As melhores 8 dicas para simplificar as tarefas de casa

24 de julho de 2018
Os afazeres domésticos são algo que todos preferem evitar. Porém, podemos torná-los mais leves e simples apenas aplicando alguns hábitos e truques simples em nossa vida cotidiana.

Dentre as muitas atividades que empreendemos em nossa vida, tanto as do trabalho ou estudo quanto as recreativas, devemos reservar um espaço para as não tão queridas tarefas domésticas. Se você for dessas pessoas que não podem e nem desejam dedicar tardes inteiras fazendo isso, dê uma olhada nas seguintes recomendações para simplificar as tarefas da casa.

O positivo do caso é que tudo tem seus segredos. E quando se trata de um afazer tão amplo quanto manter uma casa organizada e limpa, muito mais.

Por isso, a seguir apresentamos alguns truques que serão de grande ajuda para simplificar as tarefas da casa. Apesar de certo que não resolverão o problema por completo, te fará economizar uma grande parte desse trabalho que com certeza tanto detesta e te rouba tanto tempo na semana.

10 truques para simplificar as tarefas de casa

1. Recorra a caixas e caixotes para conservar a ordem

É uma grande verdade que a desordem não incomoda tanto quando não se vê. Portanto, pode recorrer a adicionar caixas e baús em casa para ocultar aquelas coisas  que só use de forma esporádica.

Com isto nos referimos a brinquedos, anotações da escola, da universidade ou do trabalho, livro e revistas velhas, sapatos, etc. A chave está em evitar deixar as coisas por aí com a desculpa de “depois guardo”. Mas, opte por armazená-los até que os precise ou até que tenha o tempo de organizar definitivamente tudo.

2. Tente não deixar a roupa jogada

Chegar em casa e ver roupas por todos os lados é realmente detestável. Você pode evitar isso tirando alguns segundos para dobrar aquela blusa, pendurar a jaqueta no cabide e guardar as calças na gaveta.

Sim, é certo que muitas vezes não nos sentimos com ânimo para fazê-lo; porém, a longo prazo se transforma em um hábito que vale ouro para a harmonia da casa.

Passar um pano toda vez que usar as torneiras ajuda a simplificar as tarefas de casa

3. Organize suas lavagens

Para evitar as montanhas de roupa suja, estabeleça um calendário de lavagem. Por exemplo, você pode lavar a cada três dias, intercalando a roupa branca e colorida, ou as roupa delicadas e as mais comuns. A chave está na constância para evitar a acumulação de trabalho para um dia só.

4. Lave os pratos diariamente

Não existe um panorama mais desalentador do que os pratos acumulados na pia. A melhor alternativa para evitar isso é lavar assim que terminar de comer.

Novamente, sabemos que frequentemente não tem tempo ou simplesmente não está com vontade de fazer, mas termina sendo um bom negócio: é preferível um pouco todos os dias ao invés de uma grande quantidade de coisas para lavar de uma vez só.

5. Uma varrida todos os dias

A limpeza é uma obrigação que tranquilamente podemos pagar em cota. Ou seja, ao invés de deixar tudo “para o fim de semana” e passar seu tempo livre varrendo, faça um pouco a cada dia.

Por exemplo: dedique 15 minutos de um dia para limpar o banheiro, mesmo que seja de forma superficial. No dia seguinte faça-o com a cozinha; no outro com o quarto. Assim, poderá desfrutar plenamente suas jornadas sem grande volume de trabalho, já que só precisará fazer limpezas profundas de tempo em tempo.

6. Ventile o banheiro

Na hora de simplificar as tarefas da casa que têm a ver com o banheiro, há dois segredos. O primeiro é ventilar bem depois de cada ducha; assim evitaremos que se forme mofo devido a umidade.

Em segundo lugar, considere mudar o sabonete convencional por um gel de banho. Deste modo os compostos do sabão não ficarão grudados nos azulejos e no chão.

Também pode te interessar: 8 erros que cometemos no banho todos os dias

7. Evite passar roupa: pendure-a bem

Um dado fundamental para evitar que a roupa se enrugue muito ao lavá-la é seca-la na lavadora quando o ciclo de lavagem acaba. Além disso, pendurá-las bem é imprescindível.

Portanto, procure pendurar a camisetas na parte de baixo, sem dobrá-las; as calças pela cintura e ao avesso, para que os bolsos sequem; as meias, em contrapartida, pode pendurar de qualquer um do lados.

Limpar todos un dias um cantinho da casa ajuda a simplificar as tarefas de casa

8. Recorra ao bicarbonato, o vinagre e o limão

ao invés de ter que sair para comprar produtos de limpeza – e gastar fortunas neles – é preferível limpar ao estilo clássico: com elementos da sua cozinha. Te surpreenderá conhecer a efetividade de ingrediente como o bicarbonato, o vinagre e o limão para limpar torneiras, superfícies, panelas, frigideiras e inclusive o mesmíssimo forno, que tantas complicações nos gera.

Os truques para simplificar as tarefas da casa têm como objetivo, justamente, torná-la mais simples, não eliminá-la por completo. Ainda que pareçam algo tediosas, a realidade é que requerem muito pouco esforço. Os resultados, em contrapartida, influenciarão muito em sua comodidade e o desfrute de seu tempo livre.

Recomendados para você