Tortilha de espinafre, chia e espirulina para começar bem o dia

· 2 de maio de 2019
O café da manhã é provavelmente a refeição mais importante do dia. Provê para o organismo os nutrientes necessários para render durante o dia. Por isso, é importante tomar um café da manhã saudável e equilibrado.

Tomar o café da manhã é muito importante para manter uma boa energia durante o dia. Qual tal combinar, ademais, os benefícios do espinafre, das sementes de chia e da espirulina em uma saborosa tortilha de espinafre, fácil de preparar?

Comece bem o dia da maneira mais saudável e equilibrada. A seguir contamos tudo.

A importância de tomar o café da manhã

Um café da manhã saciante ajudará a “aguentar” até a refeição seguinte. De fato, as pessoas que tomam um bom café da manhã tendem a beliscar menos durante a manhã e, em geral, tendem a manter um peso saudável.

Portanto, que tal uma saudável, saciante e deliciosa tortilha de espinafre, chia e espirulina para o desjejum? Conhece os benefícios destes três ingredientes?

O espinafre

Espinafre para preparar tortilha

O espinafre é um alimento carregado de nutrientes essenciais e antioxidantes benéficos.

Esta é uma das verduras mais conhecidas a nível mundial. Entre seus vários benefícios encontra-se a capacidade de ajudar no tratamento de úlceras, proteger contra doenças como o Alzheimer graças ao folato, melhorar a saúde ocular e regular a pressão arterial.

No entanto, seus benefícios não são só estes. De fato, o espinafre também pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer, fortalecer os ossos, a saúde cardiovascular, etc.

Recomendamos ler ademais: Espinafre: benefícios que você desconhecia

A chia

Sementes de chia

As sementes de chia são conhecidas por seus efeitos saciante. Por outro lado, as sementes de chia também fornecem numerosos benefícios. São uma fonte de ácidos graxos ômega 3 e ômega 5 considerável, além de conter vitaminas e antioxidantes.

Entre os benefícios de consumir sementes de chia é possível destacar:

  • Aumentam a sensação de saciedade, por isso que são ideais para programas de perda de peso.
  • Ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue.
  • Ajudam a regular o equilíbrio de eletrólitos e a manter-nos hidratados.

A espirulina

espirulina

A espirulina é preparada a partir de algas microscópicas, sendo uma importante fonte de proteínas.

“Espirulina” é o nome do suplemento preparado a partir de alguns tipos de algas azuis. É rica em polissacarídeos (Ca-Spirulin) e antioxidantesAlém disso, também apresenta aminoácidos como a alanina e ácido pantotênico, componentes que reforçam o sistema imunológico.

Por outro lado, graças ao seu alto teor de antioxidantes (vitamina E, betacaroteno, fiocianina, etc.) pode ajudar a proteger contra os efeitos prejudiciais de alguns tratamentos contra o câncer.

No entanto, os benefícios da espirulina não acabam aqui. Ao apresentar carboidratos complexos, ajuda a regular os níveis de glicose. Além disso, também ajuda a regular o colesterol no sangue por meio do ácido gama-linolênico e a niacina.

Ainda mais, graças ao seu alto teor de antioxidantes, ajuda a combater a artrite e seus minerais são um aliado importante na prevenção da osteoporose.

Confira também: A espirulina, um alimento surpreendente

Tortilha de espinafre, chia e espirulina

Tortilha de espinafre

Esta receita trará muita energia para começar bem o dia. Confira a preparação!

Ingredientes

  • 130 gramas de farinha
  • 2 colheres de chia
  • 200 gramas de espinafre
  • 190 ml de leite
  • 1 colher de espirulina
  • Azeite de oliva
  • 50 ml de água

Modo de preparo

  • Em primeiro lugar, limpe bem o espinafre, lavando e secando bem.
  • Em seguida, dissolva a chia na água.
  • Logo depois, coloque todos os ingredientes juntos em uma tigela ou recipiente e bata bem, para que fique uma mistura sem grumos. Nesse sentido, pode tamisar a farinha.
  • Por fim, em uma frigideira com óleo, adicione parte da mistura como se fosse uma tortilha normal e frite até que fique dourada.

Sua tortilha de espinafre, chia e espirulina está pronta! Aproveite!

  • Elena Jovanovski et al. “Effect of Spinach, a High Dietary Nitrate Source, on Arterial Stiffness and Related Hemodynamic Measures: A Randomized, Controlled Trial in Healthy Adults”, Clin Nutr Res. 2015 Jul; 4(3): 160–167.
  • Rahman Ullah et al. “Nutritional and therapeutic perspectives of Chia (Salvia hispanica L.): a review”, J Food Sci Technol. 2016 Apr; 53(4): 1750–1758.
  • F M Cicuttini, “Effect of breakfast on weight and energy intake: systematic review and meta-analysis of randomised controlled trials” BMJ 2019364
  • Katie Adolphus et al. “The effects of breakfast on behavior and academic performance in children and adolescents”, Front Hum Neurosci. 2013; 7: 425.