10 razões pelas quais o cabelo cai

De uma dieta equilibrada a situações estressantes, várias são as razões pelas quais o cabelo cai: pode ser devido a diferentes fatores que devem ser conhecidos para poder tomar medidas, se necessário.

Toda vez que você toma banho, pensa que ficará calvo… mais ainda quando escova seu cabelo.

Embora seja normal que alguns fios caiam do couro cabeludo, isso não é mais “aceitável” quando vemos mechas de cabelo na banheira, escova ou travesseiro.

Neste artigo, vamos contar-lhe algumas das razões pelas quais o cabelo cai.

Quando é normal que o cabelo caia?

Talvez seja angustiante para algumas pessoas terem o cabelo caindo. No entanto, devemos saber que nem sempre é algo “ruim” com o qual temos que nos preocupar.

É mesmo normal que todos os dias percamos entre 50 e 100 fios.

É algo fisiológico, já que o cabelo passa por diferentes fases: crescimento, estabilização e queda. Portanto, quando eles caem do couro cabeludo, devemos entender que eles estão “deixando espaço” para cabelos novos e saudáveis.

Esta substituição é natural e, na maioria dos casos, o cabelo perdido é recuperado ou substituído.

Devemos também ter em mente que, em determinados momentos do ano, a quantidade de cabelo que cai pode ser maior ou menor. A perda aumenta no início do outono, por exemplo.

O que deve nos preocupar e nos fazer tomar medidas não é a quantidade de cabelo que fica na escova, mas como nosso couro cabeludo se parece.

Por exemplo, se houver “espaços em branco” onde o cabelo não cresce, ou se a densidade dos fios diminui.

Leia também: 4 formas naturais de retirar a tinta do cabelo

Por que o cabelo cai? Mais causas

Deixando de lado quedas normais, ou esperadas de acordo com a época do ano, devemos levar em consideração certos fatores que aumentam a perda de cabelo. Veja mais algumas razões pelas quais o cabelo cai.

1. Dieta pobre

Uma má alimentação pode fazer com que o cabelo caia

Dietas restritivas, pular refeições (especialmente o café da manhã ) e comer fast food é uma das principais razões pelas quais o cabelo cai, entre outras consequências para a saúde.

Uma dieta pobre afeta tanto o nosso interior quanto o exterior e, portanto, podemos sofrer de pele opaca e unhas fracas.

2. Anemia

A deficiência de ferro no sangue também pode causar perda de cabelo.

Por exemplo, durante a menstruação, as mulheres têm uma redução da quantidade deste nutriente e talvez aumente os fios que saem do couro cabeludo. Algo parecido acontece com pessoas que sofrem de anemia.

3. Consumo de drogas

Algun remédios podem fazer com que o cabelo caia

Entre os efeitos colaterais de muitas drogas e medicamentos, encontramos a perda de cabelo. Preste muita atenção, especialmente se contiverem betabloqueadores, heparina, anfetaminas ou levodopa.

4. Uso de produtos químicos

Muitas vezes o fato de “fazer tudo” para o cabelo tem sua desvantagem. Incluindo quando abusamos dos tratamentos para prevenir a calvície.

Certos produtos, tais como tinturas ou para alisamento, contêm ingredientes prejudiciais para a saúde (incluindo amônia) que enfraquecem os fios e aceleram a queda.

Se você soltar muito cabelo, talvez você deva parar de colorir ou fazer progressiva.

5. Mudanças hormonais

O cabelo cai durante a escovação

Além da deficiência de ferro que ocorre nas mulheres menstruadas, devemos acrescentar que, naqueles dias, os hormônios estão “revolucionados” e podem causar estragos no couro cabeludo.

O mesmo pode acontecer durante a gravidez, após o parto ou na menopausa, e até mesmo por alguma doença ou tratamento que alterou os níveis hormonais (por exemplo, fertilidade).

6. Problemas da tireoide

Quando a glândula tireoide não funciona corretamente e seu funcionamento é mais lento que o normal, tem muitas consequências para a saúde.

Um deles é perda de cabelo, sendo uma das razões pelas quais o cabelo cai. No entanto, neste caso, não causa “manchas brancas” em certas áreas da cabeça, mas a perda é generalizada.

Os cabelos são vistos no chuveiro, na escova ou no travesseiro.

7. Estresse

Mulher preocupada porque seu cabelo cai

Os problemas diários, as obrigações, o aumento das tarefas, as mudanças abruptas… Tudo pode causar estresse. E com isso, várias consequências, como, por exemplo, a queda de cabelo.

Mesmo meses depois daquela época ou situação estressante. Podemos notar mais queda de cabelo quando tarefas adicionais devem ser feitas (como um saldo de fim de ano) ou algum evento importante (uma mudança ou um casamento).

8. Pouco cuidado

O cabelo precisa de algum cuidado para evitar que caia.

Se você usa penteados muito apertados com elásticos e tranças, se você usa o ferro ou seca com o secador todos os dias, ou se você dorme com o cabelo amarrado, é mais provável que fique frágil e fraco.

Tenha cuidado também com o uso de escovas de plástico com dentes muito afiados e juntos porque danificam os fios e arrancam vários deles em cada passagem.

Visite este artigo: 4 formas de cuidar do cabelo naturalmente

9. Depressão

Mulher preocupada porque seu cabelo cai

Acredite ou não, sentimentos de angústia, depressão ou baixa autoestima também têm um impacto na nossa saúde física e estética.

Muitos problemas de cabelo têm seu gatilho em um trauma ou dor emocional que não conseguimos libertar.

10. Época do ano

Embora tenhamos evoluído bastante dos nossos parentes, os primatas, ainda temos algumas coisas em comum.

O chamado “estigma fitogenético” pelos dermatologistas é uma reação natural do corpo para se adaptar às mudanças climáticas.

Você pode ver que isso acontece, por exemplo, com seu animal de estimação: em algumas épocas do ano seu pelo cai mais e não requer nenhum tratamento para evitá-lo.

Desta forma, eles ficam frescos no verão e ficam quentes no inverno. Algo muito parecido acontece no ser humano.

Recomendados para você