5 soluções naturais para fortalecer o cabelo fino

· 18 de setembro de 2018
Graças às propriedades de alguns remédios naturais, podemos fazer com que o cabelo fino, ao invés de ser fraco e vulnerável, tenha muito mais força e vida.

Um dos problemas mais comuns em mulheres é a perda do volume do cabelo. As mulheres com cabelos finos são as mais vulneráveis à queda e enfraquecimento dos fios. Neste artigo, falaremos sobre 5 soluções naturais para fortalecer o cabelo fino.

O cabelo pode se tornar quebradiço, fino e frágil por diversas causas. Entre elas, estão fatores hereditários, o consumo de alguns medicamentos, estresse, clima extremo, uso de produtos ou procedimentos agressivos, a falta de vitaminas e minerais, e alterações hormonais.

Se é o seu caso, neste artigo, falaremos sobre 5 soluções simples e naturais para que você tenha um cabelo com volume, sedoso e forte. Não se preocupe, estas soluções naturais ajudarão você a fortalecer os fios finos.

1. Cuide de sua alimentação

Razões por trás da dor no couro cabeludo

A alimentação é essencial para fortalecer o cabelo. Inclua proteínas em sua dieta através de alimentos como carnes magras, ovos, peixe e queijo. Se você é vegetariana, aumente a ingestão de grãos e cereais.

Consuma gorduras de origem vegetal. Os frutos secos, abacate, óleo de girassol, de soja e o azeite de oliva são excelentes para fortalecer o cabelo fino, já que fornecem ácido linoleico e vitaminas. Além disso, aumente o consumo de vitaminas A, B e C. Seu consumo está relacionado à formação e manutenção das células, ao metabolismo do corpo e aos antioxidantes.

Complemente sua dieta com ácido fólico, biotina e enxofre. O déficit dessas substâncias diminuir a renovação celular, processo necessário para fortalecer o cabelo fino. Não se esqueça de beber entre 6 e 8 copos diários de água por dia. Uma boa hidratação é essencial para a regeneração de seu cabelo.

Leia: Como aumentar o volume do cabelo

2. Máscaras para fortalecer o cabelo fino

As máscaras para o cabelo são sempre uma boa solução.

Óleo de amêndoas, o vinagre e ovo

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de óleo de amêndoas (45 ml)
  • 1 colher de sopa de vinagre (15 ml)
  • 1 ovo

Como preparar e aplicar

  • Mexa os ingredientes até obter uma mistura amarela.
  • Aplique sobre o cabelo úmido e deixe agir por pelo menos meia hora. Enxágue com água morna.

Aloe vera e ovo

As propriedades do ovo e aloe vera são ideais para o seu cabelo. Os ovos são uma fonte de proteína por excelência, e o aloe vera tem propriedades regenerativas que ajudam a fortalecer o cabelo fino.

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 1 folha de aloe vera

Como preparar e aplicar

  • Misture os dois ingredientes até obter uma pasta homogênea.
  • Aplique esta máscara uma vez por semana e você verá os resultados.

Feno-grego

O feno-grego tem benefícios conhecidos desde a antiguidade.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de sementes de feno-grego (15 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)

Como preparar e aplicar

  • Deixe algumas sementes de molho em água durante, pelo menos, dez horas.
  • Quando obtiver uma mistura espessa, aplique sobre cabelo. Deixe descansar por meia hora e depois enxágue.

Outros ingredientes que você pode usar, juntos ou separados, são o abacate, o mel, a gema de ovo e o iogurte. A máscara de abacate é ideal para dar brilho e força ao cabelo.

3. Use xampus caseiros e óleos

Há shampoos comerciais que ajudam a aumentar o volume do seu cabelo. Mas também existem produtos naturais que são mais fáceis de obter, simples de preparar e mais baratos.

Se você gostar da ideia, alguns que podemos recomendar são os feitos à base de alho e cebola, um à base de urtiga, outro de abacate e de rícino. Apesar do cheiro deles ser forte, não hesite em usá-los, porque fortalecerão os folículos do cabelo.

Descubra: Benefícios do óleo de rícino

Quanto aos óleos, aplique-os uma ou duas vezes por semana, massageando suavemente o couro cabeludo, e depois enxágue-os com água morna. Alguns óleos que recomendamos são:

  • Mamona
  • Amêndoas
  • Coco
  • Jojoba
  • Tomilho
Cabelos pretos saudáveis

4. Diga “não” aos produtos químicos e aos procedimentos agressivos

Alguns corantes e shampoos comerciais podem enfraquecer o seu cabelo. Estes incluem substâncias químicas agressivas, tais como parabenos, sulfatos, corantes e silicones.

Da mesma forma, existem outros processos químicos que fazem com que o cabelo perca grande parte de suas proteínas, tornando-o opaco, quebradiço e fino. Entre estes encontramos:

  • Tinturas
  • Alisamentos, permanentes e descolorações

A “chapinha” e o uso constante do secador a temperaturas elevadas também é prejudicial.

Portanto, se você quiser fortalecer o cabelo fino, deve deixar de usar por um tempo procedimentos agressivos para o cabelo. Escolha também produtos naturais ou, se preferir, de qualquer marca comercial. Examine o rótulo e veja se contêm ou não parabenos.

5. Evite o estresse e tensões

O estresse é uma das principais causas para a queda de cabelo. Se você tem o cabelo fino e vive preocupada, pode vir a sofrer com a perda dos fios. Por isso, evite o estresse e procure viver a vida com calma.

As reações psicológicas geradas pelo estresse geram fraqueza no cabelo. Em picos de nervosismo, o cabelo cai com facilidade, porque não há força emocional para superar a situação.

Você deve estar atenta ao seu cabelo e reservar um momento para cuidar dele. Se quiser ter um cabelo volumoso e forte, essas 5 soluções naturais ajudarão a fortalecê-lo.