Como tratar naturalmente os calos e calosidades?

· 22 de outubro de 2014
Antes de aplicar os tratamentos, devemos lixar os calos com uma lixa especial ou uma pedra-pomes. Desta forma os remédios irão penetrar melhor e atuarão mais rápido.

Os calos e calosidades são um engrossamento da pele que se produzem em consequência de uma fricção ou pressão repetida e prolongada. Em geral, os calos aparecem nos pés, mas também pode aparecer nas mãos e, raramente, em outras áreas do corpo.

Ao endurecer a pele, a capa superficial se exibe mais grossa, rugosa e com uma cor amarelada, mesmo que, às vezes, possa ter um cor acinzentada.

Todos estamos expostos a sofrer deste problema e ainda mais se consideramos o estilo de vida que levamos. Os trabalhos pesados, o uso de determinados tipos de calçado, o manuseio de ferramentas, entre outros, podem causar a aparição dos calos.

Por outro lado, deixando à parte a questão do impacto estético, essa condição também costuma causar dor. Quer saber como tratar os calos e calosidades naturalmente? Acompanha nossas dicas.

Como tratar os calos e calosidades?

Existem diferentes tratamentos caseiros para tratar os calos e calosidade e reduzi-los notavelmente. No caso dos pés, o recomendado é lixá-los previamente antes de aplicar quaisquer dos tratamentos.

Lembre-se de que para isso terá que utilizar uma lixa para calos ou uma pedra-pomes.

Alho para os calos e calosidades

alho

O alho é um dos antioxidantes naturais mais efetivos para combater os calos devido às suas propriedades antibacterianas e antifúngicas.

Para fazer o tratamento, a única coisa que se deve fazer é descascar e macetar 3 alhos, fazer uma pasta com uma colher de azeite de oliva e aplicá-la na região afetada todas as noites antes de dormir.

Conheça: Óleo de alho: um remédio muito versátil para cuidar do seu corpo

Você deve envolvê-la com uma venda para que atue durante toda a noite. Quando o calo amolecer, será mais fácil extrai-lo.

Vinagre branco para os calos e calosidades

O vinagre branco é um ingrediente que temos em casa e que podemos adquirir facilmente no mercado. Não é nada estranho que se use para remover os calos, já que há muito tempo é utilizado para relaxar os pés e combater os fungos.

Neste caso, o que você precisa fazer é umedecer um pedaço de algodão no vinagre branco e posteriormente aplicá-lo sobre a região afetada.

Coloque uma bandagem e deixe agir por 3 horas, depois retire por meia hora e repita o procedimento.

Camomila para os calos e calosidades

camomila

A camomila é ideal para aliviar e suavizar a pele endurecida afetada pelos calos. O que se deve fazer é preparar uma infusão com 4 colheres da planta da camomila em um litro de água.

Leia também: Tônico de camomila e pepino para firmar a pele

Submerja os pés durante meia hora e repita o procedimento diariamente.

Cebola para os calos e calosidades

A cebola é um alimento com muitas propriedades medicinais, nas quais se inclui o poder antibiótico e antiviral. É um remédio eficaz para tratar os calos, já que ajuda a eliminar as células mortas da pele e suaviza a região endurecida.

Corte a cebola pela metade e passe-a suavemente na região afetada, preferencialmente todas as noites antes de ir dormir.

Limão para os calos e calosidades

limão

O limão é conhecido por suas propriedades antioxidantes, limpadoras e desinfetantes. É ideal para tratar as calosidades e reduzi-las notavelmente com um constante tratamento.

Coloque uma rodela de limão na região afetada e cubra com uma venda antes de ir dormir. Deixe agir toda a noite e repita o tratamento no outro dia.

Óleo de rícino para os calos e calosidades

O óleo de rícino tem propriedades que ajudarão a suavizar e amolecer o calo. Neste caso, o que se deve fazer é passar um pouco de óleo de rícino na região afetada duas vezes por dia.

Remédio caseiro com aspirina e limão

Este é um dos remédios caseiros mais efetivos para tratar os calos e é muito fácil de preparar, já que podemos conseguir aspirinas facilmente na farmácia. O limão, certamente, teremos em casa.

O que se deve fazer?

  • Pegue 6 aspirinas e triture-as muito bem até obter um pó fino. Posteriormente, adicione algumas gotas de suco de limão e, se necessário, adicione mais aspirina até obter uma espécie de pasta.
  • Aplique a pasta sobre a região afetada pelo calo e envolva com plástico até que fique protegida. Prepare uma compressa de água quente e depois aplique sobre o plástico que cobre o calo e a pasta durante 15 minutos.
  • A ideia da compressa é que o calor ajude, fazendo com que a aspirina penetre e ajude a suavizar os calos. Finalmente, retire a pasta e lava com água quente, seque e passe uma lixa para os pés ou uma pedra-pomes. Repita o procedimento até obter os resultados esperados. É muito simples.

Caso as dores ou incômodos sejam persistentes, é importante procurar um especialista, sempre que possível, ainda que estes métodos caseiros sejam muito efetivos.