Chá branco: um aliado para perder peso

· 22 de janeiro de 2014
Além de consumir o chá branco, recomenda-se manter uma dieta saudável e praticar atividades físicas, além de ingerir mais líquidos.

O chá branco tem propriedades medicinais e antioxidantes e é excelente para perder peso. Graças ao seu baixo conteúdo de cafeína, é ideal para consumir durante o dia sem nenhum risco.

Este chá, por ajudar a acelerar o metabolismo, favorece a queima de gorduras. Também é diurético e purificador, acabando com a retenção de líquidos.

Chá branco

O chá branco tem sua origem na China, país que possui uma grande reputação na medicina natural, e apresenta uma coloração clara e um sabor afrutado. Os chineses conhecem e têm prática no uso de plantas medicinais no tratamento de diversas doenças, um exemplo é o chá branco.

Devido às suas propriedades distintas, é uma excelente forma de perder peso de naturalmente. Não é necessário fazer uma dieta específica que inclua esta bebida. No entanto, é recomendado ingerir apenas 3 xícaras ao dia: no café da manhã, após o almoço e antes de ir dormir.

Além disso, o consumo de chá branco combinado à uma alimentação saudável e à prática de exercícios apresenta um efeito maior na redução de peso.

Dieta do chá branco para perder peso

Dieta do chá branco para perder peso

Café da manhã

  • 1 copo de suco de toranja ou laranja
  • Uma torrada de pão integral com 1 colher de sopa de queijo desnatado
  • Uma xícara de chá branco

Lanche da manhã

  • Uma barra de cereal dietética ou alguma fruta
  • Um iogurte desnatado ou um pedaço de queijo dietético
  • Uma vitamina de frutas sem açúcar ou alguma verdura

Almoço

  • Uma porção de peito de frango assado sem pele
  • Uma xícara de sopa de verduras caseira
  • Uma porção média de verduras cozidas
  • Uma xícara de salada de frutas
  • Uma xícara de chá branco

Lanche da tarde

  • Uma fruta
  • Um iogurte desnatado
  • Uma xícara de chá branco

Outras opções para o lanche da tarde incluem as mesmas que o lanche da manhã

Jantar

  • Uma porção de sopa de verduras caseira
  • Uma porção pequena de arroz integral
  • Uma porção moderada de salada de verduras de sua escolha
  • Uma fruta
  • Uma xícara de chá branco

Lembre-se de que, para a dieta, devemos ser rígidos em relação ao tamanho das porções e não ingerir alimentos que contenham muito açúcar. Recomendamos também fazer 40 minutos de exercício diariamente.

Não deixe de ler: Dicas para a elaboração dos cardápios na dieta

Benefícios do chá branco

Favorece a saúde cardiovascular

Benefícios do chá branco

Reduz o colesterol alto e regula a pressão sanguínea. Dessa maneira, ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares e infartos.

É antioxidante

É um antioxidante mais efetivo que o chá verde devido ao seu conteúdo de polifenóis e catequinas, os quais são antioxidantes que atuam contra os radicais livres, além de fortalecer o corpo.

Também previne a oxidação celular e possui mais vitaminas que outras bebidas, como o suco de laranja. Ainda, tem a capacidade de rejuvenescer a pele e protegê-la, seja da exposição aos raios de sol e outros agentes externos que podem causar câncer de pele.

Auxilia no sistema digestivo

Favorece a digestão de alimentos com gordura e faz com que o trânsito intestinal tenha maior efetividade.

Leia também: 5 infusões de ervas para desintoxicar o sistema digestivo

É antibiótico e estimulante

Diminui o cansaço e acelera o desempenho mental sem apresentar efeitos secundários no sono devido a sua baixa porcentagem de cafeína. Além disso, ativa as defesas do corpo, evitando infecções.

Reduz o risco de câncer

Um estudo da Universidade de Kingston, na Inglaterra, revelou que o chá branco é eficiente na redução do risco de doenças como o câncer, a artrite ou o diabetes.

Além de apresentar qualidades anti-inflamatórias, o professor de Ciência da mesma Universidade, Declan Naughton, afirmou que: “Beber uma xícara de chá branco por dia ajuda a reduzir o risco de inflamações e, portanto, o risco de câncer, artrite reumatoide e, inclusive, verrugas.”

  • Hilal, Y., & Engelhardt, U. (2007). Characterisation of white tea – Comparison to green and black tea. Journal Fur Verbraucherschutz Und Lebensmittelsicherheit. https://doi.org/10.1007/s00003-007-0250-3
  • Hajiaghaalipour, F., Kanthimathi, M. S., Sanusi, J., & Rajarajeswaran, J. (2015). White tea (Camellia sinensis) inhibits proliferation of the colon cancer cell line, HT-29, activates caspases and protects DNA of normal cells against oxidative damage. Food Chemistry. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2014.07.005