Conheça 7 benefícios do squash e comece a praticá-lo

O squash ajuda a exercitar todo o corpo e é considerado um dos esportes mais saudáveis. Saiba quais são os seus benefícios e anime-se a praticá-lo!
Conheça 7 benefícios do squash e comece a praticá-lo

Última atualização: 07 Novembro, 2021

O squash é um dos esportes mais completos no que diz respeito a trabalhar o corpo todo e proporcionar benefícios para a saúde. Embora seja uma prática pouco conhecida por muitos, aos poucos vem ganhando adeptos.

Você se anima a descobrir o que este jogo emocionante envolve? Continue lendo!

Como se joga squash?

Este é um esporte praticado com raquetes em que dois adversários se enfrentam. Eles devem bater alternadamente uma bola de borracha contra a parede.

A resposta do adversário deve ocorrer antes que a bola quique duas vezes no chão. As paredes laterais, bem como a inferior, podem ser utilizadas.

Quando um dos competidores erra, seu oponente ganha um ponto. A partida termina quando um dos atletas ganha três sets de onze pontos dos cinco em disputa.

As origens dessa prática remontam à Inglaterra, no início do século XIX. Aparentemente, começou como uma diversão para condenados nas prisões de Londres; depois, passou a ser praticado nas escolas e, posteriormente, foi regulamentado e oficializado como esporte.

Os benefícios do squash para a saúde e o bem-estar

A prática de squash é adequada e até ideal para adultos e menores de idade. É um jogo muito dinâmico que irá colocar todo o seu corpo à prova.

Lembre-se de que é um esporte intenso que gera um grande desgaste. Porém, traz benefícios para a saúde física e mental, além de nos proporcionar um momento de diversão.

Raquetes de squash
Este esporte é exigente e requer muito movimento e concentração.

1. Trabalha todos os músculos

É um esporte em que usamos todo o nosso corpo constantemente. O golpe da raquete exercita os braços, pulsos e costas.

Por outro lado, chegar à bola exige um movimento ágil das pernas a cada intervenção, o que também trabalha os glúteos. O exercício ajuda a aumentar nossa força e resistência.

2. Melhora a coordenação e os reflexos

Para neutralizar os golpes do oponente, você deve agir rapidamente e até mesmo instintivamente. A velocidade com que a bola se move e a necessidade de resposta imediata ativa todos os músculos. Isso nos dá mais agilidade, flexibilidade e reflexos.

3. Fortalece o coração

A prática de squash envolve um bom exercício cardiovascular. Ao melhorar a circulação sanguínea, também reduz o risco de doenças cardíacas.

Não deixe de ler: 5 esportes aquáticos divertidos

4. Ajuda a perder peso

O movimento constante promove a queima de calorias; portanto, o squash é ideal para a perda de peso. E o melhor é que isso ocorre sem pensarmos nesse objetivo. É possível queimar até 900 calorias por cada hora de jogo.

5. Age contra o estresse

Este é um dos esportes considerados terapêuticos, pois traz benefícios à saúde mental. A concentração constante que o jogo exige não deixa espaço para pensar nos problemas do dia a dia.

Após o esgotamento físico, a prática esportiva nos permite um maior relaxamento e descanso. É ideal para liberar tensões.

6. Todos podem praticá-lo

Embora a obtenção da técnica possa levar tempo, a prática amadora é adequada para todas as idades. Além disso, você pode optar por competir ou jogar com o objetivo de se divertir.

7. Pode ser jogado o ano todo

Por se tratar de um esporte indoor, a prática do squash não está sujeita às condições climáticas. Chuva, vento, frio ou calor não são fatores condicionantes do jogo.

O que fazer antes de começar a praticar squash?

Antes de iniciar qualquer prática esportiva é importante fazer um check-up médico. O squash não está isento disso.

Caso você tenha sofrido lesões ou tenha problemas cardiovasculares, é imprescindível consultar um especialista. Se não houver inconvenientes, você estará em condições de se divertir e aproveitar os benefícios do squash.

Aqui estão algumas considerações a serem lembradas antes de começar:

  • Faça um check-up médico.
  • Faça uma alimentação prévia adequada.
  • Hidrate-se adequadamente.
  • Aprenda as regras básicas do jogo.
  • Faça um bom aquecimento e alongamento.
  • Faça pequenas pausas de vez em quando.
  • Faça exercícios de alongamento após o treino.
Jogador de squash descansando
Por ser um esporte indoor, não depende do clima e pode ser combinado com as atividades do dia a dia, quando surgir um espaço livre na agenda.

Comece hoje mesmo e tire proveito dos benefícios do squash

O squash é um dos esportes mais completos e saudáveis. É uma das melhores opções para experimentar algo novo, se divertir e cuidar da saúde. Depois de esgotar nossas energias na quadra, o corpo apreciará o fato de se sentir mais relaxado.

A prática de squash amador não requer equipamentos difíceis de encontrar. Roupas confortáveis e calçados adequados serão suficientes.

Certamente, na quadra eles vão fornecer a bola e as raquetes. Basta convidar o seu parceiro, desafiar um amigo ou até ir sozinho.

Pode interessar a você...

Os 6 melhores esportes para prevenir infartos
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Os 6 melhores esportes para prevenir infartos

Para cuidar bem da saúde do seu coração, é possível praticar exercícios físicos aeróbicos. Esses, também são excelentes para prevenir infartos.