7 usos da casca de limão

· 30 de junho de 2016
Desde a antiguidade o limão tem sido utilizado pelas mais variadas culturas, tanto na gastronomia quanto para a saúde e beleza.

O limão, e sua casca, caracterizam-se pelo alto teor de vitamina C, ácido cítrico, cálcio, magnésio, bioflavonoides, pectina e limoneno. Tudo isso fortalece o sistema imunológico e, além disso, tem um forte poder antibacteriano e antiviral, combatendo várias doenças.

A maioria das pessoas utiliza o limão com frequência, mas quase sempre eliminamos 50% dele, ou seja, a casca. Ao longo dos anos e após várias pesquisas, descobriu-se que a casca de limão tem até dez vezes mais vitaminas que seu suco. E, como se fosse pouco, possui minerais e fibras que favorecem a eliminação de toxinas e inclusive funcionam como um agente rejuvenescedor.

Esta parte do fruto, tão ignorada pela maioria das pessoas, surpreendentemente mostrou indícios de resultados positivos na luta contra o câncer. Isso porque ajuda a eliminar as células cancerosas e combate até 12 tipos de cânceres diferentes. Mas, acredite! Isso não é tudo. A casca de limão também é boa para regular a pressão arterial e combater o nervosismo.

Como utilizar a casca de limão?

  • Existem diferentes formas de aproveitar o limão inteiro e todas as suas propriedades para a saúde. Uma das maneiras mais comuns é ralando a casca da fruta, que pode ser adicionada a vários pratos e bebidas. Para isso, a única coisa que você precisa fazer é colocar um limão inteiro para congelar e, depois que estiver bem congelado, ralá-lo bem, obviamente sem descascá-lo.
  • Outra forma de desfrutar os benefícios da casca do limão é preparando uma limonada no liquidificador, ao invés de espremer os limões. Para que não fique com um sabor amargo, o ideal é adicionar açúcar na água antes de juntar os limões e depois bater muito bem todos os ingredientes até obter uma deliciosa e refrescante limonada.
  • Preparar coquetéis com a casca de limão também pode dar um toque muito especial e, ao mesmo tempo, também nos permite aproveitar seus benefícios. Por exemplo, você pode colocar algumas gotas de limão na vodca com água tônica e juntar as cascas.
  • E para obter o máximo proveito de todos os benefícios da casca de limão, também podemos preparar um chá da casca e bebê-lo todos os dias.

Como podemos usar a casca de limão?

Como nosso tema principal é mostrar a você como usar a casca de limão, a seguir compartilharemos algumas ideias.

Aromatizante e saborizante

Casca de limão ralada

Após ralar o limão através da técnica do limão congelado, teremos um aromatizante e saborizante muito especial para a culinária.

Quase sempre as raspas são utilizadas em pratos doces, como por exemplo nos biscoitos, bolos ou sobremesas de limão. Dessa forma, basta incluir nas receitas um pouco de raspas de limão e aproveitar o seu delicioso sabor.

Leia também: Aromatizantes caseiros. Como fazer?

Cascas confeitadas

Esta é uma grande ideia para aproveitar as cascas de limão e o melhor de tudo é que elas podem ser consumidas puras ou como acompanhamento de várias receitas doces. Gostaria de aprender a prepará-las?

Como fazer?

  • Em primeiro lugar, corte as cascas de 10 limões em tiras e coloque-as em uma panela de água para ferver durante dois minutos. Depois de esfriar, coe a água e, então, faça o mesmo procedimento mais duas vezes;
  • Em outra panela, prepare uma calda usando 100g de açúcar e um pouco de água;
  • Depois, junte as cascas de limão à calda, e leve ao fogo baixo até que a água evapore;
  • Finalmente, retire as cascas confeitadas do fogo e deixe secar sobre papel manteiga.

Azeite aromatizado

Óleo de casca de limão

Para obter um azeite especial com as propriedades da casca de limão, com muito cuidado, cortamos as cascas de limão e as colocamos em uma garrafa com azeite de oliva. Entretanto, para que o aroma e o sabor sejam intensos, devemos deixar as cascas na garrafa por um mês.

Aromatizante de limão caseiro

Para fazer um aromatizante caseiro perfeito para perfumar os cômodos do lar, o limão e seu delicioso aroma podem ser os melhores aliados.

Sendo assim, coloque para ferver, em 500ml de água, dois limões inteiros ou apenas a sua casca, três raminhos de alecrim fresco e uma colher de chá de baunilha. Depois que começar a ferver, retire do fogo e deixe repousar antes de utilizar. Para conservá-lo melhor, ele pode ser guardado na geladeira.

Leia também: Aromaterapia, em que consiste?

Cubos de gelo cítricos

Outra boa ideia para aproveitar o toque especial da casca de limão nos coquetéis é colocar um pouco de raspas de limão nas bandejas de gelo para, assim, obter cubos de gelo com um toque diferente.

Evitar que o açúcar mascavo empelote

Certamente você já guardou açúcar mascavo num recipiente e pouco tempo depois notou que algumas partes ficaram empelotadas. Para que isso não ocorra, basta adicionar um pouco de raspas de limão, tendo cuidado para evitar as partes brancas.

Chá de casca de limão

Casca de limão

Como já mencionamos anteriormente, o chá de casca de limão é uma das melhores formas de desfrutar de suas propriedades. Isso porque este chá é ideal para desintoxicar, purificar e eliminar as toxinas do organismo.

Como preparar?

  • Primeiramente, leve ao fogo um litro de água para ferver;
  • Quando começar a ferver, junte a casca de dois limões e deixe ferver por mais 15 minutos em fogo baixo;
  • Junte o suco dos limões e adoce com um pouco de estévia ou mel, caso goste queira mais doce. Pronto, assim o chá está pronto para ser consumido.