Truques para remover o mau cheiro dos tênis

O mau cheiro dos tênis causa muito desconforto. Felizmente, existem muitos truques que ajudam a eliminá-lo. Descubra-os a seguir!
Truques para remover o mau cheiro dos tênis

Última atualização: 18 Setembro, 2021

Mau cheiro e exercícios são duas coisas que costumam caminhar juntas. A transpiração do corpo durante a atividade física, principalmente se for muito intensa, provoca maus odores. Mas isso não se limita apenas ao corpo, e inclui também os itens de exercício. A seguir, compartilharemos os melhores truques para remover o mau cheiro dos seus pares de tênis.

Infelizmente, a lavagem regular nem sempre é suficiente para acabar com este problema. Não importa o que você faça, parece que o mau cheiro marcou permanentemente o calçado. Essa situação, além de lhe proporcionar momentos desagradáveis, faz com que seus próprios pés absorvam o fedor de forma permanente. O que fazer? Continue lendo!

Por que os tênis cheiram mal?

Antes de ensinarmos os truques para remover o mau cheiro dos tênis, você deve entender o motivo pelo qual isso acontece. Em média, cada um dos seus pés possui 25.000 glândulas sudoríparas. Quando você faz algum tipo de atividade física, ou quando está calor, seu corpo as ativa como um mecanismo de regulação da temperatura.

Nesse caso, o problema é que o suor secretado fica retido em um ambiente onde a transpiração não é possível. Portanto, ele acumula umidade e se torna um terreno fértil para a proliferação de fungos e bactérias.

Em condições normais, o suor não tem um odor específico. No entanto, quando as bactérias o decompõem, elas causam aquele mau cheiro (isso também acontece nas axilas e em outras dobras do corpo). Portanto, essa se torna a principal causa do mau cheiro nos sapatos. Outros gatilhos possíveis são os seguintes:

  • Distúrbios metabólicos
  • Alimentação irregular.
  • Ingestão de alguns medicamentos.
  • Má escolha do calçado.
Por que os tênis cheiram mal?
O mau cheiro em calçados é o resultado do acúmulo de umidade devido ao suor.

Em termos médicos, o chulé é conhecido como “podobromidrose” e atinge 20% da população. A boa notícia é que existem vários truques para eliminá-lo e evitar que ele gere mais aborrecimentos.

7 truques para remover o mau cheiro dos seus tênis

Se você está lendo isso, é porque já tentou eliminar o mau cheiro dos seus tênis de várias maneiras. Se as causas forem bacterianas, como ocorre na maioria dos casos, você precisará de mais do que água e sabão.

1. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um dos ingredientes mais populares para remover odores desagradáveis. Além de ser um produto de fácil aquisição no mercado, estudos mostram que possui propriedades antifúngicas e antimicrobianas. Assim, vale a pena aproveitá-lo da seguinte maneira:

  • Polvilhe o produto dentro do tênis.
  • Deixe agir durante a noite.
  • No dia seguinte, troque o bicarbonato usado por outro fresco e repita o processo.
  • Depois de alguns dias, o cheiro deve desaparecer.

Você também pode tentar lavá-los com bicarbonato de sódio. Para obter o máximo de eficácia, use uma combinação de ambos os truques.

2. Talco para os pés

Seu efeito é semelhante ao do bicarbonato de sódio, embora mais poderoso. Entre outras coisas, tem a capacidade de absorver umidade, evitando assim a formação de novos patógenos no futuro.

Você pode adicionar um pouco aos sapatos, certificando-se de que o talco cubra a ponta do tênis. Além disso, recomenda-se aplicá-lo nos pés antes de sair para praticar esportes, em princípio após o banho. Desta forma, você garante que seus poros estarão abertos para aproveitar melhor a ação do talco. Experimente várias marcas de talco para pés caso não goste de uma específica.

3. Plantas aromáticas

Se você aplicou as duas dicas anteriores, terá eliminado, ou pelo menos reduzido, a formação de fungos no calçado em questão de algumas semanas. Se nesta altura os seus sapatos ainda estiverem com um certo aroma desagradável, use plantas ou ervas aromáticas para terminar de eliminá-lo.

Embora você possa usar qualquer uma que tiver à mão, as melhores são lavanda e sálvia. Isso se deve ao seu aroma intenso, que irá deslocar completamente os resíduos que permaneceram.

  • Adicione várias folhas dessas plantas diretamente dentro dos sapatos.
  • Certifique-se de cobrir toda a superfície da sola, especialmente a ponta.
  • Você pode lavar os pés com infusões dessas ervas para obter o mesmo efeito na pele.

4. Casca de frutas cítricas

Embora seu cheiro seja menos intenso que o das plantas anteriores, a casca de limão, tangerina ou laranja pode ser usada para tirar o mau cheiro do tênis. Escolha apenas cascas frescas, pois a intensidade do seu cheiro diminui com o passar dos dias. Você aplicará o mesmo conselho exposto acima:

  • Coloque uma boa quantidade de casca de limão, laranja ou tangerina (ou combine-as) nos sapatos, de modo que cubram toda a sola.
  • Se desejar, pode deixá-los em local fresco para que o vento ajude a remover os últimos vestígios de mau cheiro.

5. Não use seus tênis com meias sujas

Para complementar os truques anteriores, também é necessário corrigir alguns hábitos. Em primeiro lugar, evite calçar sapatos com meias sujas. Sempre que você praticar esportes, deve usar meias limpas. Caso contrário, os resquícios de suor vão favorecer o crescimento de fungos.

6. Deixe os tênis em um local ventilado

Um erro que até os atletas mais experientes cometem. Independentemente do tipo de atividade que você fizer, seus calçados estarão impregnados de suor no final. Se você os mantiver no armário ou no quarto, não permitirá que sequem adequadamente. Como consequência, os microrganismos se proliferam e geram o mau cheiro.

A melhor coisa que você pode fazer é deixá-los em uma área ventilada. Pode ser uma janela ou qualquer outro local onde sopre um vento fresco. O importante é que você faça isso logo após o treino, e que você os deixe lá por pelo menos duas horas. Se possível, você pode escolher esta área como o local permanente onde irá armazená-los.

7. Espere que sequem completamente após a lavagem

Finalmente, você pode tentar remover o mau cheiro dos tênis lavando-os. No entanto, depois de fazer isso, é essencial que você os deixe secar bem. Se possível, faça isso em dias de sol para que não demorem muito para secar. Lembre-se de que, se retiverem a umidade por muitos dias, o cheiro não melhorará.

Dica bônus: para evitar que eles percam a forma, inclua algumas toalhas pequenas dentro. Se o modelo permitir, você pode retirar a sola para lavá-la separadamente.

Lavar tênis na máquina
Após lavar os tênis, certifique-se de deixá-los secar. Caso contrário, o mau cheiro tende a piorar.

Como você pode ver, há muitas opções para lidar com o mau cheiro nos tênis. A solução não é comprar calçados novos, mas sim aplicar uma série de dicas fáceis de implementar. Caso pretenda adquirir um sapato novo, experimente escolher um modelo cujo design seja respirável. Assim, você evita que ele fique com um cheiro ruim ao longo do tempo.

Pode interessar a você...
Como limpar sapatos de couro: 5 conselhos úteis
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como limpar sapatos de couro: 5 conselhos úteis

Limpar sapatos de couro é uma tarefa que pode ser tediosa quando se desconhece a técnica adequada. Você quer conhecer algumas delas?



  • Letscher-Bru, V., Obszynski, C. M., Samsoen, M., Sabou, M., Waller, J., & Candolfi, E. (2013). Antifungal activity of sodium bicarbonate against fungal agents causing superficial infections. Mycopathologia. 2013; 175(1): 153-158.
  • Zamani, M., & AA, A. A. Evaluation of antifungal activity of carbonate and bicarbonate salts alone or in combination with biocontrol agents in control of citrus green mold. Communications in agricultural and applied biological sciences. 2007; 72(4): 773-777.