Correr ouvindo música: benefícios e desvantagens

· 4 de fevereiro de 2019
Ainda que correr ouvindo música possa ajudar a nos motivar para alcançar nossos objetivos, também devemos levar em consideração os riscos que possam implicar não escutar o que acontece ao nosso redor.

A corrida é uma atividade perfeita para muitas pessoas que buscam um exercício diário breve e intenso para se manter em forma. No entanto, é importante saber que correr ouvindo música, ainda que torne a corrida mais prazerosa, também pode trazer alguns riscos.

Neste artigo compartilhamos as vantagens e desvantagens de correr ao mesmo tempo que se escuta música. Deste modo, poderemos avaliar o que nos convém mais em cada situação.

Benefícios de correr ouvindo música

Para começar, destacamos 3 grandes benefícios de correr ouvindo música para aumentar a resistência, o gasto calórico e a vitalidade:

Mais resistência

Ajuda a nos manter no ritmo que buscamos seguir. Somente temos que escolher a música adequada, já que nossos passos seguirão a base musical com facilidade. Inclusive podemos preparar uma lista de músicas que marquem diferentes tipos de velocidade para o trajeto.

Quando escutamos uma base, quase sem querer mantemos esse ritmo ao caminhar. Por este motivo, é uma boa maneira de trabalhar nossa própria resistência. Agora, tampouco devemos nos exceder, e sim fazê-lo de maneira gradual.

Mulher que gosta de correr ouvindo música

Mais ameno

Não devemos nos esquecer da importância de desfrutar de qualquer esporte que pratiquemos. É a garantia para que não deixemos de fazê-lo e possamos estabelecer objetivos a curto e a longo prazo. A maioria dos exercícios são abandonados porque as pessoas os praticam por obrigação.

Correr ouvindo música, especialmente se são nossas canções favoritas, pode ser o melhor momento do dia. Começar ou terminar o dia pode nos encher de energia ou mesmo nos preparar para descansar.

Leia também: Você sabia que correr 1 hora por dia alonga sua vida?

Mais calorias

Pelo mesmo motivo pelo qual aumentaremos nossa resistência, também queimaremos mais calorias. Com a música facilitaremos o aumento da intensidade do exercício e, portanto, do metabolismo, que é o responsável pelo gasto energético.

Além disso, se quisermos perder peso, também é fundamental nosso estado de ânimo. Por isso, se o fazemos motivados e com alegria também conseguiremos nosso objetivo antes e com um excelente estado físico e de humor. Ter um peso equilibrado não deve ser motivo de frustração.

Desvantagens e riscos

A seguir destacamos as desvantagens e riscos de correr ouvindo música:

Não escutamos

Correr e escutar música pode supor um risco importante para nós, já que perdemos a capacidade de escutar o que acontece ao nosso redor. Um carro, um apito, um grito… Qualquer sinal de alarme ficará camuflado pela música que estamos escutando.

Isso é mais perigoso ainda mais quando corremos em um local urbano e, principalmente, de noite. Uma boa alternativa pode ser reduzir o volume da música ou mesmo colocar somente um fone de ouvido. Em primeiro lugar, o que devemos priorizar sempre é nossa segurança.

Mulher que gosta de correr ouvindo música

Falta de atenção aos nossos arredores

Ao correr ouvindo música não somente perdemos a possibilidade de escutar o que se passa em nosso entorno, como também reduz nossa atenção. Isso acontece porque a música transporta nossas emoções e nossa menta para situações e lembranças com uma grande facilidade.

Quando corremos é fundamental estar atento em tudo o que acontece, tanto se estamos na cidade como em plena natureza. Caso contrário, é possível que não possamos esquivar de algumas complicações e também podemos perder coisas importantes.

Falta de atenção em nosso corpo

Em todo exercício físico, especialmente se é de intensidade, devemos prestar atenção a diferentes questões imprescindíveis: a respiração, a postura, o movimento, etc. É a única maneira de tirar o máximo proveito do esforço e, também, de prevenir lesões.

Ao correr e escutar música dirigimos nossa atenção às canções e é mais difícil estar atento ao nosso corpo. Inclusive o mesmo ritmo da música pode influenciar de maneira negativa em nossa maneira de respirar.

Depois de ler este artigo, devemos analisar os prós e os contras de correr ouvindo música para decidir qual nos convêm mais em cada momento. Se estamos muito acostumados a fazê-lo, tampouco devemos cortar de repente. 

Em conclusão, podemos começar por usar somente um fone de ouvido ou testar sair para correr com alguém. O importante é seguir desfrutando deste bom hábito que tantos benefícios traz para nossa saúde.