9 plantas medicinais que podem ajudar a perder peso

· 12 de agosto de 2014
Ter medidas apropriadas e o peso ideal é o que a maioria das pessoas deseja. Veja algumas dicas de plantas medicinais que podem ajudar a perder peso

Ter medidas apropriadas e o peso ideal é o que a maioria das pessoas deseja. Muitos buscam várias formas de ajuda para perder peso e, nessa busca, muitas vezes terminam investindo muito dinheiro, sem ter bons resultados.

O mercado oferece muitos produtos que dizem ajudar a emagrecer e dar o corpo ideal, mas muitos desses produtos não funcionam ou são inalcançáveis pelo seu preço alto.

Como uma alternativa aos custosos produtos, saiba que existem plantas medicinais que ajudarão a perder peso de uma forma muito mais efetiva, econômica e natural.

Antes de consumir algumas destas plantas, saiba que elas servirão como apoio para a sua dieta e por tal razão você terá que combiná-las com uma alimentação adequada e uma boa rotina de exercícios.

Veja a seguir as plantas que podem ajudá-lo a perder peso.

Chá verde para ajudar a perder peso

Chá verde para perder peso

Esta é sem dúvida uma das alternativas mais conhecidas para perder peso, seu funcionamento se baseia nos antioxidantes contidos no chá verde e que ajudam a queimar as gorduras em pouco tempo.

Leia também: Como preparar 3 bebidas com chá verde para perder peso com mais facilidade

O consumo do chá verde pode ser feito várias vezes por dia e inclusive pode ser tomado como uma alternativa a outras bebidas.

É importante tomar o chá verde todos os dias e combinar seu consumo com uma dieta equilibrada e pelo menos 30 minutos de exercícios diários.

Aloe vera (ou babosa)

A aloe vera possui propriedades desintoxicantes que melhoram a digestão e ajudam a queimar gorduras. É uma das plantas mais recomendadas, já que apresenta resultados notáveis em questão de semanas, e é uma alternativa muito econômica.

Em geral, consome-se o cristal de aloe vera batido com um suco cítrico adoçado com mel.

Canela

Canela em pó pode te ajudar a perder peso

A canela é conhecida pelas suas propriedades para aumentar o metabolismo e pelos benefícios que tem para regular os níveis de açúcar no sangue.

Conheça: Preparado medicinal de alpiste e canela para baixar a pressão arterial

Consumir a canela ajudará a reduzir os triglicerídeos, o colesterol e melhorará o metabolismo da glicose; graças a isto, sentimos menos ansiedade para comer e será de grande ajuda para controlar o peso.

Mostarda

A mostarda é uma planta crucial como o brócolis, a couve-flor e as couves; suas sementes vêm demonstrando ser muito efetivas, aumentando o metabolismo em 25%, o que faz com que queimemos as calorias com melhores resultados.

É recomendado consumir 3/5 de uma colher de sementes por dia. Assim você queimará 44 calorias extras por hora.

É muito importante não exceder no consumo da mostarda acima da porção recomendada, pois podem ocorrer efeitos secundários que podem afetar a sua saúde.

Cominho

Cominho ajuda na digestão e a perder peso

O cominho possui propriedades muito benéficas para a digestão, para a produção de energia e para controlar o índice glicêmico em pessoas com diabetes do tipo 2.

Graças a isto, ter o cominho na alimentação será um bom complemento para acabar com a ansiedade, eliminar as toxinas do corpo e perder peso.

Alcachofra

A alcachofra possui propriedades depurativas, diuréticas e laxantes, e é uma das plantas mais recomendadas para perder peso. Inclusive, muitos produtos para emagrecer no mercado são à base desta planta.

Para o seu consumo natural, recomenda-se utilizar as folhas frescas da alcachofra em infusão.

Bétula

A bétula possui propriedades diuréticas e é indicada para combater a obesidade. Suas propriedades ajudam a eliminar as toxinas do corpo e evita as acumulações de gordura.

Para o seu consumo, recomenda-se preparar uma infusão utilizando de 1 a 3 colheres pequenas de bétula em uma xícara de água.

Aipo

Aipo na dieta para perder peso

O aipo é uma planta com muitas propriedades benéficas para a saúde, entre elas encontramos seu benefício para ajudar a perder peso e para limpar o organismo.

Seu consumo diário não trará consequências negativas para a saúde, pelo contrário, ajudará a perder peso em questão de dias.

Para consumi-lo, corte o aipo cru, ferva em água durante 30 minutos e depois coe. Consuma a água pelo menos 3 vezes por dia.

Pimenta-caiena

A pimenta-caiena possui um composto chamado capsaicina, que é encarregado de dar esse sabor particular quente e picante da pimenta.

Este mesmo composto possui benefícios para emagrecer mediante a redução da ingestão calórica, o que reduz o tecido gorduroso e os níveis de gordura no sangue.

Suas propriedades ativam certas proteínas no corpo e, graças a isto, evitam acumulações de gordura no corpo.