Reutilize suas camisas velhas para fazer estes artesanatos surpreendentes

· 20 de junho de 2018
Se você tiver facilidade com artesanato e gostar de reciclar roupas e tecidos, não pode perder este artigo! Você já pensou sobre os usos que pode dar às camisas que você já não usa?

As mulheres criativas encontram um novo uso para todo tipo de elemento descartável que veem pela casa. A roupa, neste sentido, pode ser uma excelente alternativa. Reutilize as camisas velhas e dê forma aos artesanatos mais úteis com os seguintes conselhos.

Quantas vezes acontece de lamentarmos profundamente que uma camisa já não nos serve ou rasgou? Infelizmente, diante destas situações, não há mais remédio do que jogá-las fora. Ou há?

A seguir, enumeramos alguns novos usos que pode dar às camisas que já não usa. Não se preocupe, são artesanatos simples e que poderá usar no dia a dia.

Reutilize as camisas velhas para fazer os seguintes artesanatos

1. Capas para almofadas

Reutilize suas camisas velhas para fazer travesseiros

Trata-se de uma excelente maneira de dar uma vida nova as suas roupas velhas. Só precisa pegar uma almofada, preferencialmente branca, e colocá-la sobre a camisa.

Depois, recorte um pedaço de tecido com a forma da almofada; deixe de 8 a 10 centímetros sobrando de cada lado. Depois, corte estas bordas que deixou em tiras em forma de retângulo. Isso te permitirá unir os dois lados da capa com nós simples.

Reutilize as camisas velhas para fazer belas almofadas que combinem com seus lençóis, sofás e cortinas. O melhor é que são simples… se quer precisa costurar!

Quer saber mais? Faça suas próprias almofadas decorativas

2. Bolsas para compras

Alguma vez você já pensou que pode fazer bolsas para compras com camisas ou camisetas que já não usa? É muito simples e consegue-se resultados muito satisfatórios.

Em primeiro lugar, recorte a parte inferior da roupa e reserve esse pedaço de tecido. Depois, corte também a parte do pescoço e as mangas.

Depois, com o pedaço de tecido que reservou, deve prender a parte inferior da camisa. Caso tenha conhecimentos sobre as técnicas apropriadas, pode adicionar uma costura no fundo para reforçar sua resistência. Porém, se prender bem, não deveria ter problemas para transportar objetos leves.

3. Pulseiras

Reutilize suas camisas velhas para fazer colares

Com este truque simples, suas camisas podem passar de algo que cobra o seu corpo faz tempo para algo que decora seu punho. Como se faz? Primeiro, deve recortar tiras da sua camisa. É melhor se tiver mais de uma cor ou se usar mais de uma camisa, de modo que possa conseguir pulseiras multicores.

Depois, estique bem as 3 ou 6 tiras – isso dependerá da sua habilidade para trançá-las logo ou da largura que prefira – e faça um ou dois nós em uma ponta. Esse mesmo extremo deverá segurá-lo com um objeto de peso, para depois fazer as tranças que formarão a pulseira.

Para finalizar, pode colocar um ímã em cada extremo e recobri-lo com um tecido. Se preferir algo mais simples, opte por colocar fios para fazer um nó que te permita atar a pulseira.

Além deste uso, também pode reutilizar este tipo de roupas para fazer coletas para o cabelo. Claro, serão informais; mas te ajudarão a dar um ar mais casual, verdadeiramente colorido e despreocupado.

Não sabia? 13 truques simples para organizar a casa sem perder tempo

4. Tapetes

Sim, sua camisa favorita hoje pode se transformar em seu tapete de amanhã. Ainda que doloroso, este fato é realmente uma boa notícia.

Muitas camisas possuem desenhos bonitos, por isso jogá-las fora seria um desperdício. Para evitar esta perda, reutilize camisas velhas para fazer almofadas muito originais. Os passos a seguir são os seguintes:

  1. Corte a parte inferior de uma ou várias camisas em desuso.
  2. Sem fazer um corte definitivo, vire e continue cortando, como se estivesse descascando uma laranja. Deve ficar apenas uma tira longa por camisa.
  3. Estique-as para alongá-las e junte todas as tiras para fazer um nó em um extremo.
  4. A partir dali, trance as tiras até acabar com todas unidas.
  5. Coloque-as circularmente, em forma de caracol.
  6. Finalmente, cosa desde o centro para fora, unindo cada trança com a seguinte.

Quanto mais camisas usar, maior quantidade de desenhos pode conseguir. Lembre-se de variar quanto as cores e desenhos e trate de usar camisas mais grossas, para conseguir maior consistência e resistência no tapete.

Como evidenciamos aqui, não há motivo para nos desfazermos das roupas velhas. Com alguma criatividade, podem servir para muitas outras finalidades decorativas.

Já sabe… reutilize as camisas velhas para obter novos elementos úteis para a casa ou simples objetos de decoração. Mãos à obra e, a recortar!