Como fazer geleia com estévia: fácil e saudável
Revisado e aprovado por a nutricionista Maria Patricia Pinero Corredor
A comida sadia é uma necessidade que pode se tornar uma preocupação. Entretanto, há diferentes alternativas para comer alimentos deliciosos sem ser prejudiciais. A seguir, veremos como fazer geleia com estévia de maneira fácil e muito saudável.
A estévia e suas propriedades
A geleia é uma das delícias doces que gera mais receio, porque o excesso de açúcar acaba sendo muito prejudicial à saúde. No entanto, se minimizarmos esse risco com produtos naturais, como a estévia, por exemplo, desfrutaremos de um lanche ou bebida gostosa e saudável.
A estévia é um adoçante natural de origem vegetal. É mais doce que o açúcar, mas não aumenta a insulina no sangue, o que diminui os riscos de diabetes. Além disso, a baixa quantidade de calorias que ela contém minimiza as chances de alterações de peso como a obesidade.
Preocupado com a saúde? Então leia: 6 adoçantes naturais para substituir o açúcar refinado
Recomendações para preparar geleia com estévia
Sendo um produto natural, sem aditivos, é necessário levar em conta algumas considerações. Por exemplo, a estévia apenas adoça, mas não gelatiniza, portanto, a solução pode ser incorporar gelatina ou pectina sem açúcar.
- Uma pequena quantidade de suco de limão ajudará a conservar essa geleia. Entretanto, uma vez preparada, deve ser consumida em no máximo sete dias.
- Outra recomendação é não esmagar demais os frutos, pois a consistência desejada será perdida. Portanto, o ideal é triturar com um garfo ou passar as frutas pelo liquidificador, mas não muito.
Receita de geleia de estévia: fácil e saudável
Ingredientes
- 400 gramas de qualquer fruta
- 2 colheres de sopa de pó de estévia (30 g)
- ½ colher de sopa de geleia de sabor neutro (7 g)
- 1 xícara de água (250 ml)
- 1 colher de sopa de suco de limão (15 ml)
Preparação
- Em primeiro lugar, lave e pique bem as frutas em pedaços pequenos. Esmague ou bata até obter a consistência desejada.
- Adicione a estévia e o suco de limão na xícara de água e misture até dissolver.
- Em uma panela, em fogo alto, adicione as frutas e a água com estévia e o suco de limão. Quando ferver, baixe o fogo, adicione a gelatina e mexa por meia hora ou até que a textura desejada seja alcançada.
- Despeje a mistura em frascos, espere esfriar e leve à geladeira.
Geleia de ameixa com estévia
Ingredientes
- 4 xícaras de ameixas (600 g)
- 1 copo de suco de laranja (200 ml)
- 1 colher de sopa de raspas de laranja (15 g)
- 3 colheres de sopa de água (45 ml)
- 1 colher de sopa de canela (15 g)
- 2 colheres de sopa de pectina (30 g)
- 1 colher de sopa de estévia em pó (10 g)
Preparação
- Primeiramente, lave e bata as ameixas até obter a consistência de purê.
- Adicione o suco e as raspas de laranja.
- Logo depois, coloque a água, a canela, pectina e estévia em pó em uma panela.
- Adiciones as ameixas e ferva tudo em fogo alto. Depois de alguns minutos, abaixe o fogo e continue cozinhando por 45 minutos a uma hora.
- Coloque a preparação em recipientes de vidro. Quando estiver fria, coloque a geleia na geladeira.
Descubra: As ameixas contra a perda de massa óssea
Geleia de amora com estévia
Ingredientes
- 4 xícaras de amoras (600 g)
- 3 colheres de sopa de chia moída (45 g)
- O suco de um limão
- 3 colheres de sopa de infusão de estévia (45 ml)
- 1 colher de sopa de açúcar de coco (15 g) (opcional)
- Canela
- Uma pitada de sal
Preparação
- Primeiramente, em uma xícara de água, coloque uma colher de sopa de folhas de estévia e cozinhe durante quinze minutos para preparar a infusão.
- Depois de lavadas, triture as amoras no liquidificador com as sementes de chia, o limão, a canela e o sal. Se você quiser usar açúcar de coco, é hora de adicioná-lo.
- Logo depois, adicione a infusão de estévia e prove a doçura. Se for necessário, acrescente um pouco mais de estévia.
- Deixe descansar por uma hora.
- Após o tempo indicado, leve a mistura a fogo baixo e mexa até ficar bem cozida.
- Coloque a preparação em frascos de vidro. Tampe-os e coloque-os com a boca para baixo até a mistura esfriar. Se na parte central da tampa aparecer um surco que não desaparecer quando o frasco for virado, significa que a geleia ficou fechada a vácuo.
Então, gostou das nossas receitas? sendo assim, continue antenado na nossa página porque temos mais sugestões para a sua saúde e bem-estar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Salvador R, Sotelo M, Paucar L. (2014). Estudio de la Stevia (Stevia rebaudiana Bertoni) como edulcorante natural y su uso en beneficio de la salud. Scientia Agropecuaria 5(3). Disponible en: http://www.scielo.org.pe/scielo.php?pid=S2077-99172014000300006&script=sci_arttext&tlng=en
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.