Elixir medicinal para fumantes: uma bebida para limpar os pulmões

Muitos ex-fumantes procuram maneiras de limpar os pulmões e melhorar saúde respiratória para desfrutar de mais bem-estar. Para ajudar nisso existem algumas preparações caseiras, como a que mostraremos a seguir.
Elixir medicinal para fumantes: uma bebida para limpar os pulmões

Última atualização: 19 março, 2022

Um dos remédios da vovó para limpar os pulmões dos fumantes é preparado com cebola, mel, gengibre e cúrcuma. Muitos o tomam como xarope, mas há quem dilua essa solução em um copo d’água para transformá-la em uma bebida hidratante com um toque adocicado.

Parar de fumar nem sempre é fácil, mas certamente traz vários benefícios. Os que conseguem abandonar este hábito percebem uma grande melhoria na saúde pulmonar, sentindo inclusive que adoecem com menos frequência e que o desconforto não é tão intenso (principalmente no que diz respeito à congestão nasal).

Que tal começar o processo de parar de fumar hoje mesmo? Sabemos que não é fácil, mas garantimos que o esforço vale a pena e que o seu organismo perceberá os benefícios imediatamente.

Para que você comece neste exato momento, recomendamos incluir na rotina um medicamento que te ajuda a melhorar a saúde pulmonar. Tome nota do que você precisa fazer!

É possível limpar os pulmões?

Quando os pulmões são expostos a poluentes como fumaça de cigarro ou da combustão de diversos materiais, é possível que tanto muco quanto agentes patogênicos se acumulem neles.

Por isso a pessoa pode experimentar dificuldade para respirar, sensação de peso, tosse com catarro, sensação de inflamação, chiado no peito, entre outros sintomas.

No entanto, uma vez que a pessoa deixar de se expor aos poluentes em questão, os pulmões começam a se limpar por conta própria. Também existam técnicas e remédios (assim como alimentos) que podem nos ajudar nesse processo de eliminação do muco, para aliviar a congestão e a irritação no peito.

Alimentos para limpar os pulmões de forma natural

Esta preparação para limpar os pulmões que aprenderemos a fazer é um “elixir medicinal” para os fumantes, pois ajuda a aliviar desconfortos como tosse e dor de garganta.

Este remédio é de fácil preparo, sendo feito com alguns ingredientes naturais e comumente utilizados como cebola, mel, gengibre e cúrcuma. Primeiramente analisaremos as propriedades de cada um deste componentes, de forma separada.

1. Cebola

Cebola branca picada ao meio.

Os benefícios da cebola são variados e este é um alimento bastante comum na cozinha das pessoas. Por essa razão não é surpreendente que ela tenha sido amplamente utilizada no desenvolvimento de remédios caseiros para melhorar a saúde respiratória e, especificamente, para limpar os pulmões.

De acordo com dados da Fundação Espanhola de Nutrição ela contém proteínas, potássio, vitamina C, flavonoides e diversos compostos de enxofre (que seriam os responsáveis por fornecer o alívio).

2. Cúrcuma

Segundo algumas hipóteses, a cúrcuma é uma especiaria capaz de ajudar a restaurar a saúde pulmonar devido ao seu conteúdo antioxidante e, especificamente, devido a um composto denominado curcumina.

Curiosamente, um estudo recente comentou o seguinte em relação ao potencial da curcumina e dos curcuminóides para melhorar a saúde:

“A molécula da curcumina demonstrou ter pouca toxicidade e desempenhar atividades benéficas importantes em algumas doenças crônicas de base inflamatória como a aterosclerose, (…) bem como durante o desenvolvimento de alterações neurodegenerativas, oculares e respiratórias, ou contra os danos produzidos pela fumaça do tabaco”.

Leia mais: Remédios de cúrcuma e gengibre para tratar a dor articular

3. Gengibre

Gengibre.
A raiz de gengibre é conhecida por suas aplicações gastronômicas e medicinais. De forma geral ela melhora a qualidade da dieta devido aos nutrientes presentes em sua composição.

O gengibre é uma raiz que possui várias propriedades. Especificamente: anti-inflamatórias, analgésicas, antioxidantes, antissépticas e antibacterianas.

De acordo com os especialistas do Lung Health Institute, o gengibre é um dos cinco remédios para promover a função pulmonar. Especificamente porque ajuda a expelir o muco ao mesmo tempo que reduz a inflamação que pode estar localizada no sistema respiratório, etc.

As propriedades do gengibre para cuidar da saúde do aparelho respiratório são bem conhecidas no meio popular, por isso esse alimento tem sido utilizado de diversas formas: como ingrediente em chás de ervas, como temperos de refeições, como um ingrediente em xaropes caseiros, etc.

Simplificando, esse sabor “picante e forte” é o que se acredita que faz os pulmões “reagirem”, ajudando-os a expulsar o muco acumulado. É importante observar que o gengibre é contraindicado em alguns casos; portanto, informe-se bem antes de consumi-lo regularmente.

4. Mel

Como último ingrediente desta preparação (mas não menos importante) temos o mel. As propriedades e benefícios dele são diversos:

  • é antibacteriano,
  • hidratante,
  • ajuda na digestão,
  • é uma fonte natural de açúcares,
  • é usado no tratamento de feridas,
  • é bom para a pele.

Como se isso não bastasse, o mel alivia tosses e dores de garganta, razão pela qual ele costuma ser ingrediente de muitos xaropes.

Elixir para limpar os pulmões dos fumantes

Em vista de tudo o que mencionamos anteriormente, estes ingredientes podem ser combinados em uma mesma receita para que obtenhamos uma preparação ou ‘elixir’ para limpar os pulmões de forma natural e aliviar a congestão característica dos fumantes. Vejamos como é feito o preparo:

Ingredientes

  • ½ litro de água.
  • 2 cebolas médias.
  • 1 colher de chá de cúrcuma (2 g).
  • 2 colheres cheias de sopa de mel (50 g).
  • Raiz de gengibre (aproximadamente 50 g).

Preparação

  • A primeira coisa que faremos é colocar a água para ferver. Depois de levantar fervura, adicionamos as cebolas médias bastantes limpas, os 50 gramas de raiz de gengibre e as duas colheres de mel.
  • Deixamos cozinhar por 35 ou 40 minutos em fogo médio. Como desejamos obter uma espécie de xarope com todos os ingredientes, não devemos nos esquecer de que é necessário mexer de vez em quando.
  • Ao perceber que a preparação ficou um pouco grossa e que a cebola reduziu um pouco, será hora de desligar o fogo e tampar a panela. Devemos deixar o elixir descansar por uma hora, para que os sabores e propriedades se assentem.
  • Passado este tempo é preciso coar todo o conteúdo do cozimento para que obtenhamos apenas a água resultante, que com certeza exalará um aroma forte.
  • Em seguida colocamos essa bebida em uma garrafa escura, que guardaremos em um lugar fresco e longe do sol. O ideal é que ela seja mantida em temperatura ambiente.

Outras maneiras de limpar os pulmões

Além de consumir esta preparação de mel, cebola, gengibre e cúrcuma, existem outras coisas que você pode fazer para ajudar a limpar os seus pulmões, incluindo algumas mudanças no estilo de vida. Dentre essas ações temos:

  • Inalações: elas podem ser feitas apenas com vapor e sal ou adicionando folhas de eucalipto;
  • Tosse controlada: pode ajudar a expelir muco, mas é importante ter cuidado e não exagerar, para não irritar a área;
  • Percussão torácica: essa técnica deve ser realizada por um profissional médico, que utiliza a mão em forma de concha para bater na caixa torácica do paciente com o objetivo de soltar o muco;
  • A prática de exercícios regulares também ajuda, pois aumenta a frequência respiratória;
  • Chá verde: ajuda a reduzir a inflamação.

Aproveite o elixir para limpar os pulmões!

Dizem que para limpar os pulmões podemos tomar esta preparação uma vez pela manhã, outra à tarde e mais uma à noite. Bastam duas colheres de cada vez.

As primeiras colheres devem ser tomadas com o estômago vazio, ao despertar. Você vai ver como elas caem bem e, mesmo que “arda” um pouco (por causa da cebola e do gengibre) não se preocupe, isso te trará alívio.

Lembre-se que por esta ser uma preparação com um alto teor calórico (devido à presença do mel), é aconselhável consumi-la com moderação. Evite ingerir quantidades excessivas ou consumir esta preparação com muita frequência.

Finalmente, lembramos que é importante se apoiar em outros bons hábitos de vida para melhorar a sua saúde em geral. E lembre-se: não se limite a consumir essa preparação. Faça exercícios, alimente-se bem e se cuide!

This might interest you...
Remédios à base de alho para limpar os pulmões
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Remédios à base de alho para limpar os pulmões

O alho é um dos melhores alimentos para limpar e desintoxicar os pulmões. Conheça dois remédios e aproveite seus benefícios!



  • Cummings, K. M., Hyland, A., Giovino, G. A., Hastrup, J. L., Bauer, J. E., & Bansal, M. A. (2004). Are smokers adequately informed about the health risks of smoking and medicinal nicotine? Nicotine and Tobacco Research. https://doi.org/10.1080/14622200412331320734
  • Tan, W., Lu, J., Huang, M., Li, Y., Chen, M., Wu, G., … Wang, Y. (2011). Anti-cancer natural products isolated from chinese medicinal herbs. Chinese Medicine. https://doi.org/10.1186/1749-8546-6-27
  • Craig, W. J. (1999). Health-promoting properties of common herbs. In American Journal of Clinical Nutrition.
  • Chang, J. (2000). Medicinal herbs: Drugs or dietary supplements? Biochemical Pharmacology. https://doi.org/10.1016/S0006-2952(99)00243-9