Chyawanprash: valor nutricional e usos de geléia indiana

Chyawanprash é um composto da medicina ayurvédica hindu. Contaremos a realidade científica por trás dessa mistura com mais de 40 ingredientes.
Chyawanprash: valor nutricional e usos de geléia indiana
Maria Patricia Pinero Corredor

Escrito e verificado por a nutricionista Maria Patricia Pinero Corredor.

Última atualização: 09 outubro, 2022

Chyawanprash é uma espécie de geleia com origem na Índia, que possui muitos mitos. Uma lenda ainda afirma que Chyawana, um homem hindu, conseguiu manter uma boa saúde por muitos anos graças a esse elixir.

No entanto, não há muitas informações sobre a veracidade da história. O que se sabe são seus benefícios do ponto de vista científico.

Eles o chamam de “elixir da juventude”. Tem uma cor escura, textura espessa e sabor adocicado com um toque ácido. Mais de 40 plantas são utilizadas para sua preparação, incluindo frutas e especiarias.

Valor nutricional de “chyawanprash”

O valor nutricional do chyawanprash está em vários fatores que vamos desenvolver abaixo. Por enquanto, é importante destacar seu baixo teor de colesterol e gordura, e seu alto teor de vitamina C e saponinas.

100 gramas desta geleia contêm:

  • Calorias: 35.
  • Gordura: 7g.
  • Sódio: 5mg.
  • Carboidratos totais: 7,5g.
  • Fibra: 500mg.
  • Açúcares totais: 3,5 g.
  • Vitamina C: 3,4mg.
  • Flavonóides totais: 20 mg.
  • Alcaloides: 80 mg.
  • Piperina: 4,2 mg.
  • Composto fenólico: 235 mg.

Os principais ingredientes desta mistura de ervas são compostos como os seguintes:

  • Mel.
  • Xarope de cana.
  • Óleo de gergelim.
  • Maná de bambu.
  • Manteiga clarificada.
  • Polpa de groselha indiana.

Embora mais de 40 compostos sejam reconhecidos, estes são os que estão em maior proporção na mistura. Em 10 gramas de chyawanprash existem 206 mg de xarope de açúcar, 706 mg de mel, 5880 mg de açúcar, 206 mg de óleo de gergelim e 206 mg de manteiga, por exemplo.

Benefícios do “chyawanprash”

Chyawanprash é rico em antioxidantes e saponinas, proporcionando-lhe certos benefícios. Entre eles, o principal reconhecido é que aumentaria a imunidade. Em um estudo, os mais de 40 ingredientes foram analisados com seus respectivos elementos ativos. Portanto, alguns compostos são conhecidos por apresentarem efeitos antiúlcera, broncodilatador, antialérgico, anti-inflamatório, analgésico, antimicrobiano, antioxidante e antipirético.

Também possui componentes com funções diuréticas, hepatoprotetoras, imunomoduladoras e neuroprotetoras. Cada ingrediente desta preparação tem uma razão para estar lá.

A receita mais antiga conhecida para Chyawanprash é do Charaka Samhita, um antigo texto da medicina tradicional ayurvédica. A escrita data do século II.

No entanto, apesar das indicações originais da prescrição, as variações ao longo dos anos e o uso indevido pelas empresas farmacêuticas provocaram mudanças importantes. Existem até algumas plantas que fazem parte da fórmula e estão em perigo de extinção.

Medicina Ayurveda.
Na medicina Ayurveda existem tradições de milênios. 

Melhora o desempenho físico

Antigamente, acreditava-se que essa geleia era capaz de melhorar o intelecto, a memória, a imunidade, a resistência física e o funcionamento dos sentidos. A ciência atual mostrou que é capaz de melhorar o desempenho físico. Em um livro é revelado que a sinergia entre seus componentes o torna um tônico interessante, capaz de aumentar a vitalidade.

Ajuda na função digestiva

Entre muitos dos benefícios atribuídos ao chyawanprash, um é o seu possível auxílio na digestão. Algumas ervas que contém, de acordo com um artigo, melhoram a digestão e o metabolismo das gorduras. Além disso, favorece a assimilação e passagem dos ingredientes ativos dos nutrientes através da parede celular.

Fortalece o sistema respiratório

Em um estudo controlado com 90 pacientes com tuberculose pulmonar, que receberam 10 gramas de chyawasprash 2 vezes ao dia, descobriu-se que aumentava a bioatividade dos medicamentos antituberculosos. Além disso, os níveis de hemoglobina melhoraram.

Efeito antioxidante

Antioxidantes são compostos capazes de combater os radicais livres. Compostos como flavonóides, vitamina C, carotenóides, fenólicos e taninos são os antioxidantes mais amplamente reconhecidos pela ciência. Então chyawanprash é um coquetel interessante.

Em um estudo comparativo entre diferentes marcas comerciais de chyawanprash, verificou-se que, embora a fórmula possa variar, mantém um efeito antioxidante nas células, prevenindo o envelhecimento e doenças de longo prazo.

Outro estudo comparando diferentes marcas encontrou uma poderosa eliminação de radicais livres. Em grande medida, o efeito antioxidante é atribuído ao ácido ascórbico ou à vitamina C.

Embora não apenas a vitamina C tenha esse efeito. Em outro estudo, que durou 6 meses e foi aplicado em crianças de 5 a 12 anos, os cientistas atribuíram a melhora do sistema imunológico aos taninos, polifenóis e flavonóides.

Cardiotônico

Teria efeitos cardiotônicos porque reduz as gorduras no sangue e equilibra as alterações metabólicas, de acordo com um estudo realizado em animais. Embora ainda seja um território que necessita de mais estudos científicos em humanos.

Aterosclerose interrompida por chyawanprash.

Potencia o sistema reprodutivo

Embora a existência de alimentos afrodisíacos tenha sido muito debatida, o chyawanprash é conhecido por potenciar o sistema reprodutivo masculino, melhorando a qualidade do fluido seminal. Um estudo sistemático de um dos compostos da mistura de ervas descobriu que aumentava a concentração de espermatozóides e melhorava a motilidade dos espermatozóides.

Efeito radioprotetor

Foi encontrado em estudos que tem efeitos anti-radiação. Os camundongos receberam uma dose letal de radiação e, em seguida, o composto. Houve um grande número de sobreviventes. De qualquer forma, trata-se de um experimento exclusivo com animais, portanto os benefícios não podem ser estendidos aos humanos.

Usos de “chyawanprash”

Chyawanprash tem um grande número de usos na cultura hindu, mas, apesar disso, recomenda-se usá-lo com cautela, sob supervisão médica. O governo canadense, em 2005, proibiu sua comercialização, argumentando que pode conter altos níveis de chumbo e mercúrio.

Assim, apesar de ser um produto popular na Índia, a recomendação é consultar as disposições locais. Em qualquer caso, é melhor consultar um especialista que estabeleça a segurança e a dosagem.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Kumar A., ​​Kaur P., Rinwa P. Estudio comparativo de varias marcas comercializadas de Chyawanprash indio por su potencial ansiolítico y antioxidante. En t. J. Pharm. Res. Biosci. 2012; 1 :296–310.
  • C.P.Thakur. The Ayurvedic medicines Haritaki, Amla and Bahira reduce cholesterol-induced atherosclerosis in rabbits. International Journal of Cardiology. Volume 21, Issue 2, November 1988, Pages 167-175
  • Sharanbasappa Durg. Withania somnifera (Indian ginseng) in male infertility: An evidence-based systematic review and meta-analysis. Phytomedicine. 2017.11. 11.
  • Jagetia, G.C., Baliga, M.S., Venkatesh, P. and Ulloor, J.N. (2003) Influence of Ginger Rhizome (Zingiber officinale Rosc) on Survival, Glutathione and Lipid Peroxidation in Mice after Whole-Body Exposure to Gamma Radiation. Radiation Research, 160, 584-592. http://dx.doi.org/10.1667/RR3057
  • Rohit Sharma. Chyawanprash: A Traditional Indian Bioactive Health Supplement. Biomolecules. 2019 May; 9(5): 161. Published online 2019 Apr 26. doi: 10.3390/biom9050161
  • Ojha, J.K., H.S. Bajpai, P.V. Sharma, M.N. Khanna, P.K. Shukla and T.N. Sharma (1973) Chyavanprash as an anabolic agent — experimental study (preliminary work).

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.