Casais que se mudam: como superar o estresse?
O estresse de uma mudança parece um fato do qual ninguém pode escapar. Uma mudança que revoluciona o mundo interior de cada pessoa. Pode ser uma desordem inevitável de tudo aquilo que parecia pouco e de repente se torna muito. Por isso, se você estiver prestes a compor o time dos casais que se mudam, ajudaremos você a enfrentar o estresse desse momento.
Casais que se mudam: como não deixar o estresse contaminar a felicidade do momento?
Uma nova casa, novos vizinhos, novas caminhos se aproximam e inevitavelmente tudo isso nos afeta. No entanto, não deixe que a ansiedade assuma a situação. É necessário encontrar os pontos mais positivos e tomar algumas precauções para que seja um processo equilibrado.
Tranquilidade e energia positiva devem prevalecer na organização de uma mudança de casa. O controle das emoções é fundamental para evitar o estresse de uma mudança. Assim, para evitar cair nos efeitos da ansiedade, essas dicas servem muito.
Organização prévia
O hábito de descartar objetos que não são mais usados durante as limpezas gerais é muito útil. Significa uma grande economia de tempo e trabalho quando a decisão de mudar é tomada. Mas, é claro que sempre encontramos, da mesma forma, coisas que não sabemos para que foram guardadas.
Assim que os casais decidam a data exata da mudança, as tarefas a serem executadas serão planejadas para cada dia. Assim, a organização será maior e muitos inconvenientes ou imprevistos que geram o estresse em uma mudança serão evitados.
A realização de um esboço com a localização dos móveis na nova casa é um ponto básico. É a maneira para obter informações concretas sobre a adaptação a novos ambientes. Assim, descobre-se se algo precisará ficar para trás ou se será necessário ir às compras.
Talvez te interesse: Ideias fáceis para decorar a mesa da sala de jantar
Como os casais devem fazer a embalagem dos pertences
Quem já fez uma mudança pode garantir que é impossível concluir todas as tarefas em um dia. Embalar os pertences com o tempo, classificá-los e etiquetá-los é a melhor opção. Além disso, é aconselhável separar o que é usado diariamente do que é menos necessário.
Além disso, na etiqueta, é conveniente colocar o número de objetos e em qual cômodo eles estarão localizados. Da mesma maneira, é necessário enfatizar se são elementos frágeis. Esses dados são de grande ajuda para o translado e para a hora de desembalar.
O dia do translado da mudança em casal
No dia do translado, os ânimos costumam ficar mais alterados. Há um misto de felicidade em torno do novo, mas com um gosto de desenraizamento. No entanto, devemos sempre nos concentrar nos aspectos positivos dessa experiência.
Casais que compartilham o translado com amigos e familiares sempre seguem um bom plano. A recomendação é que os papéis sejam bem distribuídos com antecedência para não perder a ordem.
Em alguns casos, o translado é feito com veículos próprios, em outros se contrata serviços profissionais. Seja qual for a opção, devem ser definidos o cronograma e o tempo que a viagem demanda.
A nova ordem
Uma vez na casa que escolheram, se verão cercados por caixas, pacotes e móveis. É óbvio que leva alguns dias para terminar de colocar cada coisa em seu lugar. Inclusive, haverá modificações e novos reajustes. A paciência é o melhor aliado para superar o estresse de uma mudança nesse momento.
O objetivo de construir um lar juntos está praticamente cumprido e vocês tem que se permitir desfrutar. Assim, o mais conveniente é acomodar o que será usado imediatamente, o resto será pedido pouco a pouco com o tempo que vocês têm.
Você também vai gostar de ler: 10 dicas para organizar as roupas no armário
Para casais que se mudam, o descanso é imprescindível
O desejo de ter o apartamento dos seus sonhos talvez os induza a trabalhar demais. As tensões próprias da mudança e o esforço físico desses dias são sentidos. Uma pausa é necessária para retomar as energias e não afetar o humor. Além disso, haverá muito tempo pela frente para decorar, limpar e viver naquele novo lugar.
Calma e planejamento: chaves para superar o estresse de casais que se mudam
Uma lista dos dias, tarefas e papéis de cada um evita grandes tensões que terminam em estresse. Sempre surgem imprevistos, mas isso não deve mudar o humor de ninguém. É um momento de mudança e deve ser encarado com a maior calma possível. Por fim, visualizar a futura nova casa compartilhada é um exercício positivo para se fazer em casal.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
-
Winstanley, A., Thorns, D. C., & Perkins, H. C. (2002). Moving house, creating home: Exploring residential mobility. Housing studies, 17(6), 813-832.
- De, A. (n.d.). CONSEJOS-TIPS PARA LA REALIZACIÓN DE LA MUDANZA CONSEJOS MUDANZAS LOCALES. Retrieved from https://www.mudinmar.com/wp-content/uploads/pdf/varios/CONSEJOS-TIPS-PARA-LA-REALIZACION-DE-LA-MUDANZA.pdf
-
Smith, J. SURVIVAL GUIDE MOVING HOUSE WITH KIDS.
-
McHolm, L. (2020). MOVING HOUSE WITH A PET.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.