Como preparar água de chia com limão para perder peso

As sementes de chia são ricas em antioxidantes e micronutrientes que nos ajudam a prevenir o envelhecimento prematuro da pele e a mantê-la firme e elástica.
Como preparar água de chia com limão para perder peso

Última atualização: 17 janeiro, 2022

Você já experimentou água de chia com limão? Além de refrescante, é uma bebida capaz de purificar o corpo, fornecendo inúmeros antioxidantes e facilitando o emagrecimento.

Estas sementes destacam-se como um maravilhoso remédio sempre que as combinamos com água enriquecida com limão. Você gostaria de saber como prepará-la? Continue lendo!

Os benefícios de consumir água de chia com limão todos os dias

As sementes de chia têm um sabor único de nozes e além disso têm nutrientes incríveis. Elas estão cada vez mais na moda na dieta de muitas pessoas. Você pode encontrá-las em qualquer  mercado e elas te ajudarão em muitas mais coisas do que você pensa.

Algumas pessoas consumem sementes de chia em suas saladas, combinadas com iogurtes, smoothies ou mesmo em deliciosas sobremesas ou pães. Têm um sabor muito agradável, mas o mais interessante são, sem dúvida, seus múltiplos benefícios, segundo estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil).

  • As sementes de chia têm 5 vezes mais cálcio do que o leite.
  • Elas são mais ricas em antioxidantes do que os mirtilos.
  • Elas têm 3 vezes mais ferro do que o espinafre.
  • Elas têm mais fibras do que aveia.
  • As sementes de chia têm alto teor de proteína, por isso são um dos alimentos preferidos dos vegetarianos.

Vamos preparar água de chia com limão. É uma maneira rápida e fácil de obter muitos nutrientes. Além disso, nos ajudará a perder peso assim que nos levantarmos pela manhã. Vamos ver agora por que misturar esses dois alimentos será tão benéfico para nós.

1. Fornece saciedade e regula o apetite

Você já sabe como é importante começar o dia com um bom café da manhã. No nosso caso, se além de estarmos bem nutridos também buscamos emagrecer, Será muito útil beber água chia com limão com o estômago vazio. Esta bebida age como uma boa bebida saciante e nos permitirá, juntamente com um café da manhã equilibrado e variado, continuar bem até a hora do almoço, sem a necessidade de lanchar entre as refeições.

2. Ajuda-nos a hidratar e nutrir o corpo

As sementes de chia são ricas em proteínas e o limão é uma fonte natural de antioxidantes e vitamina C. Juntos atuam como um excelente remédio para obter energia, nutrição e hidratação.

A hidratação adequada nos ajuda a evitar dores de cabeça , por exemplo, de acordo com o relatório da Mayo Clinic, e ajuda a maioria dos nossos órgãos a funcionar de maneira ideal.

3. Previne o envelhecimento prematuro

Rosto mostrando envelhecimento

O consumo regular de água de chia com limão nos ajudará a combater o ataque dos radicais livres, conforme afirma esta pesquisa realizada pela Universidade de Veterinária e Ciências Animais de Lahore (Paquistão).

Graças aos seus antioxidantes e aos micronutrientes das sementes de chia, a nossa pele manterá a sua firmeza e elasticidade, combatendo assim o envelhecimento precoce que por vezes provoca fadiga ou má alimentação.

4. Melhora nossa digestão

Tanto as sementes de chia quanto o limão ajudam a digerir melhor os alimentos, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Autônoma do Estado do México, e os nutrientes são absorvidos de forma ideal no intestino grosso. Desta forma, todas as vitaminas e minerais chegam à corrente sanguínea de forma fácil e saudável.

5. Ajuda-nos a perder peso

Acelere o metabolismo com água chia para perda de peso

Este é um dos fatos mais interessantes. As sementes de chia e o limã são fontes de fibras e antioxidantes naturais que nos ajudarão em todos esses processos:

  • Essa água atua como um bom diurético e combate a constipação.
  • Quando as sementes de chia entram em contato com a água, elas formam uma camada hipocalórica. Ou seja, quando chegam ao estômago, aumentam de volume, nos satisfazem e estimulam a digestão e a purificação do corpo.

Como preparar água de chia com limão

chia-água

Ingredientes

  • 1 colher de chá de sementes de chia (5 g).
  • 1 copo e ½ de água (300 ml).
  • Um limão
  • 1 colher de sopa de mel (25 g).

Preparação

  • A primeira coisa que faremos é colocar a colher de chá de sementes de chia em meio copo de água (100 ml) por uma hora. Assim, além de amaciar, formará aquele gel tão característico deste alimento.
  • A seguir, obteremos o suco do nosso limão. Quando estiver pronto, misture com o copo de água.
  • Próximo passo? Muito fácil, agora vamos misturar tudo, a água com o suco de limão junto com a água onde as sementes de chia formaram aquele gel.
  • Você pode usar o liquidificador, se quiser obter uma mistura mais homogênea, e você também pode incluir a colher de sopa de mel para adoçar essa bebida saudável e nutritiva. Você vai adorar o sabor.

Lembre-se de beber água de chia com limão todas as manhãs com o estômago vazio. Além de cuidar da sua saúde, será de grande ajuda para emagrecer. Vamos começar hoje?

This might interest you...
Sementes de chia e de linhaça: qual escolher?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Sementes de chia e de linhaça: qual escolher?

Em uma dieta equilibrada, as sementes favorecem funcionamento do organismo. Qual devemos escolher: as sementes de chia ou de linhaça?



  • Alfredo, V. O., Gabriel, R. R., Luis, C. G., & David, B. A. (2009). Physicochemical properties of a fibrous fraction from chia (Salvia hispanica L.). LWT – Food Science and Technology. https://doi.org/10.1016/j.lwt.2008.05.012
  • Ferreira, Cynthia de Souza, Fomes, Lucilia de Fátima de Sousa, Silva, Gilze Espirito Santo da, & Rosa, Glorimar. (2015). Effect of chia seed (Salvia hispanica L.) consumption on cardiovascular risk factors in humans: a systematic review. Nutrición Hospitalaria, 32(5), 1909-1918.
  • Sandoval-Oliveros, M. R., & Paredes-López, O. (2013). Isolation and characterization of proteins from chia seeds (Salvia hispanica L.). Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf3034978
  • Salas-Salvadó, J., Farrés, X., Luque, X., Narejos, S., Borrell, M., Basora, J., … Basora, T. (2008). Effect of two doses of a mixture of soluble fibres on body weight and metabolic variables in overweight or obese patients: A randomised trial. British Journal of Nutrition. https://doi.org/10.1017/S0007114507868528
  • Muller, Tito; Kely, Eusebia (2015). Capacidad antioxidante y contenido de flavonoides entre las semillas de Chia Negra (salvia nativa) y Chia Blanca (salvia hispánica l.). Universidad Nacional del Altiplano. http://repositorio.unap.edu.pe/handle/UNAP/2376