4 formas naturais de retirar a tinta do cabelo
Quando uma pessoa não gosta do jeito que seu cabelo ficou depois de uma mudança de look, ela pode considerar maneiras de retirar a tinta do cabelo sem maltratá-lo.
A aplicação de tinta pode alterar significativamente o cabelo, portanto, é preciso pensar antes de fazer isso. Os impulsos podem pregar uma peça e causar arrependimento mais tarde.
Se você já fez uma mudança de visual e não se sentiu confortável, pode estar se perguntando o que pode fazer a respeito.
Existem alguns preparos caseiros que podem ajudar a retirar um pouco da tinta e clarear um pouco o cabelo. No entanto, lembre-se de que podem ter efeitos diferentes, dependendo da cor aplicada, da qualidade da tinta, entre outros fatores.
Erros que podem ser evitados ao passar tinta
Antes de descobrir como eliminar a tinta, é preciso conhecer alguns erros que costumam ser cometidos ao aplicar esse produto. Os mais comuns são:
- Não comprar uma marca boa de tinta, por isso a cor pode manchar ou sair rapidamente. Algumas tintas de baixa qualidade podem chegar a queimar o couro cabeludo e provocar coceira e descamação, segundo uma publicação da Clínica Cleveland.
- Comprar apenas uma tinta quando o cabelo é muito grande ou cheio. Claramente não será suficiente para cobrir todos os fios de maneira uniforme e obter um bom resultado.
- Procurar uma pessoa que não saiba aplicar tintas. Alguém inexperiente pode maltratar o cabelo ao tentar aplicar o produto e, inclusive, deixar áreas sem coloração.
- Não aplicar tratamentos e produtos para o cabelo tingido quando se opta por tons como loiro ou avermelhado, por exemplo. Se você cometer esse erro, com o passar do tempo e a cada lavagem, a tinta vai saindo e, além disso, pode começar a ficar alaranjada.
Métodos naturais para remover a tinta de cabelo
As preparações para retirar a tinta de cabelo de forma natural vêm da cultura popular. Portanto, não há evidências sobre sua segurança e eficácia. Se você notar qualquer tipo de reação desfavorável, suspensa seu uso imediatamente.
Lembre-se que seus efeitos não são instantâneos e que você deve ter muito cuidado ao usá-los, pois alguns ingredientes podem ser muito agressivos para os cabelos mais finos.
Por outro lado, embora sejam considerados seguros, é recomendável fazer um pequeno teste antes de aplicá-los totalmente. Dessa maneira, possíveis reações indesejadas são descartadas.
1. Máscara para retirar a tinta
Essa máscara com vinagre de maçã pode ajudar, aos poucos, a remover os restos de tinta de cabelo. O vinagre funciona como um condicionador natural e dá brilho.
Agora, lembre-se de que esse método pode ser um pouco abrasivo para quem tem cabelos finos e frágeis ou um couro cabeludo sensível. Portanto, é melhor evitá-lo nesses casos ou usá-lo com moderação e cuidado.
Ingredientes
- 4 colheres de sopa de vinagre de maçã (40ml).
- Água morna (a quantidade necessária).
Utensílios
- Recipiente de plástico
- Touca de banho
Modo de preparo
- Em um recipiente, coloque o vinagre de maçã e água.
- Dilua bem o vinagre.
Aplicação
- Em primeiro lugar, aplique a mistura sobre todo o cabelo.
- Com o cabelo completamente coberto, faça uma suave massagem durante alguns minutos.
- Em seguida, cubra a cabeça com a touca de banho e deixe agir por mais alguns minutos.
- Passado o tempo indicado, enxágue o cabelo com água morna abundante.
Se você tiver uma cor de cabelo muito escura, repita o procedimento por no máximo três vezes na semana. Além disso, as porções devem ser aumentadas em função da quantidade de cabelo.
Visite este artigo: 5 máscaras para o cabelo ricas em proteína
2. Xampu
O xampu anticaspa geralmente tem entre seus componentes o ingrediente ativo do sulfeto de selênio. Essa substância, combinada com o efeito de clareamento do bicarbonato, ajuda a remover a tinta de cabelo.
No entanto, mais uma vez, é preciso lembrar que é um processo gradual, que não é imediatamente perceptível. Você deve usá-lo pelo menos duas vezes por semana até notar alguma mudança. Mais uma vez, evite-o se você tiver cabelos quebradiços.
Ingredientes
- Xampu anticaspa (quantidade necessária).
- 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (20g).
Utensílios
- 1 recipiente de vidro.
Modo de Preparo
- Em primeiro lugar, calcule a quantidade de xampu que você costuma utilizar para lavar o cabelo.
- Então, misture com o bicarbonato de sódio no recipiente de vidro até ficar homogêneo.
Aplicação
- Aplique sobre o cabelo como de costume.
- Espalhe por todo o cabelo, massageie e, então, deixe agir durante alguns minutos.
- Para terminar, lave com água abundante.
Nota: o bicarbonato de sódio é um produto que tende a ressecar muito o cabelo, por isso deve ser usado em quantidades mínimas e de forma espaçada. Se você usar várias vezes na mesma semana para remover a tinta, o cabelo pode ficar excessivamente danificado.
3. Suco de limão
Uma máscara de leite de aveia com limão pode ajudar a clarear o cabelo com tinta. No entanto, é uma mistura que pode secar os fios quando deixada por muito tempo. Certifique-se de aplicá-lo com moderação, por cinco minutos no máximo. Se você notar qualquer reação desfavorável, suspenda seu uso.
Ingredientes
- 5 gotas de suco de limão.
- Leite de aveia morno (quantidade necessária).
Modo de preparo e aplicação
- Adicione ambos os ingredientes em um recipiente e, em seguida, mexa até obter uma mistura homogênea.
- Aplique sobre o cabelo e deixe agir por alguns minutos.
- Passado o tempo indicado, enxágue com água morna abundante.
Leia: 7 receitas com bicarbonato de sódio para o rosto
4. Limão + azeite
O limão pode ajudar a remover um pouco da tinta, devido à sua acidez. Porém, também pode maltratá-lo, por isso deve ser usado em quantidades mínimas e sempre junto com algum alimento que proporcione hidratação profunda (como o azeite, por exemplo).
Ingredientes
- 4 gotas de suco de limão.
- Azeite (quantidade necessária).
Modo de preparo
- Misture os ingredientes em um recipiente.
Aplicação
- No banho, lave o cabelo como de costume.
- Procure fazer bastante espuma com o shampoo e, então, deixe repousar por 5 minutos.
- Em seguida, sobre o shampoo, aplique a mistura.
- É importante passá-la por todo o cabelo com massagens circulares e deixar agir por 5 minutos.
- Depois, aplique condicionador sobre o cabelo e deixe mais 5 minutos (esse passo é opcional).
- Por fim, enxágue o cabelo com água morna abundante.
Em resumo
Nada pode retirar completamente a tinta de cabelo instantaneamente. Contudo, existem algumas combinações caseiras que podem ajudar a remover pouco a pouco o produto. No entanto, sempre devem ser usados com muito cuidado, principalmente se o cabelo for frágil ou o couro cabeludo sensível.
Resumindo, para retirar a tinta do cabelo de forma eficaz e sem agredir os fios, você tem que se informar muito bem e, de preferência, procurar um cabeleireiro para que o especialista possa aconselhar melhor.
De resto, é preciso ter um pouco de paciência e esperar os cabelos clarearem um pouco depois de várias lavagens. É verdade que isso pode ser difícil quando o cabelo não está na cor desejada, mas é preciso evitar recorrer a medidas que possam danificá-lo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- American Cancer Society. (22 de noviembre de 2022). Hair Dyes and Cancer Risk. https://www.cancer.org/cancer/risk-prevention/chemicals/hair-dyes.html
- Bansal, M., Budhiraja, U., & Bansal, H. (2020). Contemporary pursuits of vinegar from scullery to dermatology. International Journal of Research in Dermatology, 6(5), 708-714. https://www.ijord.com/index.php/ijord/article/view/1098
- Cline, A., Uwakwe, L. N., & McMichael, A. J. (2018). No sulfates, no parabens, and the “no-poo” method: a new patient perspective on common shampoo ingredients. Cutis, 101(1), 22-26. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29529111/
- Santhosham, N., Jahnavi, J., Mounika, N., Vishnu, N., Bhargavi, R., Manjoorilhali, S. K., Vamsikrishna, S., & Aliya, S. D. (2022). Preparation and evaluation of herbal hair dye. World Journal of Pharmaceutical Research, 11(11), 986-1011. https://wjpr.net/public/index.php/abstract_show/20107