Como preparar aveia para aproveitar suas propriedades

Vamos ensinar a preparar aveia de forma otimizada para tirar o máximo proveito de um dos melhores cereais.
Como preparar aveia para aproveitar suas propriedades

Última atualização: 08 julho, 2022

Preparar aveia pode ser benéfico para aproveitar suas propriedades. Dessa forma, torna-se um alimento com melhor digestão, o que permite o aproveitamento de nutrientes e a inativação de algumas substâncias que bloqueiam sua absorção. Por esta razão, é recomendável seguir uma série de processos para tirar o máximo proveito deste cereal.

Antes de começar, é fundamental destacar que a contribuição da fibra é essencial para manter um bom estado de saúde ao longo do tempo. A aveia é uma boa fonte desse elemento, portanto, sua inclusão regular na dieta gerará um claro benefício no funcionamento do trato digestivo.

Prepare a aveia corretamente

Um dos pontos-chave antes de cozinhar a aveia é deixá-la de molho por algumas horas. Assim, os antinutrientes são inativados, o que permitirá um maior aproveitamento do alimento posteriormente. Com este processo simples obterá um produto final de maior qualidade.

A aveia fornece carboidratos complexos e fibras.

Por outro lado, ao preparar os alimentos, é aconselhável optar por leite (pode ser vegetal) em vez de água como líquido de cozimento. Assim, não só a aveia será muito mais cremosa, mas o prato final terá um valor nutricional maior.

Dessa forma, não apenas os carboidratos complexos e as fibras serão concentrados em seu interior, mas um bom punhado de proteínas de alto valor biológico será adicionado. Estes elementos têm-se revelado decisivos na prevenção de patologias associadas à massa magra.

Agora, quando se trata de cozinhar, não será positivo ultrapassar o tempo indicado. Caso contrário, a aveia ficará muito pastosa e dura no final. É melhor reduzir um pouco o processo e obter um resultado muito mais agradável do ponto de vista organoléptico. Além disso, também evitará que grude no fundo da panela. Para isso, é aconselhável mexer de vez em quando. A seguir, daremos mais detalhes.

Receita de aveia

Você já conhece os pontos-chave para cozinhar aveia. Agora, mostraremos a preparação de uma receita simples que você pode preparar regularmente para introduzir no café da manhã . A aveia permitirá que você comece o dia com energia e fornecerá os nutrientes essenciais necessários para o bom funcionamento do corpo.

Ingredientes

Os produtos que você vai precisar para realizar a receita são:

  • 2 xícaras de leite integral (  também pode ser leite de amêndoa, soja etc.)
  • 6 colheres de aveia em flocos
  • Canela em pó
  • Açúcar ou adoçante líquido

Passo a passo

  1. Mergulhe a aveia por algumas horas.
  2. Em seguida, escorra o cereal e coloque todos os ingredientes mencionados, exceto a canela, em uma panela.
  3. Cozinhe em fogo médio por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando.
  4. Com o tempo, os flocos devem ficar macios e a textura deve ser levemente pastosa. Isso é indicativo de que a aveia está pronta.
  5. Para finalizar, polvilhe um pouco de canela por cima e deixe esfriar.
  6. A preparação pode ser consumida quente e fria.

A aveia combina muito bem com outros alimentos de qualidade, como frutas, oleaginosas ou sementes. Eles podem ser introduzidos na preparação para aumentar a densidade nutricional do prato.

A aveia é um cereal delicioso e nutritivo que pode ser incorporado ao padrão habitual em diferentes preparações.
A aveia é um cereal delicioso e nutritivo que pode ser incorporado na dieta habitual em diferentes preparações.

Benefícios de preparar aveia

A aveia é um dos cereais com maior teor de fibra solúvel. Este elemento atua como prebiótico, gerando um efeito muito positivo na microbiota intestinal. Isso é evidenciado por pesquisas publicadas no The Journal of Nutritional Biochemistry. Os betaglucanos da aveia conseguem estimular o crescimento de bactérias e reduzir o risco de disbiose.

Da mesma forma, é um alimento que consegue fornecer uma quantidade significativa de carboidratos de alta qualidade. Esses nutrientes são o principal substrato energético para a realização de atividades de alta intensidade. Além disso, eles são fundamentais no processo de recuperação. Quando consumidos junto com a proteína, estimulam a reposição de glicogênio de forma muito eficiente, de acordo com um estudo publicado na Nutrients.

Em resumo

Como você pôde verificar, preparar aveia é fundamental para tirar o máximo proveito dela em nível nutricional. A digestibilidade dos alimentos é aumentada e um maior valor nutricional também é alcançado, adicionando outros produtos de qualidade, como oleaginosas. É um excelente prato tanto para atletas como para pessoas sedentárias. Na verdade, a aveia é o melhor cereal para incluir em sua dieta.

Pode interessar a você...
Siga estes passos para fazer os muffins de aveia e banana perfeitos
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Siga estes passos para fazer os muffins de aveia e banana perfeitos

Os muffins de aveia e banana são fáceis de fazer e fornecem uma boa quantidade de nutrientes essenciais.



  • Martone, A. M., Marzetti, E., Calvani, R., Picca, A., Tosato, M., Santoro, L., Di Giorgio, A., Nesci, A., Sisto, A., Santoliquido, A., & Landi, F. (2017). Exercise and Protein Intake: A Synergistic Approach against Sarcopenia. BioMed research international2017, 2672435. https://doi.org/10.1155/2017/2672435
  • Jayachandran, M., Chen, J., Chung, S., & Xu, B. (2018). A critical review on the impacts of β-glucans on gut microbiota and human health. The Journal of nutritional biochemistry61, 101–110. https://doi.org/10.1016/j.jnutbio.2018.06.010
  • Alghannam, A. F., Gonzalez, J. T., & Betts, J. A. (2018). Restoration of Muscle Glycogen and Functional Capacity: Role of Post-Exercise Carbohydrate and Protein Co-Ingestion. Nutrients10(2), 253. https://doi.org/10.3390/nu10020253