Como manter a atração com seu parceiro?

· 2 de dezembro de 2014
Não se esqueça dos pequenos detalhes. O casal deve se reinventar a cada dia para não perder a ilusão e não cair na monotonia.

Nossa parceria é ótima, nos completamos, mas…o que ocorre se no dia a dia vamos perdendo a atração? O desejo é um combustível que alimenta nossa vida diária, que nos fornece energia todas as manhãs e emociona nossas noites.

Essa dimensão indispensável nas nossas vidas é importante nas conquistas, nos sonhos, nas realizações, nos mais variados âmbitos. Portanto, também deve estar presente nas nossas relações sentimentais.

Neste artigo daremos algumas dicas para que a atração não desapareça da relação.

O desejo em uma relação se alimenta no dia a dia

Dicas para o casal não cair na rotina e perder a atração

Como anda seu coração? Nas primeiras etapas de nossa relação amorosa não há dúvida de que o desejo é constante. Algo que nos revigora a cada dia e que nos faz planejar o futuro com nosso companheiro(a) de forma harmônica e otimista.

E podemos nos perguntar o porquê de lutar para manter esse desejo que funciona como uma luz que nos carrega as baterias para seguirmos adiante.

Essa chama faz com que peguemos nas mãos de nossos parceiros(as) e que nos proporcione uma sensação de felicidade, cumplicidade e sentimentos de amor.

Por esse motivo, insistimos que realmente vale a pena saber e aprender como alimentar sua relação e manter viva a chama da paixão de uma forma duradoura. A seguir veja como.

1. Os pequenos detalhes

Surpresa para manter a atração

Há pouco tempo foi publicado um estudo que relata em que consiste e em que bases os casais são mais felizes com uma relação estável. E quais são seus segredos.

Afinal, na verdade não é nada tão complexo, pelo contrário, é muito fácil saber como cuidar e estar atento aos detalhes do dia a dia, como, por exemplo:

  • Dizer à pessoa amada “ eu te amo”,
  • Demonstrar seu amor e carinho através de pequenos gestos como um jantar surpresa,
  • Uma mensagem durante o dia,
  • Um presente em qualquer dia sem que seja uma data especial ou comemorativa.

Todos são pequenos detalhes que causam um grande impacto e faz toda a diferença.

2. A rotina pode atrapalhar muito na atração

Evite a rotina para não afetar a atração

Em algumas circunstâncias a rotina se faz necessária, porque estabelece de uma certa forma uma organização pessoal nas nossas vidas.  Exemplos claros são:

  • os hábitos diários de levantar,
  • tomar o café da manhã em horários fixos,
  • ir ao trabalho,
  • retornar para casa sempre que possível no mesmo horário,
  • jantar e dormir.

Todos são aspectos basicamente normais do nosso cotidiano. Entretanto, temos que ter muito cuidado em manter essas obrigações, mas sem esquecer que temos um companheiro(a). Então, para escapar dessa rotina podemos utilizar pequenas coisas que farão uma grande diferença:

  • planejar uma escapada no final de semana,
  • sair para jantar em qualquer dia durante a semana, esquecendo a ideia de que se vive agradáveis momentos somente aos finais de semana e feriados,
  • preparar para a pessoa amada um café da manhã especial.

É muito frequente, entretanto, que nos deixemos levar pelo cansaço e excesso de tarefas e obrigações. Então, aparece o perigo de cair na rotina e perdermos o desejo de estar junto de quem amamos.

3. Não perca o senso de humor

Mantenha o bom humor para manter a atração

A risada, uma gostosa gargalhada são sinais de que estamos compartilhando momentos felizes e agradáveis. Por outro lado, ajuda a aliviar as tensões.

Não deixe de ler: Risoterapia: uma técnica excelente contra o estresse

Essa cumplicidade no humor, com uma simples troca de sorrisos, ameniza os problemas e, aliás, faz com que os enfrentemos com mais otimismo. Procurem se divertir sempre que possível, quando estiverem juntos, como se não houvesse nada mais para se preocupar.

4. Seu companheiro(a) é seu cúmplice, amigo e confidente

Mantenha a sinceridade para manter atração

Devemos ver nossos companheiros como uma pessoa a quem também possamos contar nossas intimidades, sonhos e planos futuros.

Essa cumplicidade, além de solidificar cada vez mais a relação, faz com que se sintam protegidas entre si. Se podemos confiar em alguém e essa pessoa é nosso companheiro, esse fortalecimento nos torna pessoas com autoestima elevada. Por outro lado, reforça cada vez mais a chama da paixão.

Leia também: Os melhores conselhos para aumentar a autoestima

5. Os desejos de fazer planos

Preserve o amor para manter atração

Um casal não faz planos, em alguns casos, porque falta confiança no futuro da relação. Não estamos falando de planejar um fim de semana, e sim de planificar o dia a dia, a compra de uma casa, ter uma família, filhos, um projeto em que ambos façam parte.

Planejar o futuro com a pessoa amada é estimulante e, sobretudo porque é uma forma de demonstrar que aquilo que realmente  desejamos é estar juntos.

Não tenha dúvidas de que ambos devem manter a atração que é indispensável para o fortalecimento da relação. Assim, construirão a felicidade do casal.

Gostou deste artigo? Sendo assim, continue na nossa página com mais dicas para o seu relacionamento e bem-estar.

  • Diniz, N. (2005). Psicoterapia de casal na pós-modernidade: Rupturas e possibilidades. Estudos de Psicologia. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2005000200003
  • Féres-Carneiro, T. (1998). Casamento contemporâneo: o difícil convívio da individualidade com a conjugalidade. Psicología Reflexao e Crítica. https://doi.org/10.1590/S0102-79721998000200014
  • Paiva, V., Aranha, F., Bastos, F. I., Berquó, E., Bastor, F. I. P., França, I., … Bussab, W. (2008). Opiniões e atitudes em relação à sexualidade: Pesquisa de âmbito nacional, Brasil 2005. Revista de Saude Publica. https://doi.org/10.1590/S0034-89102008000800008
  • Féres-Carneiro, T. (1987). Aliança e Sexualidade no casamento e no recasamento contemporâneo. Psicologia: Teoria e Pesquisa.