Benefícios dos banhos de aveia para a saúde da pele

Os banhos de aveia são calmantes e contribuem para o cuidado da pele. Desta vez, detalhamos seus principais benefícios. Não perca!
Benefícios dos banhos de aveia para a saúde da pele

Última atualização: 24 Dezembro, 2021

Os banhos de aveia tornaram-se populares nos últimos anos, embora existam desde os tempos antigos. Atualmente, esse cereal é valorizado por sua alta concentração de nutrientes e compostos bioativos benéficos para a saúde da pele.

Na verdade, é usado como coadjuvante em uma ampla variedade de procedimentos cosméticos. Seu poder antioxidante e capacidade hidratante a tornam um ingrediente ideal para complementar sua rotina de beleza.

O que são banhos de aveia?

Banhos de aveia, como o nome indica, são adições de aveia ao banho normal. Nesse caso, o alimento não é em flocos, mas é utilizado na forma de pó moído, de textura muito fina.

Essa variedade é conhecida como ” aveia coloidal ” e está disponível em muitas lojas. Pode até ser preparado em casa. Basta moer os flocos em uma processadora ou com um moedor para obter o produto.

O que são banhos de aveia?
A aveia coloidal é usada para fazer banhos de aveia. Isso ajuda a proteger a barreira da pele.

As primeiras referências a este tipo de tratamento datam das civilizações árabe, egípcia, grega e romana. Eles já existem há cerca de 2.000 anos antes de nossa era. Desde então, sabia-se que esse cereal gerava grandes benefícios.

Benefícios dos banhos de aveia para a pele

Os benefícios dos banhos de aveia para a pele são bastante interessantes. Segundo estudo publicado em 2014, esse ingrediente ajuda a criar uma barreira protetora para a pele. Por sua vez, é útil para manter a umidade, reduzir a inflamação e limpar.

Calmante

A aveia coloidal tem propriedades calmantes. Atua como um agente antioxidante, o que significa que aumenta a capacidade da pele de se curar por dentro. Além disso, existem estudos em que é revelado que ela protege contra os raios ultravioleta.

Hidratante

Os banhos de aveia fornecem uma barreira protetora para a pele. Isso ajuda a manter a hidratação. Portanto, eles têm efeitos importantes na pele seca, rachada ou danificada, conforme indicado por um estudo no Journal of Drugs in Dermatology.

Anti-inflamatório

Os estudos citados também mostram que a aveia tem propriedades anti-inflamatórias. Isso o torna um produto muito útil para tratar algumas condições, como dermatite atópica, psoríase, coceira e infecções virais. Os banhos com este produto são ideais para quem tem urticária.

Antioxidante

A aveia tem compostos chamados “avenantramidas”. É um tipo de alcalóide que possui efeitos antioxidantes. Por isso, ajudam a combater os radicais livres, responsáveis pelos sinais de envelhecimento. Além disso, ela ajuda na  reparação de danos à pele e alivia a coceira.

Efeitos contra doenças de pele

Como já observamos, os benefícios dos banhos de aveia não são apenas cosméticos, mas também medicinais. São indicados para auxiliar no tratamento de diversas condições, incluindo dermatites e psoríase.

Erupções cutâneas, coceira e irritação

Todas as doenças de pele que causam sintomas como erupções cutâneas, coceira e irritação podem se beneficiar com os banhos de aveia. Incluindo problemas como psoríase, eczema e dermatite.

Assaduras

Esses banhos são uma boa alternativa para auxiliar no tratamento das assaduras. O indicado é combiná-los com uma pomada antidermatite.

Queimaduras solares

Devido ao seu efeito calmante, este tratamento também é útil no tratamento de queimaduras solares, desde que elas sejam pequenas. Proporciona grande alívio dos sintomas e ajuda a reparar a pele danificada.

Reações alérgicas

Se uma pessoa tem reações alérgicas – como urticária – por picadas de insetos ou contato com plantas, os banhos de aveia podem ser um remédio interessante. Claro, isso se aplica a casos em que a reação não é intensa.

Efeitos contra doenças de pele
Na medicina natural, a aveia é considerada um remédio para irritações cutâneas.

Possíveis efeitos colaterais e riscos

Não há evidências de que os banhos de aveia representem riscos ou causem efeitos colaterais. Geralmente são bem tolerados e seu potencial de irritação é muito baixo.

Posto isto, convém salientar que caso ocorra alguma forma de vermelhidão, irritação ou ardor durante estes tipos de banhos, é indicado tomar banho imediatamente e não fazer mais este procedimento.

Deve-se ter em mente que sua duração não deve ultrapassar 15 minutos. O tempo mais longo pode aumentar o risco de secura. A água deve ser morna e não quente para evitar irritação.

Como fazer banhos de aveia?

Para fazer este tratamento em casa é preciso colher aveia moída. No entanto, ela também pode ser processada em casa. O importante é obter um pó fino e uniforme. Assim que estiver pronto, proceda assim;

  • Abra a torneira da banheira e comece a enchê-la com água morna.
  • À medida que vai enchendo, adicione uma xícara de aveia coloidal (a que você preparou). Faça isso aos poucos.
  • Toda a água deve ter uma cor leitosa.
  • Entre na banheira por 10-15 minutos.
  • Saia da banheira e seque a pele sem esfregar.
  • Aplique um hidratante suave e sem fragrância.

Antes de tomar banhos de aveia, você deve escovar a pele a seco. Esta é uma esfoliação básica que ajudará o produto a penetrar melhor. Se preferir, você pode adicionar algumas gotas de óleo essencial de lavanda para um banho mais relaxante.

Recomendações finais

Algumas pessoas também adicionam leite, mel ou sais de Epsom para impulsionar seus banhos de aveia. Esses componentes têm propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e calmantes. Ainda assim, só a aveia trará benefícios.

Em qualquer caso, deve-se levar em consideração que não se trata de um tratamento de primeira escolha para doenças dermatológicas. Elas devem ser tratadas por um dermatologista.

Pode interessar a você...
O que é a aveia coloidal e quais são os seus benefícios?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
O que é a aveia coloidal e quais são os seus benefícios?

A aveia coloidal se tornou popular como ingrediente ideal para cuidar da saúde da pele e para algumas condições dermatológicas.



  • Faad, J. F. J. F. M. D. (2014, 30 septiembre). Colloidal Oatmeal Formulations and the Treatment of Atopic Dermatitis. JDDonline – Journal of Drugs in Dermatology. Recuperado 11 de diciembre de 2021, de https://jddonline.com/articles/dermatology/S1545961614P1180X.
  • Pazyar N, Yaghoobi R, Kazerouni A, Feily A. Oatmeal in dermatology: a brief review. Indian J Dermatol Venereol Leprol. 2012 Mar-Apr;78(2):142-5. doi: 10.4103/0378-6323.93629. PMID: 22421643.
  • Kalaaji AN, Wallo W. A randomized controlled clinical study to evaluate the effectiveness of an active moisturizing lotion with colloidal oatmeal skin protectant versus its vehicle for the relief of xerosis. J Drugs Dermatol. 2014 Oct;13(10):1265-8. PMID: 25607563.
  • Ilnytska, O. S. K., PhD PhD PhD. (2016, 2 junio). Colloidal Oatmeal (Avena Sativa) Improves Skin Barrier Through Multi-Therapy Activity. JDDonline – Journal of Drugs in Dermatology. Recuperado 11 de diciembre de 2021, de https://jddonline.com/articles/dermatology/S1545961616P0684X.
  • Wehrhahne, N. L. (2017). Avena: planta medicinal del 2017.