Cebola negra: propriedades nutricionais e benefícios para a saúde

A cebola negra é um alimento com inúmeras propriedades benéficas para o corpo. Falaremos sobre elas para que você possa começar a incluí-la nas suas receitas.
Cebola negra: propriedades nutricionais e benefícios para a saúde

Última atualização: 19 Abril, 2021

A cebola negra é obtida transformando a cebola comum em um produto marrom com sabor parecido com o do caramelo. Este processo é realizado em câmaras de desidratação sob condições específicas de temperatura e umidade.

Durante este processo, a acidez da cebola original e o seu cheiro forte são eliminados. O produto ganha um aroma de caramelo que o torna muito mais atrativo para o consumidor. Os compostos da cebola comum também são modificados.

Seus componentes se tornam mais biodisponíveis, com melhor absorção e aumento do seu efeito positivo na saúde humana. A cebola negra contém 21 aminoácidos, alguns deles com propriedades analgésicas. Além disso, possui uma grande quantidade de antioxidantes, como os flavonoides, que melhoram a função cardiovascular.

Cebola negra: um alimento inovador

Este alimento foi obtido pela primeira vez em 2016 e não pode ser encontrado na natureza. É classificado como um produto gourmet, e devem ser escolhidas variedades ecológicas que evitem os aditivos artificiais.

Pode ser utilizado como ingrediente em diversas receitas, proporcionando doçura, cor e aroma. No entanto, também é um produto indicado para comer sozinho, pois o seu sabor nada tem a ver com o da cebola branca.

Cebola negra

Não deixe de ler: Os benefícios do alho negro

Cebola negra: rica em minerais e vitaminas

A cebola negra contém minerais como cálcio, magnésio, cobre, ferro, fósforo e potássio. Além disso, fornece vitaminas A, B, C e E. É preciso lembrar que a vitamina C tem demonstrado melhorar o funcionamento do sistema imunológico, o que possibilita o combate às doenças respiratórias transmissíveis.

Da mesma forma, existem evidências suficientes para afirmar que a ingestão de cálcio é capaz de reduzir o risco de osteoporose na idade adulta. Essa patologia é mais comum em mulheres e aumenta a incidência de fraturas ósseas, o que afeta a qualidade de vida.

Portanto, este é um produto com características semelhantes ao alho negro em termos de micronutrientes. Porém, tem a ressalva de que seu uso é muito mais versátil, o que melhora o seu consumo.

Importância do consumo de antioxidantes

Os antioxidantes são as substâncias responsáveis ​​por prevenir a degradação do DNA e lutar contra a formação de radicais livres, de acordo com um estudo publicado na Food and Chemical Toxicology. É importante garantir a ingestão diária dos mesmos para combater o envelhecimento e garantir o bom funcionamento do organismo.

A cebola negra é uma grande fonte de antioxidantes, maior do que muitas frutas e vegetais individualmente. Portanto, a inclusão deste produto na dieta habitual, juntamente com outros ricos nestes tipos de compostos, como o mirtilo, melhora notavelmente a qualidade da alimentação.

Importância do consumo de antioxidantes

Um alimento interessante para combinar com temperos

A nível gastronômico, pode ser uma boa ideia combinar a cebola negra com diferentes tipos de especiarias para melhorar os aromas, sabores e qualidade dos pratos. Além disso, as especiarias costumam ser ricas em compostos antioxidantes, o que potencializa os efeitos benéficos da cebola.

As possibilidades de combinação deste produto ainda não são muito exploradas por se tratar de um alimento recém-criado. No entanto, não vai demorar muito para que combinações de ingredientes sejam encontradas para enriquecer os pratos do ponto de vista organoléptico e nutricional.

Nem tudo que reluz é ouro

Apesar das características promissoras desse produto, a verdade é que ele ainda está disponível em pouquíssimos supermercados. Além disso, é muito mais caro do que a cebola tradicional, e as variedades oferecidas nem sempre são orgânicas.

Normalmente, é possível encontrar a cebola negra em estabelecimentos gourmet ou em grandes lojas especializadas. Muitas receitas podem ser feitas com este ingrediente, como a massa de uma pizza, por exemplo.

A cebola negra, um produto atípico

A cebola negra é um produto recém-criado que vem ganhando espaço na cultura gastronômica graças às suas interessantes propriedades organolépticas. Além disso, é um alimento mais interessante do que o original se levarmos em conta a sua qualidade nutricional.

Fornece uma grande quantidade de vitaminas, minerais e antioxidantes necessários para o bom funcionamento do corpo humano. Tem a vantagem de poder ser consumida cozida ou crua, aumentando assim a sua versatilidade.

No momento, este é um produto que não chega a todos os lares devido à sua baixa disponibilidade. No entanto, espera-se que nos próximos anos ela se torne cada vez mais popular.

Pode interessar a você...
Por que comemos sem ter fome?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Por que comemos sem ter fome?

Você já sentiu a necessidade de comer sem ter fome? Neste artigo, explicaremos quais são os fatores que nos levam a fazer isso.



  • Gostner JM., Becker K., Ueberall F., Fuchs D., The good and bad of antioxidant foods: an immunological perspective. Food Chem Toxicol, 2015. 80: 72-79.
  • Bucher A., White N., Vitamin C in the prevention and treatment of the common cold. Am J Lifestyle Med, 2016. 10 (3): 181-183.
  • Chioidini I., Bolland MJ., Calcium supplementation in osteoporosis: useful or harmful? Eur J Endocrinol, 2018.