tamanho, que podem ser de vidro ou de aço inoxidável, e um coador. Serve para misturar e agitar os ingredientes de alguns coquetéis.

Pode-se usar um dos copos quando se trata só de misturar ou ajustar os copos um ao outro quando o que se quer é agitar. Para servir o preparo se usará o coador. Este tem uma espiral de metal ao redor da borda para eliminar a polpa dos cítricos.

Preparar coquetéis com esta ferramenta também conhecida como coqueteleira pode ser um ritual. Há profissionais que usam a coqueteleira com estilos muito particulares.

Pode usar taças para preparar coquetéis

Uma das bebidas mais famosas que se prepara neste tipo de misturador é a popular Margarita. Coloca-se gelo no copo misturador, depois se adiciona tequila, Triple Sec e suco de limão, em partes iguais, e se agita o conteúdo.

Para servir, umedece a borda de um copo com uma rodela de limão. Depois se mergulha a rodela em um prato com sal para que cole.

A medida exata

Preparar coquetéis consiste principalmente em misturar dois ou mais ingredientes. Um dos segredos para garantir uma mistura perfeita é usar a medida exata de cada componente.

Para isso é necessário ter um medidor e podemos encontrar medidores muito variados. Os medidores são compostos geralmente por dois cones opostos, um de 15 ml e outro de 30 ml.

O Negroni, por exemplo, é um dos coquetéis mais antigos e conhecidos, leva em seu preparo três tipos de bebidas alcoólicas. Para obter um resultado melhor é indispensável prepará-lo usando um medidor.

Este coquetel leva 30 ml de Ginebra, 30 ml de Vermouth doce e 30 ml de Campari. Alguns cubos pequenos de gelo em um copo, uma rodela de laranja e pronto!

O gelo

Gelo para preparar coquetéis

É um elemento chave para obter bons resultados. Contrariamente ao que pode parecer, o gelo não só influencia na temperatura de um coquetel, mas também em sua qualidade. Não se trata de um simples complemento, mas sim do verdadeiro protagonista.

O gelo deve ser transparente, não ter sabor e nem odor e estar muito frio. Alguns coquetéis se servem com gelo frappé ou gelo picado. Além de esfriar rapidamente, tem uma importância estética em muitas bebidas. O efeito “granizo” é quase imprescindível.

Outras combinações se servem com cubos de gelo inteiros; é importante que estes sejam grandes e maciços. Os gelos pequenos derretem muito rápido, alterando o sabor da bebida ao adicionar água e diluir os sabores.

Ter em casa as formas adequadas permite preparar gelos de qualidade. Ainda que nos mercados atualmente seja possível adquirir bolsas de cubinhos de gelo de qualidade.

O Aperol Spritz é um delicioso e refrescante coquetel que se prepara com quatro ou cinco cubos de gelo grandes, meia rodela de laranja, duas medidas de Aperol ou Campari, três medidas de vinho branco ou Champagne e uma medida de soda ou água gaseificada.

O Twist

O twist é a casca de laranja ou limão fazendo parte de certos coquetéis. Não é só um enfeite, é uma parte fundamental da bebida e um ingrediente a mais.

Para que os óleos cítricos sejam liberados, que são os que dão o toque de sabor e aroma, é importante cortar tiras de casca de limão ou laranja. É preciso evitar deixar a parte banca, já que ela pode dar um sabor amargo ao drink.

O Martini é, sem dúvidas, o rei dos coquetéis. É preparado colocando um twist de limão em um copo e adicionando 75 ml de Ginebra, 22 ml de Vermut seco, um toque de licor de laranja, previamente misturados em uma coqueteleira com gelo, e uma azeitona para decorar.

Preparar coquetéis com socador

O socador é uma ferramenta indispensável para preparar alguns coquetéis. Se usa para amassar as frutas, as ervas e o açúcar. O melhor é o modelo clássico, de madeira.

Pode usar limão e gelo para preparar coquetéis

A caipirinha, por exemplo, não pode ser preparada sem este utensílio. Para preparar este coquetel clássico de origem brasileira, coloque em um copo meio limão cortado em vários pedaços e duas colherinhas de açúcar. Amasse o limão com o socador, adicione 50 ml de cachaça e muito gelo picado. Desfrute!

Recomendados para você