Como fazer leite condensado de soja
Escrito e verificado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva
Muitos doces costumam ter como ingrediente básico o leite de vaca, assim como vários derivados dele. Portanto, tentar preparar leite condensado de soja com alternativas diferentes será sempre visto como um “problema”. Seja por ignorância ou por reticência a provar algo novo.
Com base no primeiro, deve-se notar que a soja tem propriedades inigualáveis, sem quaisquer consequências negativas conhecidas. Além disso, os nutrientes atribuídos ao leite de vaca podem ser encontrados com total normalidade e ainda com mais abundância dentro da composição química da soja.
De fato, o leite condensado de soja pode ser obtido quase da mesma maneira que você faz com o tradicional. No entanto, em vez de se preocupar com calorias extras ou excesso de açúcar, o interessante é ver que, por ser uma leguminosa, contém mais fibras do que qualquer outro alimento suplementar do leite.
Isso proporciona um sabor peculiar e até agora desconhecido, ao mesmo tempo em que faz bem ao organismo. Além disso, é uma sobremesa que você pode consumir com mais regularidade do que qualquer outra em relação aos laticínios acima mencionados.
Não se esqueça de que se você for celíaco ou intolerante à lactose (leve, moderado ou grave), o leite condensado de soja é mais do que recomendado e delicioso para que você não precise abandonar esses prazeres.
Como você sabe, os doces têm a peculiaridade de passar por processos mais complexos que as preparações salgadas. Resta apenas que você siga os pequenos detalhes que estamos prestes a lhe oferecer para preparar um delicioso leite condensado de soja.
Lembre-se, a soja não é usada apenas para suplantar o leite tradicional, mas também em outras áreas tão variadas quanto a carne bovina. O interessante é que os resultados são sempre surpreendentes.
Não deixe de ler: 4 receitas deliciosas com soja
Como preparar leite condensado de soja em casa
Nutrientes e benefícios da soja
A soja tem mais nutrientes e elementos do que o leite de vaca comum. Nesse sentido, a soja fornece:
- Minerais (magnésio, zinco, potássio, fósforo, cálcio, carbono, silício)
- Vitaminas A, B e E, ideais para cuidados com a pele e ossos.
Um fato curioso é que o leite de vaca comum e em qualquer apresentação tem uma porcentagem muito alta de gorduras próprias do tipo que os animais precisam para o seu desenvolvimento. Isso faz com que os processos de homogeneização e pasteurização sejam muito caros. Evidentemente, com a soja não acontece o mesmo.
Ingredientes
- 3 ¼ copos de leite de soja líquido (650 ml)
- 1 colher de sopa de manteiga (25 g)
- ¼ colher de chá de sal (1 g)
- 1 xícara de açúcar mascavo (200 g)
Recomendamos também que leia: Os 5 melhores leites vegetais
Preparação
- A primeira coisa que você deve fazer é colocar a água em uma panela e fervê-la.
- Quando a água estiver perto do ponto de ebulição, você deve adicionar o leite de soja juntamente com a manteiga, uma pitada de sal e o açúcar mascavo. Misture com cuidado.
- Você deve ter atenção especial ao misturar. A espuma sobe com o calor e pode transbordar, portanto, mexa com movimentos calmos, circulares e suaves.
- É aconselhável abaixar um pouco a chama e mexer tudo com calma. Vai demorar um pouco mais, mas o resultado será mais homogêneo e profissional.
- O tempo exato de cozimento para fazer o leite condensado de soja será entre 7 a 10 minutos. Lembre-se: não pode haver caroços e isso será conseguido ao misturar de forma lenta e calma.
- Quase para terminar, deixe a mistura sem grumos e homogênea esfriar.
- Finalmente, quando estiver frio, leve-o para a geladeira e deixe descansar por 4 horas antes de usá-lo em suas sobremesas.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.