5 soluções naturais para fortalecer o cabelo fino

Graças às propriedades de alguns remédios naturais, podemos fazer com que o cabelo fino, ao invés de ser fraco e vulnerável, tenha muito mais força e vida.
5 soluções naturais para fortalecer o cabelo fino

Última atualização: 31 Janeiro, 2021

Pessoas com cabelo fino tendem a se preocupar muito com suas cabeleiras, pois desejam ter uma aparência brilhante, forte e o mais saudável possível. Portanto, muitas vezes recorrem a vários tratamentos, incluindo alguns remédios naturais para fortalecer os cabelos finos.

Devemos lembrar que o cabelo pode se tornar quebradiço, fino e frágil por vários motivosEntre as causas estão fatores hereditários, consumo de alguns medicamentos, estresse crônico, clima, uso de produtos inadequados ou realização constante de procedimentos agressivos, falta de vitaminas e minerais, alterações hormonais, etc.

Dependendo do estado de saúde da pessoa, a causa pode ser uma ou outra e, portanto, a solução nem sempre será a mesma.

Em alguns casos, as soluções naturais podem ajudar a complementar a rotina de cuidados e fortalecer os cabelos finos. Aqui estão alguns deles.

1. Cuide de sua alimentação

Cuide de sua alimentação

A alimentação é essencial para fortalecer o cabelo. Inclua proteínas em sua dieta através de alimentos como carnes magras, ovos, peixe e queijo. Se você for vegetariana, aumente a ingestão de grãos e cereais.

Consuma gorduras de origem vegetal. As oleaginosas, abacate, óleo de girassol, de soja e o azeite de oliva são excelentes para fortalecer o cabelo fino, já que fornecem ácido linoleico e vitaminas.

Além disso, aumente o consumo de vitaminas A, B e C, pois eu consumo está relacionado à formação e manutenção das células, ao metabolismo do corpo e aos antioxidantes. Também incorpore alimentos que contenham ácido fólico, biotina e enxofre.

O déficit dessas substâncias diminui a renovação celular, processo necessário para fortalecer o cabelo fino. Não se esqueça de beber bastante água todos os dias, dependendo da sua sede. Uma boa hidratação é essencial para a regeneração do cabelo.

2. Máscaras para fortalecer o cabelo fino

As máscaras capilares serão sempre uma boa solução para complementar a rotina capilar. Aqui compartilharemos alguns alimentos especialmente saudáveis ​​e nutritivos.

Óleo de amêndoas e ovo

Máscaras para fortalecer o cabelo fino

Ingredientes

  • 1 ovo (60 g).
  • 4 colheres e meia de sopa de óleo de coco (45 ml).

Como preparar e aplicar

  • Coloque os dois ingredientes em uma tigela e misture com a ajuda de um garfo até ficarem bem integrados.
  • Aplique a mistura nos cabelos úmidos (da raiz às pontas).
  • Massageie suavemente por 5 minutos e depois deixe por meia hora.
  • Remova com água morna.

Aloe vera e ovo para fortalecer o cabelo fino

As propriedades do ovo e da aloe vera são ideais para o seu cabelo. Os ovos são uma fonte de proteína por excelência, e a aloe vera tem propriedades regenerativas que ajudam a fortalecer o cabelo fino.

Ingredientes

  • 1 ovo (60 g).
  • 1 folha de aloe vera (20 g).
  • Opcional: óleo de coco.

Como preparar e aplicar

  • Misture os dois ingredientes até obter uma pasta homogênea.
  • Aplique esta máscara uma vez por semana e você verá os resultados.

Sementes de feno-grego

Sementes de feno-grego

O feno-grego é um bom ingrediente para fazer máscaras de fortalecimento do cabelo. Outros ingredientes que você pode usar, juntos ou separadamente, são abacate, mel, gema de ovo e iogurte. A máscara de abacate é ideal para dar brilho e força aos cabelos.

Ingredientes

  • 1 copo de água (250 ml).
  • 3 colheres de chá de sementes de feno-grego (15 g).
  • Opcional: óleo de coco.

Como preparar e aplicar

  • Para fortalecer o cabelo fino, deixe algumas sementes de molho em água por pelo menos 10 horas.
  • Quando obtiver uma mistura espessa, aplique sobre cabelo. Deixe descansar por meia hora e depois enxágue.

3. Use xampus caseiros e óleos naturais

Embora existam muitos produtos comerciais que ajudam a cuidar do seu cabelo, às vezes pode ser benéfico fazer uma pausa e usar alternativas caseiras.

Algumas opções recomendadas são xampus à base de alho e cebola, urtiga, abacate ou mamona. Embora seu cheiro seja forte, não tenha medo de usá-los, pois eles irão ajudá-la a fortalecer os folículos capilares.

Quanto aos óleos, aplique 1 ou 2 vezes por semana, massageie suavemente o couro cabeludo e depois lave com água morna. Alguns óleos que recomendamos são:

  • Coco.
  • Mamona.
  • Jojoba.
  • Tomilho.
  • Amêndoas

4. Diga “NÃO” aos produtos químicos e aos procedimentos agressivos

Diga "NÃO" aos produtos químicos e aos procedimentos agressivos

Muitos tratamentos de beleza são feitos com produtos químicos muito prejudiciais. Este não é apenas o caso de permanentes, mas também de muitas fórmulas de alisamento. Portanto, é importante aprender a dispensar esse tipo de procedimento, assim como a aplicação regular de tinturas (principalmente se forem de má qualidade) e descolorações.

Além disso, o uso regular de aparelhos como secadores e pranchas de alisamento é prejudicial. Portanto, se você deseja fortalecer o cabelo fino, deve ficar longe desse utensílios por um tempo ou usá-los com menos frequência. 

5. Evite o estresse e tensões para fortalecer o cabelo fino

O estresse é uma das principais causas para a queda de cabelo. Se você tiver o cabelo fino e vive preocupada, pode vir a sofrer com a perda dos fios. Por isso, evite o estresse e procure viver a vida com calma.

As reações psicológicas geradas pelo estresse geram fraqueza no cabelo. Em picos de estresse, o cabelo cai com facilidade, porque não há força emocional para superar a situação.

Sempre mantenha hábitos saudáveis

Cuide do seu cabelo, mas também faça uma revisão dos seus hábitos de vida para verificar se eles contribuem para a saúde dos fios. Lembre-se de que muitas vezes a origem de cabelos secos e frágeis pode ser devido a um problema subjacente, como um déficit nutricional.

Assim como o óleo de coco pode ser um excelente aliado da parte externa, os bons hábitos são os melhores para cuidar da saúde dos cabelos por dentro.

Pode interessar a você...
Remédios para cabelos finos e quebradiços
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Remédios para cabelos finos e quebradiços

A nossa saúde também é percebida através da beleza dos nossos cabelos. Mostraremos aqui algumas dicas para cabelos finos e quebradiços.