Como fazer pão integral de espelta

25 de fevereiro de 2019
A espelta é uma subespécie de trigo e conta com menos calorias. Ainda que possamos encontrar pão de espelta em alguns mercados, também podemos prepará-lo nós mesmos

Hoje em dia, quando vamos em uma padaria, é bem comum ver uma sessão especialmente dedicada ao pão integral de espelta. O preço deste costuma ser consideravelmente elevado com relação aos pães mais comuns, por isso que, ainda que a curiosidade nos chame, tendemos não prová-lo. Para solucionar isso, propomos aprender a preparar o próprio pão integral de espelta.

A espelta é um tipo de trigo (uma subespécie, para sermos mais específicos), por isso se trata de um cereal. Tem menos calorias que o trigo de uso comum e, por outro lado, tem um alto conteúdo de lisina: um aminoácido difícil de encontrar em outros cereais e que, em linhas gerais, complementa uma boa nutrição. Estima-se que para cada 100 gramas que são consumidas, obtém-se 15 gramas de proteínas.

Os cereais integrais trazem um grande benefício para a saúde se são incluídos na dieta com regularidade, principalmente devido ao fato de serem ricos em fibras, ácidos graxos essenciais, vitaminas do grupo B, E e minerais tais como o zinco, o ferro e o selênio.

Tais elementos ajudam a manter um peso saudável, manter o equilíbrio hormonal, melhorar a resposta de insulina e glicose, gozar de uma boa saúde gastrointestinal.

Melhoram a saúde cardiovascular nos seguintes termos:

  • Ajudam a reduzir a pressão arterial.
  • Reduzem o risco de sofrer doenças coronárias.
  • Ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim (HDL).

Não deixe de ler: Como preparar pão sem glúten: 3 receitas

Aprenda a preparar um delicioso pão integral de espelta

Ingredientes

  • 1 pitada de sal
  • 1 copo de água morna (200 ml)
  • 1 pacote de fermento fresco (15 g)
  • 3 xícaras de farinha de espelta (300 g)
  • 1 colher de azeite de oliva extra-virgem (15 ml)

Utensílios

  • 1 colher
  • 1 rolo
  • 2 tigelas especiais para forno (preferivelmente de vidro e com tampa)
Pão de espelta

Modo de preparo

  1. Leve as duas xícaras de água ao micro-ondas durante um par de minutos para que esquentem um pouco.
  2. Em uma tigela, verta a água morna e misture-a com o fermento. Mexa até que se dissolva por completo. Depois, adicione o azeite de oliva.
  3. Em seguida, adicione ao líquido a farinha de espelta, pouco a pouco, e mexendo constantemente para que comece a formar uma massa. A ideia é amassar até que deixe de ser pegajosa. No fim, faça uma bola completa de massa.
  4. Aparte, unte a outra tigela de vidro com apenas uma leve camada de azeite de oliva e coloque ali a bola. Cubra a tigela com a tampa e a deixe repousar durante uns 15 a 20 minutos.
  5. Pré-aqueça o forno a 110 ºC.
  6. Passados os 20 minutos, leve a tigela com a massa dentro ao forno por 40 minutos a uma temperatura de 230 ºC.
  7. Depois de 40 minutos, desligue o forno, retire a tampa da tigela e a coloque de barriga para baixo sobre uma rede para que esfrie. Desta forma, nos asseguremos de que o pão não perca seu volume. Deixe-o assim até que o pão caia sozinho sobre a rede, já que se forçarmos, podemos fazer com que se quebre.

Confira também: Pudim de pão integral saudável e simples

Espelta

Preparação alternativa

  1. Em primeiro lugar, dissolva o fermento na água. Em seguida, adicione a farinha de espelta junto com 3 xícaras de farinha de força (o que equivale a 300 grama). Adicione o sal e deixe um espaço no meio do recipiente para verter o azeite de oliva.
  2. Misture todos os ingredientes com ajuda de uma colher e comece a amassar com as mãos. Devemos obter uma massa suficientemente elástica e fácil de manipular.
  3. Assim que a massa tiver pronta, faça uma bola com ela e a deixe repousar em um recipiente com tampa durante uns 45 minutos para que duplique seu volume. Transcorrido este tempo, volte a amassar e a fazer a forma que desejar para o pão (redondo, ovalado, etc.).
  4. Posteriormente, pré-aqueça o forno a 200 ºC.
  5. Em seguida, polvilhe com um pouco de farinha uma bandeja e coloque a massa de pão por cima. Leve a bandeja ao forno por 35-40 minutos. Saberá que o pão está bem cozido se, ao bater na base, o som que produz for oco.
  6. Finalmente, retire do forno e deixe esfriar a temperatura ambiente.

Não crie desculpas para deixar essa oportunidade passar e prepare esta delícia. Anime-se! O resultado valerá a pena.