O que comer no verão para não engordar?

31 de agosto de 2019
Seguir uma série de pautas, como beber água, comer frutas e verduras, entre outros, é importante para não engordar no verão e desfrutar das férias.

Você sabe o que comer no verão para não engordar? O verão é a estação do ano na qual mais nos preocupamos com nossa imagem, ainda que também seja uma das épocas mais complicadas para nos cuidar. O tempo bom e as férias convidam para estar mais tempo na rua, o que pode influenciar na forma de alimentação.

No entanto, saiba que não é impossível seguir os bons hábitos que tenha adquirido ao longo do ano. Com relação à dieta, existem algumas chaves para comer de forma saudável no verão sem engordar. Gostaria de saber o que comer para não engordar no verão? Leia as seguintes recomendações!

Chaves para comer no verão e não engordar

Coma verduras de entrada

No verão gostamos de comer coisas frescas, por isso, comece consumindo uma boa salada ou gaspacho. Comer verduras como prato de entrada faz com que tenhamos menos fome para o segundo prato, que costuma ser mais calórico.

Isso se deve ao fato da fibra ser saciante e reduzir o índice glicêmico dos alimentos, portanto, atrasa o processo digestivo. Por isso, comer verduras é importante para não ganhar peso no verão.

Alimentos vegetais dieta mediterrânea

O consumo de vegetais frescos no verão contribui para manter a sensação de saciedade a fim de evitar comer em excesso depois. Por isso, é chave para não ganhar peso extra.

Há deliciosas frutas de temporada para comer no verão

As frutas do verão, além de serem muito apetitosas, são muito refrescantes, de cores chamativas e de sabor doce. Além disso, contêm poucas calorias e são ricas em água. Entre elas encontramos opções como:

  • Damascos
  • Pêssegos
  • Nectarinas
  • Ameixas amarelas
  • Melão

As cores laranja e amarela das frutas significam que são ricas em carotenos e carotenoides, bases da vitamina A, que reforçam as defesas, assim como ajudam a manter uma boa saúde visual e da pele.

Além disso, existem também as frutas de cor vermelha como a melancia, as cerejas e ameixas vermelhas, que têm alto teor de magnésio e licopeno, substâncias que contribuem para a saúde cardíaca.

Consuma-as entre as refeições como petiscos e leve-as para a praia ou a piscina. Se desejar, opte por comê-las como sobremesa. Lembre-se de que as frutas não engordam depois de comer, o que engorda é o sorvete e as sobremesas açucaradas.

Escolha boas opções quando comer fora de casa

Caso você saia de férias para a praia, aproveite e consuma peixe fresco, sempre que seja grelhado ou com molhos leves. Inclusive, pode optar por mariscos. Estes, assim como o peixe, têm proteínas de alta qualidade e a maior parte é baixo em gorduras; além disso, são ricos em minerais e vitaminas.

No entanto, tenha cuidado caso tenha o colesterol alto, pois alguns têm uma elevada proporção de colesterol como a lula, o camarão, lagostins e lagostas, principalmente suas cabeças.

Por outro lado, caso saia de férias para outro país, informe-se previamente sobre restaurantes para não acabar escolhendo algum fast-food. 

Pode te interessar também: 6 dicas para comer saudável enquanto estiver viajando

Leve seus próprios lanches caso que não queira ganhar peso no verão

Nas férias costumamos ficar o dia todo fora. Por isso, é recomendado levar consigo lanches saudáveis para não exagerar nas refeições principais. É possível levar frutos secos, crus ou torrados, fruta partida, crackers integrais ou sanduíches saudáveis.

E se tiver vontade de tomar um sorvete? Pode fazê-los em casa, ou uma opção menos calórica, os picolés! Comer lanches saudáveis ajuda a não ganhar peso no verão.

Frutos secos

Os frutos secos podem ser o snack ideal para reduzir a fome no verão sem engordar. No entanto, devem ser ingeridos em porções moderadas.

Beba água

É muito importante que com as altas temperaturas estejamos bem hidratados. Normalmente uma pessoa, em média, precisa cerca de 2 litros de líquidos por dia, principalmente água. No verão estes requerimentos devem aumentar a 300 ml por cada grau de temperatura acima dos 37 graus.

Portanto, recomendamos que leve sua própria garrafa na bolsa ou mochila para que possa estar hidratado constantemente, e assim evitar comprar outras bebidas menos saudáveis.

Deixe o álcool de lado para não engordar no verão

Existem outras bebidas refrescantes que podem ser consumidas no lugar do álcool. Ainda que as bebidas alcoólicas estejam presentes em festas e celebrações do verão, é melhor evitá-las para não ganhar peso.

Quais outras bebidas sem álcool é possível tomar? Sabe que a bebida principal é a água, mas também pode optar pela água com gás, infusões ou chás frios, smoothies, limonada ou suco de tomate.

Descubra ademais: Coquetéis com frutas que você pode fazer

Recomendações finais para comer no verão e manter o peso

  • Aumente seu gasto energético diário. Se for visitar outra cidade, faça suas rotas caminhando ou de bicicleta. Ou se for à praia ou montanha, pratique algum esporte que goste ou que queira testar.
  • Reserve um quarto com cozinha, assim poderá controlar mais o que come.

Está preocupado em ganhar peso neste verão? Então coloque em prática todas estas recomendações e cuide de sua figura sem deixar de desfrutar da estação.

  • Martínez Álvarez, J. R., et al. “Recomendaciones de bebida e hidratación para la población española.” Nutr Clin Diet Hosp 28 (2008): 3-19.
  • Ochoa C, Muñoz Muñoz G. Hambre, apetito y saciedad. RCAN Rev Cubana Aliment Nutr 2014;24(2):268-279.
  • Ambiente, y Medio, and Gobierno de España. “Las cualidades nutricionales de los productos procedentes de la pesca extractiva y de la acuicultura: binomio riesgo-beneficio”.