Como aumentar o volume do cabelo

Acredite ou não, cortar um pouco as pontas dos cabelos pode ajudar você a ganhar volume, uma vez que removemos as áreas quebradas, que são as mais finas.
Como aumentar o volume do cabelo

Última atualização: 11 Novembro, 2020

As pessoas que têm cabelo fino ou com tendência à queda podem tirar proveito das seguintes dicas para aumentar o volume dos fios. Combinadas com um estilo de vida saudável, essas dicas podem ajudar você a exibir um cabelo sedoso.

Com um pouco de paciência e, acima de tudo, constância, você começará a ver resultados em algumas semanas. Você está prona para descobrir? Vamos lá!

Dicas para aumentar o volume do cabelo

Embora as características do cabelo sejam determinadas por vários fatores, a genética desempenha um papel muito importante. Nesse sentido, o cabelo fino ou grosso está relacionado ao DNA e aos hormônios. O primeiro é ainda mais difícil de controlar do que o segundo, mas ainda assim há algumas coisas que podemos fazer para aumentar o volume do cabelo.

Como primeira medida, é essencial preservar a saúde dos folículos capilares e do couro cabeludo. Se ambos estiverem em boas condições, é mais provável que possamos fazer mudanças no volume e até na vitalidade.

Nós podemos até escolher pentear os fios de forma diferente para criar “a ilusão de ótica" de um cabelo mais denso. Algumas dicas para aumentar o volume do cabelo também estão relacionadas a bons hábitos diários.

1. Tenha uma alimentação equilibrada

Uma alimentação equilibrada é um dos grandes pilares que fazem com que tudo no nosso organismo funcione bem, incluindo a saúde capilar.

A dieta equilibrada deve nos fornecer carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais (incluindo ferro e zinco), assim como também ácidos graxos essenciais ômega 3 e 6, antioxidantes e aminoácidos.

Como obter todos esses nutrientes? Comendo bem diariamente e dando maior prioridade a frutas, verduras, legumes, grãos integrais e leguminosas.

2. Seque do lado contrário

Embora não seja recomendado que você abuse do secador de cabelo porque danifica os fios e causa um efeito contrário ao que queremos, de vez em quando essa técnica pode nos ajudar se quisermos aumentar o volume. Utilize o máximo possível a opção de ar frio para que as consequências não sejam prejudiciais ao seu cabelo.

  • É muito simples: depois de lavar os cabelos, abaixe a cabeça de modo que o cabelo caia em forma de “cascata" e seque dessa forma.
  • Escove para o lado oposto ao qual a linha de divisão do cabelo normalmente é usada. Em seguida, levante a cabeça e escove para o lado correto.

3. Durma

Claro que o descanso está intimamente relacionado com a aparência do cabelo (assim como da pele, por exemplo). Portanto, se, além de ter cabelos finos, você sofrer de alopecia, talvez seja porque não está lidando com o estresse corretamente. Algumas atividades relaxantes, como yoga ou meditação, podem ser muito úteis para que você possa se tranquilizar.

4. Escolha produtos adequados

Nas lojas, há muitos xampus, condicionadores e máscaras de tratamento especial para cabelos finos. Uma vez por semana, recomendamos que você faça um banho de creme ou óleos essenciais (o óleo de coco é um dos mais eficazes) para restaurar a vida do seu cabelo.

Além disso, você pode aplicar produtos com fórmulas destinadas a reparar e, simultaneamente, dar volume. Alterne com um xampu de limpeza para evitar a acumulação de resíduos.

Entre os ingredientes que não podem faltar nos produtos para aumentar o volume do cabelo estão:

  • Ginseng
  • Alecrim
  • Colágeno
  • Proteínas
  • Camomila
  • Antioxidantes

5. Beba água

Não importa se está frio ou calor: a água é essencial para a nossa hidratação por dentro e fora.

Os famosos “2 litros de água por dia" não são realmente necessários. Na verdade, especialistas em saúde e nutrição indicam que o essencial é tentar beber bastante água por dia, dependendo da sede, para fornecer ao corpo parte do que ele precisa para funcionar corretamente.

  • Se você se esquece de beber água, carregue sempre uma garrafa consigo.
  • Você também pode consumir chá verde frio, sucos de frutas naturais ou chás de ervas para “atingir" à quantidade diária recomendada.

6. Corte um pouco

Aproximadamente, a cada dois meses é aconselhável cortar as pontas para remover os fios ressecados e feios. Essa parte geralmente é mais fina e sem vida do que o resto. Ela quebra facilmente e complica a tarefa de dar volume aos cabelos. As pontas recém-cortadas são mais espessas.

Você não precisa ir ao salão de beleza: se tiver coragem, é apenas uma questão de cortar uma pequena quantidade quando o cabelo estiver molhado.

7. Massageie o couro cabeludo

Esse é um dos métodos sempre esquecidos, mas é tão importante quanto o próprio cabelo. Embora o cabelo pareça opaco, seco e fino, os folículos ainda podem ser salvos.

Para mantê-los em boas condições e permitir que isso leve a uma produção de fios mais saudáveis, aconselhamos você a massagear o couro cabeludo durante a noite. Você pode aproveitar para fazer a massagem enquanto estiver assistindo televisão, deitada no sofá ou lendo um livro.

  • Coloque algumas gotas de azeite ou óleo de amêndoas na ponta dos dedos e espalhe com movimentos circulares sem esfregar.
  • Comece pela testa, siga para o topo e passe para a nuca. Também é uma excelente maneira de reduzir o estresse e esquecer os problemas.
  • A massagem permite levar mais sangue aos folículos e, portanto, fazê-los funcionar melhor. Isso dá mais volume ao cabelo.

Atenção com a escovação do cabelo

Além de tudo o que já indicamos, recomendamos que você não escove o cabelo bruscamente, principalmente se estiver úmido, pois isso faz com que os fios se soltem mais facilmente e percam o volume. Além disso, tente não usar secador, chapinha e modeladores de cabelo. Também dispense as tintas por um tempo, não fume e mantenha um estilo de vida saudável. Seu cabelo vai agradecer.