Como fazer um condicionador caseiro e natural?

· 26 de agosto de 2014
A máscara de abacate não apenas ajudará a conseguir um cabelo mais brilhante e forte, mas também irá frear a queda dos fios e os nutrirá profundamente.

Usar um condicionador caseiro para o cabelo é uma ótima alternativa para aquelas pessoas que querem ter fios brilhantes, saudáveis e lindos.

Com uma fórmula natural, você poderá ter um grande aliado que te servirá para desembaraçar o seu cabelo e ainda proporcionar alguns nutrientes para restaurar danos causados por fatores como clima, uso de chapinha, secadores, entre outros.

Condicionador de óleo e mel

Este condicionador é especialmente indicado para pessoas que têm o cabelo ressecado, quebradiço e com pontas duplas.

Seus ingredientes atuam como um hidratante natural e seus diferentes componentes ajudarão a restaurar os danos que o seu cabelo possa estar sofrendo.

Você irá necessitar de:

  • ½ copo de azeite de oliva.
  • ½ copo de óleo de amêndoas.
  • ½ copo de mel de abelhas.
  • 1 panela.

O que você deve fazer?

Coloque todos os ingredientes na panela e mexa muito bem. Em seguida, leve ao fogo baixo até que ferva. Por fim, retire e espere até que esfrie.

Modo de aplicar

Antes de usar o seu condicionador, primeiro lave muito bem o seu cabelo como de costume.

Uma vez feito isso, aplique o condicionador desde o couro cabeludo até as pontas. Tente aplicar muito bem toda a mistura fazendo suaves massagens em todo o cabelo. Em seguida, enrole em uma toca e deixe que entre 15 e 20 minutos.

Para finalizar, enxágue todo o cabelo utilizando água fria em abundância. Repita o procedimento 2 vezes por semana.

Condicionador de coco

condicionador caseiro

Este condicionador caseiro é ideal para todo tipo de cabelo. Seus componentes te ajudarão a revitalizar e nutrir o seu cabelo para que fique brilhante, suave, desembaraçado e com um cheiro delicioso.

Leia também: Esfoliante de coco e farinha de amêndoas: uma solução contra a acne

Você irá necessitar de:

  • ½ xícara de óleo de coco.
  • ½ xícara de coco ralado natural.
  • 1 fava de baunilha.
  • 2 colheres de mel de abelha.

O que você deve fazer?

Em primeiro lugar, você terá que misturar o coco, o leite de coco e o mel em um recipiente. Uma vez que tenha a mistura pronta, pegue a vagem de baunilha e a triture muito bem antes de acrescentá-la à mistura.

Modo de aplicar

Umedeça o seu cabelo e aplique o condicionador caseiro fazendo massagens desde a raiz até as pontas. Certifique-se se o condicionador cobriu completamente o cabelo e deixe que atue durante 10 minutos.

Uma vez passado este tempo, retire com água morna. Repita este procedimento pelo menos 1 vez por semana.

Condicionador de abacate

condicionador caseiro

O abacate é um ótimo aliado para a beleza do cabelo devido aos seus componentes de vitaminas A e E, os quais proporcionam grandes benefícios para ter o cabelo brilhante, forte, suave e fácil de manipular.

Além de nutrir o cabelo fisicamente, suas propriedades também serão de muita ajuda para combater problemas como a queda de cabelo e o ressecamento.

Com este condicionador à base de abacate você poderá nutrir e restaurar o seu cabelo ressecado e danificado por elementos como a chapinha, o secador ou outros aparelhos.

Você irá precisar de:

  • 1 abacate bem maduro.
  • 1 colher de azeite de oliva.
  • 1 gema de ovo.
  • 1 recipiente.
  • 1 garfo.

O que você deve fazer?

Retire a polpa do abacate maduro e amasse utilizando o garfo até conseguir como resultado uma pasta.

Em seguida, acrescente à polpa a colher de azeite de oliva e a gema de ovo. Por fim, mexa muito bem os ingredientes até obter uma mistura completamente homogênea.

Modo de aplicar

Para a aplicação, você terá que lavar o seu cabelo previamente como de costume. Com o cabelo úmido, aplique o condicionador caseiro desde a raiz até as pontas, fazendo suaves massagens até cobrir completamente todo o seu cabelo.

Leia também: 6 lugares do corpo excelentes para fazer massagem

Utilize uma bolsa ou uma toca para cobrir o seu cabelo com a mistura e deixe atuar durante 15 minutos. Quando passar esse tempo, retire a mistura com água morna e limpe muito bem todos os excessos. Repita o procedimento ao menos 2 vezes por mês.

O resultado começará ser notado já ao pentear seu cabelo. Você verá que está mais macio e não ficará tão embaraçado.

Para quem usa constantemente o secador ou a chapinha, é recomendável ser mais constante no uso do condicionador de abacatepois te ajudará a manter seu cabelo forte diante os danos que esses tipos de aparelhos podem causar.

  • Krishna, A. G. G. ., Raj;, G., Singh, B. A. ., Kumar, P. K. P. ., & Chandrashekar, P. (2010). Coconut oil: chemistry, production and its applications. Indian Coconut Journal. https://doi.org/10.1111/j.1751-908X.2004.tb00761.x

  • Ediriweera, E. R. H. S. S., & Premarathna, N. Y. S. (2012). Medicinal and cosmetic uses of Bee′s Honey – A review. AYU (An International Quarterly Journal of Research in Ayurveda). https://doi.org/10.4103/0974-8520.105233