Cremes caseiros para diminuir o frizz no cabelo

Lembre-de de ser consistente na aplicação do tratamento alisador para que seus efeitos se mantenham. Para evitar danificar o cabelo, utilize a chapinha e o secador a uma temperatura moderada.
Cremes caseiros para diminuir o frizz no cabelo

Última atualização: 19 março, 2019

O frizz no cabelo  é um problema que atinge várias pessoas, desde as que tem cabelo liso até as que possuem cabelo cacheado.

O frizz no cabelo representa ausência de óleos, água ou queratina fazendo assim com que os fios apresentem aspecto opaco. Por isso é o principal fator para que essas mulheres recorram ao uso de diversos utensílios na busca para escondê-los.

Muitas destas mulheres sonham em ter os cabelos sedosos e brilhantes e portanto recorrem a uma série de tratamentos e ferramentas, os quais, geralmente, danificam e secam o cabelo até que ele perca a vida e o brilho.

Por isso, foi comprovado que, independente de fatores genéticos (que influenciam no tipo de cabelo), o cabelo deve ser cuidado muito bem para que seja o mais saudável e bonito possível – a depender, é claro, do gosto de cada um.

Assim, neste artigo, ofereceremos uma série de receitas caseiras ideais para que você prepare seu próprio creme alisador.

Creme caseiro com azeite de oliva para combater o frizz no cabelo

Ingredientes

Modo de fazer

  • Primeiramente, misture tudo muito bem até obter um creme de consistência “sedosa”.
  • Antes de lavar os cabelos com o condicionador, aplique a mistura do meio do cabelo para as pontas e em seguida deixe atuar por aproximadamente 5 minutos.
  • Lave bem e penteie o cabelo normalmente.
  • Mas atenção, evite utilizar o secador, o ideal é que o cabelo seque naturalmente.

Use um creme para pentear que não contenha sal, assim seu cabelo não ressecará tanto, isso evitará que o cabelo se deteriore quando cada um dos cremes que alisam suavizam e massageiam o cabelo forem aplicados.

Creme caseiro de coco

oleo-de-coco

Para preparar esse creme você precisará de:

Ingredientes

  • Meio coco fresco
  • 1 colher de sopa de aveia moída
  • 1 colher de sopa de amido
  • ½ xícara de leite

Modo de fazer

  • Primeiramente, leve todos os ingredientes, com exceção do amido, em uma processadora ou liquidificador, misture-os e coe.
  • Em seguida dissolva o amido em um pouco de água e leve-o a uma espécie de estufa junto com a outra mistura (misture-os antes).
  • Por fim, misture tudo continuamente até que fique com a consistência de um creme.
  • Aplique este creme no cabelo e deixe-o atuar por 25 minutos.
  • Logo após esse tempo, lave o cabelo normalmente, utilizando um shampoo suave.

Recomendamos também a leitura: Como tratar o cabelo depois do verão

Lembre-se!

É claro que esses cremes não farão efeito imediatamente. A aplicação deve ser constante para que o efeito venha com o tempo e se prolongue quando o cabelo estiver mais liso.

Para minimizar o efeito “frizz” que surge depois que o cabelo seca livremente, utilize uma prancha, mas procure não exagerar, pois isso também pode danificar o cabelo. Também existem cremes naturais caseiros que evitam esse efeito frizz.

Se for utilizar a prancha e o secador, lembre-se de fazê-lo a uma temperatura moderada, pois altas temperaturas podem danificar a cutícula do cabelo, fazendo com que ele fique opaco e sem vida.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • DA MOTTA, Elisabeth Flávia Roberta Oliveira. Fabricação de produtos de higiene pessoal. 2007.
  • GRANDE, Fabiana Rosa. Estudo de pré-formulação e desenvolvimento de cosméticos: linha Bella Fiore. 2013.
  • RELE, Aarti S.; MOHILE, R. B. Effect of mineral oil, sunflower oil, and coconut oil on prevention of hair damage. Journal of cosmetic science, v. 54, n. 2, p. 175-192, 2003.
  • DIAS, Maria Fernanda Reis Gavazzoni. Hair cosmetics: an overview. International journal of trichology, v. 7, n. 1, p. 2, 2015.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.