Como limpar seu fígado para perder peso

· 22 de janeiro de 2019
Você sabia que os grãos integrais podem descongestionar o fígado? Eles são ricos em vitamina B e nos ajudam a melhorar a metabolização das gorduras, favorecendo a perda de peso.

Manter o fígado saudável e livre de toxinas é um passo essencial para poder perder peso aos poucos. No entanto, em algumas ocasiões, nos alimentar de forma incorreta pode arriscar a nossa saúde.

Por isso, oferecemos dicas simples de como desintoxicar este órgão, cuidar do organismo e perder peso.

Relação entre o fígado e a dificuldade para perder peso

Certamente isso já aconteceu em mais de uma ocasião. Fazemos de tudo para seguir uma dieta, fazemos exercícios, e, mesmo assim, a balança nos mostra que não estamos perdendo peso.

Por que isso acontece? Por que nosso organismo não elimina uma só grama de gordura?

Muitos médicos e nutricionistas esclarecem: se não cuidarmos do fígado adequadamente, ele se intoxica, sobrecarrega-se e pode se tornar oleoso demais. Tudo isso muitas vezes resulta em sobrepeso e obesidade.

Além disso, não podemos esquecer de que, se o fígado se sobrecarrega, nosso sistema imunológico começará a se debilitar e sofreremos com muitas doenças. Vale a pena? Certamente não.

Também é importante lembrar que a obesidade promove, por sua vez, um perigoso círculo vicioso. O acúmulo de gordura ou o excesso de tecido adiposo no corpo favorecem o aparecimento de muitas doenças hepáticas, cardiovasculares e diabetes.

Por sua vez, a presença de lipídios e toxinas no fígado dificulta ainda mais a tentativa de perder peso.

Cabe ressaltar também que o fígado é o principal órgão queimador de gordura. Precisamos que ele e a vesícula biliar trabalhem em equipe para processar e desintoxicar as gorduras. Se os dois estiverem cheios de toxinas, nunca poderão executar seu trabalho.

Dessa forma, vale a pena aplicar os seguintes conselhos para manter saudáveis tanto o fígado quanto a vesícula. Deste modo, você poderá perder peso de forma saudável.

Opções para desintoxicar o fígado e perder peso

1. Os abacates

abacate

É extremamente benéfico consumir meio abacate de um tamanho médio por dia. É uma das frutas mais saudáveis e capazes de eliminar toxinas do nosso corpo, oferecendo gorduras saudáveis e limpando o organismo.

Inclua-o em saladas ou no café da manhã. Consumido de forma moderada, o abacate nos permite perder peso.

2. Os grãos integrais

É fundamental consumir pães feitos de grãos integrais, de trigo, cevada, aveia, arroz integral, etc.

O segredo está na alta concentração de vitaminas do complexo B, que melhoram a metabolização das gorduras e a função hepática, permitindo fortalecer e descongestionar o fígado.

Eles ajudarão a perder peso e a cuidar da saúde ao mesmo tempo.

3. Os benefícios do chá verde

Você certamente já conhece vários benefícios do chá verde. Essa bebida rica em antioxidantes nos ajuda a desintoxicar o organismo, acelerar o metabolismo e melhorar o funcionamento do fígado graças à presença das catequinas.

Vale a pena tomar um chá verde no café da manhã ou no meio da tarde. Ele nunca falha, e é um remédio delicioso e importante que irá ajudar a perder peso.

Leia também: Chá verde para perder gordura abdominal

4. As saudáveis uvas

uvas

Uvas verdes, uvas roxas… Não importa. São um tesouro natural de antioxidantes que ativam a produção de bile e estimulam a função que desintoxica o fígado.

Contêm ainda propriedades antienvelhecimento e protegem o coração graças à sua alta concentração de um potente antioxidante, o resveratol.

Não tenha dúvidas de que se trata de uma das frutas mais benéficas para a saúde.

5. Uma maçã verde por dia

Já comentamos em mais de uma ocasião que as maçãs verdes são indispensáveis para começar bem o dia.

Elas contêm pectina e componentes químicos que nos ajudam a eliminar as toxinas do trato digestivo. Tudo isso facilita o trabalho do fígado e, como consequência, nos permite perder peso.

6. Suco de beterraba e cenoura

Você também já conhece. Esse suco natural, além de saboroso, é realmente saudável. Permite perder peso, ajuda a desintoxicar e é muito rico em flavonoides e betacaroteno.

A beterraba e a cenoura ajudam a estimular e melhorar a função hepática.

Um remédio natural que muitas pessoas utilizam ao menos três vezes na semana. Você será uma dessas pessoas?

7. Os vegetais de folhas verdes

O espinafre, a couve, o agrião, a couve-de-Bruxelas, a rúcula, a escarola… São ideais para limpar o fígado.

Além disso, sua concentração de clorofila permite absorver as toxinas da corrente sanguínea e ir limpando o organismo de forma muito eficaz, ajudando o fígado em suas funções vitais.

Descubra: Como cozinhar vegetais apetitosos

8. A cura do azeite de oliva com limão

azeite-e-limao

Já falamos em algum momento desta cura simples para suas manhãs. Basta tomar uma colher de azeite de oliva extravirgem e três gotas de suco de limão.

Ela é capaz de promover a eliminação de toxinas, limpar o intestino, atuar como um ótimo digestivo e proporcionar ácidos graxos importantes e inúmeras vitaminas.

Algo tão simples e econômico fará por você e pela sua saúde muito mais do que um medicamento, cuidando do seu fígado e permitindo perder peso. Experimente!

  • Duarte, P. F., Chaves, M. A., Borges, C. D., & Mendonça, C. R. B. (2017). Avocado: Characteristics, health benefits, and uses. International News on Fats, Oils and Related Materials. https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20141516
  • Cabrera, C., Artacho, R., & Giménez, R. (2006). Beneficial Effects of Green Tea—A Review. Journal of the American College of Nutrition. https://doi.org/10.1080/07315724.2006.10719518
  • Xia, E., He, X., Li, H., Wu, S., Li, S., & Deng, G. (2013). Biological Activities of Polyphenols from Grapes. In Polyphenols in Human Health and Disease. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-398456-2.00005-0