Mejor con Salud
 

Qual é o café da manhã mais saudável?

Para ter a energia necessária para aguentar todo o dia, o café da manhã deve nos oferecer entre 20 e 25% das calorias ingeridas ao longo do dia.
Qual é o café da manhã mais saudável?

Iniciar o dia com a quantidade de nutrientes e vitaminas adequadas é essencial para manter os níveis de energia e o bom humor. Por isso, o café da manhã é a refeição mais importante do dia, por ser a primeira ingestão de alimentos que o organismo recebe depois de estar várias horas em jejum enquanto dormimos.

No entanto, as atividades matutinas e os trabalhos cronometrados terminam desprezando, em certas ocasiões, a importância que o café da manhã possui.

Por isso que contaremos como fazer deste momento a melhor experiência do dia, com conselhos práticos e saudáveis que permitirão otimizar o momento enquanto aumenta os níveis energéticos do organismo.

Primeiro, saiba que os lácteos, as frutas e os cereais fazem parte dos alimentos que não podem faltar em um café da manhã saudável e equilibrado: a estes você pode somar os derivados da carne (como peite de peru,) e doces em pequenas quantidades.

A chave está em conseguir uma combinação adequada destes elementos de acordo com seus gostos e recursos. Dê uma olhada neste artigo e escolha seu café da manhã ideal!

Conheça: 5 regras de um café da manhã para cuidar da saúde

Nossas sugestões para o café da manhã

Frutas no café da manhã

 

  • Lácteos: uma porção, que pode ser representada por leite líquido ou em pó, iogurte ou kumis.
  • Queijo ou substitutos: duas porções que podem ser 1 pedaço de queijo fino, 1 ovo, 1 pedaço de presunto magro ou peito de peru.
  • Farinhas ou cereais: 1 porção, seja de pão, torradas, biscoitos ou cereal.
  • Bebidas: 1 copo. Você escolher entre um copo de suco de laranja ou de sua fruta favorita, e uma bebida quente.
  • Frutas: 1 porção. 

Leia também: 8 propriedades medicinais da casca da laranja

Em todos os casos, é recomendado evitar alimentos com alto conteúdo de gorduras ou recorrer às frituras. Agora, se o que você procura é maior comodidade, preste atenção nestas combinações: 

Cereais com leite: se você estiver com pouco tempo e os cereais estiverem dentro do grupo de alimentos que você gosta, essa é uma excelente opção.

Existem no mercado diferentes tipos de cereal, os que fazem parte da linha fitness que contêm menor quantidade de açúcar e mais fibras e os que, pelo contrário, apresentam altos níveis de açúcar.

Seja um ou outro, o importante é nivelar a quantidade de calorias recorrendo ao leite desnatado e frutas (como adoçante com baixo conteúdo de glicose).

Salada de frutas: você pode misturar quantidades pequenas de frutas como manga, mamão, morango e banana.

Estas opções são de fácil digestão e é bom para quem não precisa fazer um grande esforço no desenvolvimento nas atividades cotidianas.

Sanduíche: requer somente pão cortado (2 unidades), mortadela ou presunto magro (1 unidade) e queijo (1 pedaço). Se quiser, pode acompanhar com geleia e/ou requeijão, e também com uma bebida como suco ou café.

Lembre-se que:

O café da manhã deve conter entre 20 a 25% das calorias ingeridas ao longo do dia, dando ao seu corpo a energia necessária para iniciar cada manhã e continuar com o mesmo ímpeto durante toda a jornada.

5 truques para ter um café da manhã saudável e pobre em calorias

5 truques para ter um café da manhã saudável e pobre em calorias

Você se preocupa com o que come pela manhã? Neste artigo falaremos sobre como preparar um café da manhã saudável e com poucas calorias. Confira!



  • O’Neil, C. E., Nicklas, T. A., & Fulgoni, V. L. (2014). Nutrient intake, diet quality, and weight/adiposity parameters in breakfast patterns compared with no breakfast in adults: National health and nutrition examination survey 2001-2008. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics. http://doi.org/10.1016/j.jand.2014.08.021
  • Matthys, C., De Henauw, S., Bellemans, M., De Maeyer, M., & De Backer, G. (2007). Breakfast habits affect overall nutrient profiles in adolescents. Public Health Nutrition. http://doi.org/10.1017/S1368980007248049
  • Gibson, S. A., & Gunn, P. (2011). What’s for breakfast? Nutritional implications of breakfast habits: Insights from the NDNS dietary records. Nutrition Bulletin. http://doi.org/10.1111/j.1467-3010.2010.01873.x
  • Fundación Española de Nutrición. Claves importantes para un buen Desayuno.
    http://www.fen.org.es/blog/claves-importantes-para-un-buen-desayuno/
  • Fundación Española de Nutrición. Desayuno y rendimiento intelectual. https://www.fen.org.es/index.php/articulo/desayuno-y-rendimiento-intelectual