Logo image
Logo image

Cardio HIIT, MIIS e LIIS: o que são e quando eles são recomendados?

4 minutos
Em geral, os exercícios cardiovasculares ajudam a queimar gordura e estimular o metabolismo. Você já ouviu falar sobre HIIT, MIIS e LIIS?
Cardio HIIT, MIIS e LIIS: o que são e quando eles são recomendados?
Última atualização: 23 agosto, 2022

Você já ouviu falar de cardio HIIT, MIIS e LIIS? Em geral, os exercícios cardiovasculares ou aeróbicos são aqueles que, quando praticados, provocam a movimentação dos principais músculos do corpo durante um ciclo de tempo.

Especificamente, eles aumentam sua freqüência cardíaca e ajudam a queimar gordura, manter a forma e diminuir calorias. Por isso, sua prática regular beneficia o corpo de várias maneiras. Por exemplo, eles permitem manter um peso corporal saudável, além de reduzir o estresse e promover a autoconfiança.

O nível de intensidade com que esta forma de exercício é praticada determinará o modelo cardiovascular HIIT, MIIS e LIIS. Quais são suas principais características? Como colocá-los em prática? Vamos detalhar isso a seguir.

Cardio HIIT, MIIS e LIIS: tudo o que você precisa saber

Uma das perguntas mais frequentes sobre o cardio HIIT, MIIS e LIIS  é qual é o mais eficaz para queimar gordura. Para resolver essa preocupação, é necessário saber em que consiste cada modelo e quando cada um é recomendado. Vamos ver.

HIIT cardio

Sua sigla significa High Instensity Interval Training, ou seja, treinamento intervalado de alta intensidade. Baseia-se em sessões curtas de exercícios de grande potência física. Exigem um alto nível de resistência ao exigir que os músculos realizem força com maior velocidade, em períodos mais curtos.

Consequentemente, este tipo de cardio gera uma maior transformação no corpo, pois diminui o percentual de gordura e aumenta a musculatura. Além disso, ao contrário de outras formas de exercício, permite queimar mais calorias em relação ao tempo gasto. Assim, é uma boa opção para estimular o metabolismo.

Some figure
O cardio HIIT é uma das modalidades de exercício mais recomendadas para queimar gordura e aumentar a resistência física.

Exercícios recomendados

  • Talvez seja interessante começar com burpees, que se consegue com a união de flexões, agachamentos e saltos verticais.
  • Você continua com sprints, ou seja, correndo na velocidade máxima por uma curta distância.
  • Você pode incluir rotinas com o que tem disponível em casa; subir e descer escadas, por exemplo, até você conseguir aumentar o esforço.

Nessa ordem de ideias, não se esqueça que é fundamental executá-las em curtos períodos de tempo que ficam em torno de 30 segundos a cada repetição. Se você não vai à academia, é uma boa opção para se manter em forma. Se você já treina, pode ser um bom complemento.

Dê uma olhada: 3 exercícios para ganhar mais flexibilidade nas pernas

Cardio MIIS

MIIS significa Moderate Intensity Steady State. Significa cardio em estado estacionário de intensidade moderada. Isso significa que a magnitude com que os exercícios são feitos diminuiria para um nível médio. Nesse caso, a duração deve ser em torno de 30 minutos, já que a força para executar as rotinas é reduzida.

Comparado com o cardio LIIS, tem a virtude de queimar mais calorias; no entanto, é menos exigente do que o cardio HIIT . Em qualquer caso, ele contribui para o bom funcionamento do metabolismo e contribui para o cuidado da saúde cardiovascular.

Exercícios recomendados

  • Com o uso da máquina elíptica, da bicicleta ergométrica, da escada, da esteira, entre outros, é possível realizar esses tipos de exercícios.

O mais aconselhável é que você os faça se gosta de correr e não quer se submeter às demandas do treinamento de alta potência, porque aqui você pode regulá-los e reduzir sua demanda.

Cardio LIIS

Como é conhecido em inglês, LIIS significa Low Intensity Steady State, que se traduz como cardio em estado estacionário de baixa intensidade. A verdade é que a frequência cardíaca é mínima e o exercício é realizado de forma contínua, sem interrupções.

Dos tipos de cardio mencionados, esses exercícios são os menos exigentes do ponto de vista da força. Eles também são os mais fáceis de executar e exigem longos tempos de execução.

Em qualquer caso, são benéficos para pessoas com condições físicas mínimas que começam a academia. Ou seja, passam a ser o ponto de partida para atingir outros níveis de treinamento.

Para ser mais exatos, essa modalidade garante baixos níveis de estresse nas articulações, o que significa menos tempo de recuperação. Também promove a perda de gordura quando associada a reduções no consumo de calorias.

Some figure
Atividades como a corrida ou caminhada são ideais para colocar em prática o cardio LIIS.

Exercícios recomendados

  • Assim como no MIIS, neste caso você pode fazer rotinas com bicicletas, caminhar ou correr longas distâncias. É a melhor opção se você acabou de abandonar o estilo de vida sedentário ou se não está em condições físicas ótimas.

Você pode estar interessado em:  Treino de abdômen para fazer em casa

Combine HIIT, MIIS e LIIS cardio

Todas essas variedades de exercícios cardiovasculares têm efeitos positivos para a saúde. No entanto, a escolha entre um ou outro depende da sua condição física e dos seus objetivos. Na verdade, você pode combinar a prática delas na medida em que você aumenta sua resistência. Em qualquer caso, se tiver dúvidas sobre como implementá-los, consulte um professor.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Boutcher SH. High-intensity intermittent exercise and fat loss. J Obes. 2011;2011:868305. doi:10.1155/2011/868305
  • Fisher G, Brown AW, Bohan Brown MM, et al. High Intensity Interval- vs Moderate Intensity- Training for Improving Cardiometabolic Health in Overweight or Obese Males: A Randomized Controlled Trial. PLoS One. 2015;10(10):e0138853. Published 2015 Oct 21. doi:10.1371/journal.pone.0138853
  • Brooks D. Libro del personal trainer. Primera edición. Barcelona: Editorial Paidotribo; 2001.

 


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.