3 soluções para eliminar o mau cheiro das sandálias

15 de janeiro de 2020
Para eliminar o mau cheiro das suas sandálias, você pode testar alguns preparos com ingredientes naturais. Você ainda não conhece nenhuma delas? Vamos compartilhar as melhores opções. 

Você está procurando soluções para eliminar o mau cheiro das suas sandálias? É possível fazer isso de maneira simples com algumas dicas naturais como o talco, a argila, o bicarbonato ou os óleos essenciais.

As sandálias são um calçado bonito e confortável que nos permite manter os pés frescos nas épocas de calor. No entanto, apesar de as aberturas permitirem ficar com os pés bem ventilados, o calor também pode causar um excesso de umidade e mal cheiro.

Soluções para eliminar o mau cheiro das suas sandálias

A combinação de alguns materiais das nossas sandálias, junto com o suor e as bactérias dos pés, dá como resultado o mal cheiro. Se não buscarmos uma solução, esse cheiro não vai desaparecer e vai se tornar muito evidente quando ficarmos com parte dos pés descoberta. 

No entanto, há algumas soluções caseiras que podem nos ajudar a reduzir ou eliminar esse problema. Devemos usá-las apenas quando tirarmos as sandálias. Assim, quando as colocarmos de novo, estarão perfeitas.

1. Argila branca e óleos essenciais

Argila para eliminar chulé

A argila branca é um produto natural que tem a capacidade de absorver as toxinas. Isso a transforma em uma solução excelente em termos tópico e oral (sempre que se una argila destinada a esse fim). Além disso, sua semelhança com o pó de talco facilita sua aplicação.

Hoje em dia, podemos encontrar argila em herbanários, farmácias e lojas de produtos naturais. Além disso, podemos adicionar alguns óleos essenciais para dar um aroma específico. Por exemplo, recomendamos o óleo de lavanda, o de alecrim ou o de limão.

  • Temos apenas que aplicar um pouco dessa mistura na sola das sandálias quando as tirarmos à noite.
  • Além disso, também podemos aplicar a argila na sola do pé no momento em que formos usá-las.
  • Com essa argila, também podemos fazer tratamentos para os pés, do mesmo modo que faríamos em nosso rosto. Desse modo, ajudamos a eliminar toxinas através da pele e combater o mau odor na sua origem.

Leia também: Descubra como fazer e usar o óleo de lavanda

2. Saquinhos de chá com hortelã

Você tem costume de tomar infusões de chá de hortelãzinho ou similares? Você deve saber que se deixar os saquinhos já usados secarem, terá à sua disposição um simples e econômico desodorante de ambiente natural. Esses saquinhos de chá podem ser úteis para a geladeira, os armários, o carro ou… suas sandálias.

  • Quando você tomar seu chá, deixe o saquinho da infusão secar.
  • Para potencializar um aroma agradável, recomendamos adicionar algumas gotas de óleo essencial de hortelã. À medida que perderem o odor, você poderá acrescentar mais.

3. Bicarbonato com óleos e casca de cítricos

O bicarbonato de sódio tem propriedades antibacterianas

Um dos remédios mais antigos para eliminar o mau cheiro das suas sandálias e de qualquer calçado é o bicarbonato de sódio. Esse produto absorvente, fungicida e alcalinizante nos ajuda a resolver muitas situações em casa.

Nesse caso, propomos combiná-lo com outro ingrediente que não temos o costume de aproveitar: as cascas dos cítricos. Elas são ricas em essências naturais e proporcionam um delicioso odor que relacionamos com limpeza e frescor.

  • Em primeiro lugar, descasque diferentes frutas cítricas (limão, laranja, tangerina ou toranja) em tiras finas e as coloque em um pote com bicarbonato de sódio.
  • Recomendamos não cortar em pedaços muito pequenos para um maior conforto ao usar essa mistura depois.
  • Logo, deixe o bicarbonato impregnar durante alguns dias.
  • Finalmente, coloque um pouco na sola das sandálias durante a noite para absorver o mau odor.

Você sabe: O que podemos fazer com a casca dos cítricos?

Outros conselhos para eliminar o mau cheiro das sandálias

  • Em primeiro lugar, procure deixar os sapatos em um local bem arejado e seco, especialmente aqueles que tenham tendência a apresentar odores desagradáveis.
  • Por outro lado, prefira sandálias de materiais naturais e que permitam uma boa transpiração.
  • Além disso, se você desconfiar que pode estar com uma infecção nos pés, consulte um podólogo.
  • Finalmente, a dieta também tem influência no odor do nosso corpo. Aumente o consumo de frutas e verduras cruas e beba dois litros de água, pelo menos, ao longo do dia.

Em conclusão, como você pode ver neste artigo, é possível eliminar o mau cheiro das suas sandálias. Você tem apenas que utilizar as soluções que propomos e seguir esses conselhos finais. Experimente e livre-se desse complexo!

  • Moosavi, M. (2017). Bentonite clay as a natural remedy: A brief review. Iranian Journal of Public Health.
  • Kalemba, D., & Kunicka, A. (2005). Antibacterial and Antifungal Properties of Essential Oils. Current Medicinal Chemistry. https://doi.org/10.2174/0929867033457719
  • Kuepper, G., & Thomas, R. (2001). Use of Baking Soda as a Fungicide. Organic Gardening.