Como tratar o cabelo depois do verão

· 31 de dezembro de 2018
Para restaurar o cabelo é vital o uso de máscaras, ampolas concentradas e condicionadores. A alimentação também é fundamental no tratamento do cabelo maltratado.

Precisamente, o cabelo é talvez a parte que mais recebe danos pela superexposição à luz solar e à água salgada. Diferente da pele, existem poucos produtos destinados à proteção do couro cabeludo durante a época de verão.

Por isso, depois da época de verão o tratamento do cabelo deve estar orientado para a sua recuperação.

Vejamos a seguir o que devemos fazer para tratar o cabelo depois do verão.

Deixe que seu cabelo descanse

Para tratar o cabelo depois do verão, deixe que ele descanse

O sol e o sódio do mar fazem com que o cabelo perca nutrientes e hidratação. Recuperar seu estado ótimo implica em evitar o ressecamento e os fatores que geram o desgaste desproporcional.

Assim, a primeira coisa que devemos fazer é evitar o uso do secador de cabelo, do baby-liss ou da prancha. Assim como os raios UV, o uso destes implementos e técnicas só queima e deteriora o cabelo.

Lembremos que todas estas ferramentas requerem pelo menos 200 graus de temperatura para poder conseguir o efeito desejado. Esta é uma regra de ouro: durante a recuperação não se poderá alisar o cabelo por meio do uso de calor ou o dano será ainda maior.

Da mesma forma, boa parte dos produtos químicos que usamos para modelar ou pentear, tiram os nutrientes do couro cabeludo. O recomendável é modelar o uso da espuma para pentear, o gel ou os sprays.

Leia também: 10 razões pelas quais o cabelo cai

O tratar o cabelo envolve principalmente sua nutrição

Basicamente, substituiremos as altas temperaturas pelos nutrientes que permitam a absorção de vitamina E e outras substâncias positivas para a sua restituição. Cada produto aplicado deve alimentá-lo.

Para isso é vital o uso de máscaras, ampolas concentradas e condicionadores que ofereçam brilho, constituição e hidratação. Neste sentido, a aplicação de óleos naturais terá um papel muito importante. Dotará o cabelo de gorduras naturais e vitaminas necessárias.

A influência da alimentação

Trate o cabelo depois do verão se alimentando corretamente

Mas não só se trata do que aplicamos no cabelo. De fato, a alimentação é fundamental no tratamento do cabelo maltratado. Comer alimentos ricos em vitaminas (D e E), ômega 3, minerais e proteínas é o correto.

alimentos que contribuem mais com o cuidado de nosso cabelo. Dentre eles estão o ovo, as nozes, as frutas cítricas, animais marinhos, legumes, cenoura e o iogurte.

Certamente, a melhor forma de hidratar qualquer parte de nosso organismo seja tomando grandes quantidades de água. Dois litros por dia é a quantidade mínima indicada, ainda que ingerir mais sempre seja melhor.

Vá a um salão de confiança

O bom do cabelo é que sempre cresce. Uma boa forma de renová-lo é cortando as mechas deterioradas e permitindo que um novo cabelo, virgem, nutrido e resistente, cresça.

Assim que, o passo seguinte será visitar seu salão de beleza de confiança para cortar as pontas. Quando fazemos isso permitimos que o mesmo se oxigene e que os fios quebradiços sejam erradicados.

Além disso, o cabeleireiro pode nos oferecer um tratamento novo para reconstituir o cabelo. A cada certo tempo a indústria gera novas descobertas e produtos dos quais muitas vezes se quer sabemos.

Veja também: Como conseguir um cabelo saudável e com volume

Vigie a lavagem, a secagem e o penteado

É bom tratar o cabelo depois do verão no salão

Quando nosso cabelo está maltratado e ressecado, o correto é controlar até a lavagem. Neste sentido, o ideal é evitar o shampoo de sódio e usar apresentações sem sal e catalogadas como naturais.

A forma como secamos nosso cabelo ao sair do banho também é importante. O método adequado é enrolar na toalha e deixar que se hidrate com os resíduos de água restantes. Depois podemos pressionar um pouco e esperar.

Juntamente com isso, o mais saudável é que durante alguns dias o estilize de forma natural ou pelo menos evitando o calor na medida do possível. Existem produtos à base de óleos naturais que nos ajudarão a controlar o frizz enquanto conseguimos o penteado desejado.

Em síntese, todos estes cuidados extra nos permitirão recuperar um aspecto e composição saudáveis. Logo poderemos voltar a secá-lo, pranchá-lo e até pintá-lo, conseguindo os efeitos que desejamos.

Com estas formas de tratar o cabelo poderemos recuperar as férias intensas sob o sol, praia e areia. Em suma, logo voltaremos às nossas atividades como se não tivesse acontecido nada!