Remédios de cúrcuma e gengibre para tratar a dor articular

A cúrcuma também pode ser usada de forma tópica. Aplicada em cataplasmas, ajuda a reduzir a inflamação e acalma as dores.
Remédios de cúrcuma e gengibre para tratar a dor articular

Última atualização: 17 Outubro, 2021

Você está em busca de soluções para tratar a dor articular? Embora a dor nas articulações possa ter sua origem em muitas causas, é comum que surja principalmente devido a problemas associados ao desgaste. Um dos exemplos é a artrite, que, de acordo com este estudo da Mayo Clinic, é o inchaço e a sensibilidade de uma ou mais das articulações.

Também devemos mencionar que esses tipos de doenças geralmente são crônicas. Portanto, além de seguir o tratamento prescrito pelos médicos, será conveniente cuidar do estilo de vida e recorrer às alternativas que a natureza pode nos oferecer.

Entre as alternativas naturais que existem, podemos encontrar algumas muito interessantes que podem ajudar a combater o inchaço das articulações, como o gengibre e a cúrcuma.

Junte-se a nós e descubra por quê!

Por que o gengibre pode ajudar a tratar a dor articular?

Por que o gengibre pode ajudar a aliviar a dor nas articulações?

Quando um paciente começa a sofrer de dor articular, os primeiros sintomas são:

  • Rigidez nas articulações.
  • Inflamação.
  • Dormência.
  • Dor que às vezes se torna mais intensa à noite.

É interessante saber que, quando começa essa dor nas articulações, o que está acontecendo é que as células que produzem os componentes da cartilagem param de fazê-lo. Como este estudo mostra, o colágeno e os proteoglicanos desaparecem.

Isso leva à inflamação nas articulações. A cartilagem amolece, perde resistência e fica muito mais fina, o que faz com que o osso não tenha mais proteção.

No entanto, devemos lembrar que na osteoartrose, além da perda da cartilagem, ocorre também uma inflamação da membrana sinovial. Ela protege os ossos e sua perda causa fricção nos músculos ao redor e enfraquece nossas articulações.

Não apenas sentimos dores fortes, mas perdemos a mobilidade e ficamos “incapacitados”. Como o gengibre pode nos ajudar nesses casos?

Aspectos interessantes

  • O gengibre contém gingeróis e shogaols, oleorresinas muito eficazes que, segundo este estudo, são usadas no tratamento de inflamações. Isso reduz a presença de substâncias químicas que geram dor nos processos de artrite ou reumatismo.
  • Também devemos ter em mente que o gengibre promove a desintoxicação do corpo. Em particular, daquelas toxinas que costumam surgir durante infecções e inflamações causadas por dores nas articulações.
  • O gengibre é conhecido, principalmente na crença popular, por ser uma alternativa natural semelhante ao ibuprofeno. No entanto, nunca poderá ser seu substituto, desde que este último seja previamente prescrito por um profissional.

Por que a cúrcuma pode ajudar a tratar a dor articular?

Benefícios da cúrcuma

O ingrediente ativo da cúrcuma é a “curcumina”, amplamente usada para tratar doenças associadas à inflamação, especialmente em países asiáticos. Também é usada em caso de inchaços traumáticos, dores de dente, hematomas e, é claro, dores nas articulações.

A ação anti-inflamatória da cúrcuma, segundo este estudo da Universidade de Granada, baseia-se sobretudo na sua capacidade de reduzir a liberação de mediadores inflamatórios. Por sua vez, estimula a produção de cortisona nas glândulas suprarrenais.

Como usar o gengibre e a cúrcuma para tratar a dor articular?

Como tratar a dor articular com cúrcuma e gengibre?

Ingredientes

  • 5g de cúrcuma
  • 5 g de raiz de gengibre fresco
  • 1 pau de canela (5 g)
  • Um litro de agua
  • 1 colher de sopa de mel (25 g)

Preparo

  • É muito simples. A primeira coisa que faremos é levar o litro de água para ferver.
  • Depois, quando começar a ferver, acrescente o gengibre, a canela e a cúrcuma para que cozinhem por 30 minutos. Desta forma, seus ingredientes ativos ficarão na água.
  • Após este tempo, desligue o fogo e deixe a infusão descansar por cerca de 15 minutos.
  • Coe todo o conteúdo e guarde a infusão.
  • Adoce com 25 g de mel e transfira todo o conteúdo para uma garrafa de vidro escuro. Você não precisa deixar na geladeira. Guarde-o em um local onde não haja sol e em temperatura ambiente.

Como faço para tomar esse remédio?

  • Tome a primeira xícara com o estômago vazio. As seguintes, 20 minutos após as refeições.
  • Você deve avaliar como se sente. Normalmente, este remédio não causa nenhum efeito colateral e é um ótimo anti-inflamatório graças à sua combinação de componentes.
  • Além do gengibre e da cúrcuma, você pode adicionar mel e canela, muito adequados para o tratamento de dores nas articulações.

Esperamos que você tire proveito destas dicas de como tratar a dor articular com remédios naturais. Lembre-se de que é fundamental consultar o seu médico diante de qualquer incômodo para definir a melhor abordagem de tratamento.

Pode interessar a você...
Dicas para cuidar da saúde das articulações
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Dicas para cuidar da saúde das articulações

Para cuidar da saúde das articulações, você precisa saber que o sistema que permite a movimentação, o sistema locomotor, é muito complexo.