Bicarbonato de sódio para queimadura: como preparar

· 10 de julho de 2018
Mesmo que sejam muitos os causadores deste tipo de afecções, o importante e o mais recomendado é tratá-las a tempo, já que podem deixar marcas permanentes na pele

Todos os dias nos encontramos expostos a algum tipo de queimadura, estas podem ser múltiplas e variam de acordo com a gravidade e sua causa.

Devemos ter muito cuidado quando nos encontramos perto de qualquer objeto que emane calor, já que ao fazer contato com nossa pele, os resultados não irão ser dos melhores.

Tipos de queimaduras e seus sintomas

As queimaduras se apresentam de vários tipos e níveis de acordo com sua gravidade. Assim encontramos:

  • Queimaduras de primeiro grau: Afetam somente a camada externa da pele. Seus sintomas mais comuns são a dor por ardor, avermelhamento e inchaço. 
  • As queimaduras de segundo grau afetam a camada externa e a camada subjacente da pele. Entre seus sintomas destacam-se a dor pelo ardor, avermelhamento, inchaço e bolhas. Também são chamadas de queimaduras de espessura parcial.
  • As queimaduras de terceiro grau afetam as camadas profundas da pele. Também são chamadas queimaduras de espessura total. Seus sintomas incluem a pele esbranquiçada, escura e queimada. A zona pode ficar adormecida.

Sendo assim, podemos falar de dois tipos de queimaduras:

  • Queimaduras menores: São aquelas que se apresentam em primeiro grau em qualquer parte do corpo. Também se apresentam em segundo grau com menos de 2 a 3 polegadas (5 a 7 centímetros) de largura.
  • Queimaduras maiores: Incluem queimaduras de terceiro grau ou de segundo grau em mãos, pés, rosto, virilhas, nádegas ou sobre alguma articulação importante.

Recomendações

Existe a possibilidade de que uma pessoa apresente vários tipos de queimaduras ao mesmo tempo.

  • As queimaduras graves precisam de atenção médica imediata. Isso pode ajudar a prevenir cicatrizes, deficiências e deformações. As queimaduras no rosto, nas mãos, nos pés e nos genitais podem ser particularmente graves.

Se você está com este tipo de lesão em casa, recorra imediatamente à água fria, deixando-a fluir pela parte afetada pelo menos por 5 minutos. Caso não seja possível, introduza tal área em um balde que a contenha.

  • Devemos sempre evitar colocar gelo diretamente em tais áreas, já que terá um efeito contrário ao de aliviar a dor. A temperatura do gelo terminará queimando a pele ainda mais.
  • Devemos ter muito cuidado quando estivermos lavando as feridas, já que devemos conservar as bolhas sem rompê-las, se for o caso.
  • Se formos viajar para uma zona onde os raios de sol impactarão diretamente, é necessário recorrer ao uso de bloqueadores que ajudarão a proteger a pele dos raios UV.
Mulher com queimadura na mão

Bicarbonato de sódio para as queimaduras

Para as queimaduras leves de primeiro grau, podemos usar remédios caseiros com ingredientes que podemos ter na despensa ou que não custam muito. O bicarbonato se tornou famoso nas áreas como a gastronomia e a medicina natural. Trata-se de um pó branco bastante econômico e ao alcance de todos.

É possível até que esteja em sua cozinha e não saiba o quão valioso possa ser. Destacamos suas propriedades de reparo e limpeza.

Como o bicarbonato é um esfoliante natural não agressivo, pode ajudar a eliminar as células mortas desprendidas da pele que sofreu a queimadura. Isso permite também que a pele se limpe e vai ficando igual o resto. O bicarbonato pode manter a zona limpa e suavizar a pele.

Existem duas maneiras de aproveitar os usos deste excelente remédio natural.

1. Pasta de bicarbonato para aliviar as queimaduras

Primeira coisa que faremos será uma pasta com bicarbonato e água. Lembre-se que as quantidades dependerão da extensão da queimadura na zona afetada.

Ingredientes

  • 1 colher de bicarbonato (9 g)
  • 5 colheres de água (75 ml)

Modo de preparo

  • Misture ambos ingredientes até conseguir uma pasta um pouco espessa.
  • Aplique-a nas partes onde se encontram as queimaduras, tomando muito cuidado para não maltratar ainda mais a pele.
  • Deixe agir por vinte minutos e depois lave com água fria abundante.

2. Banho em bicarbonato

Neste caso o que faremos é um banho onde o bicarbonato será o protagonista.

Bicarbonato de sódio para queimaduras

Ingredientes

  • Água (quantidade necessária)
  • 1/4 xícara de bicarbonato de sódio (37 g)

Modo de preparo

  • Encha algum recipiente onde possa submergir a zona afetada (se são em muitas partes do corpo, recomenda-se encher uma bacia) com água fria e adicione o bicarbonato de sódio.
  • Deixe agira durante meia hora e depois retire com mais água fria.

O mais importante é seguir as recomendações anteriormente mencionadas. Existem muitas formas de evitar as queimaduras e de prevenir marcas permanentes. Devemos nos lembrar que se a gravidade da queimadura for maior, o melhor é ir diretamente para um hospital.