Limpeza e desinfecção ecológicas da geladeira

8 de julho de 2019

A geladeira pode gerar odores desagradáveis, por isso é muito importante adotar hábitos de limpeza e desinfecção ecológicas para manter a higiene dos eletrodomésticos e ser amigáveis com o meio ambiente.

Pode acontecer que, mesmo se os alimentos decompostos forem eliminados, o mau cheiro persista. Para resolver o problema do cheiro e garantir um aparelho limpo, existem truques ecológicos fáceis de aplicar.

Limpeza e desinfecção ecológicas da geladeira

Antes de iniciar qualquer procedimento de limpeza e desinfecção da geladeira é importante desligá-lo. É necessário deixá-lo pelo tempo necessário para que descongele, e assim libere parte da acumulação que deve ser eliminada. Em seguida, removeremos todos os alimentos, embalagens e produtos, para melhor acesso à toda a superfície.

É importante não usar cloro ou desinfetantes para limpar a geladeira. Eles são difíceis de eliminar e podem contaminar  os alimentos, com consequentes riscos à saúde.

Qualquer que seja o método escolhido para limpar e desinfetar a geladeira, é essencial deixá-lo secar antes de guardar os alimentos novamente. Estes, como qualquer recipiente, devem ser completamente limpos antes de serem guardados, para evitar que sejam contaminados novamente.

Você pode estar interessado em ler ademais: 5 maneiras de usar bicarbonato de sódio e limão na limpeza da casa

O bicarbonato de sódio é muito útil

Bicarbonato para limpar a geladeira

Quando limpamos a geladeira devemos usar produtos que aumentam a eficácia desse processo. Um dos melhores produtos, e também muito econômico é o bicarbonato de sódio. Possui alto poder desengordurante e antibacteriano que elimina vestígios de alimentos e sujeira acumulada.

  • Em primeiro lugar, misture duas colheres de sopa com algumas gotas de limão em um litro de água morna.
  • Posteriormente, esfregue por dentro e por fora.
  • Logo deixe agir por cinco minutos, e depois passe um pano seco para remover a umidade restante das superfícies internas e externas.

Água com sal

Se misturarmos um punhado de sal em quatro litros de água morna, obteremos um líquido ideal para limpar a geladeira. Molhamos uma esponja e trabalhamos nas superfícies internas e externas. Assim, eliminamos todos os vestígios de sujeira e substâncias nocivas à saúde.

Vinagre, excelente antibacteriano

Outra opção interessante é a limpeza com vinagre. Este excelente antibacteriano com alto poder desinfetante é ideal para a limpeza de áreas altamente contaminadas.

  • Em primeiro lugar, misture meia xícara de vinagre branco em um copo de água.
  • Posteriormente, limpe o interior da geladeira.
  • Finalmente você pode usar um spray e deixar agir por cinco minutos.
  • Logo deixe arejar e seque.

Confira também: As 5 melhores soluções de limpeza naturais com bicarbonato e vinagre

Azeite para ajudar na limpeza e desinfecção da geladeira

Azeite para a limpeza e desinfecção da geladeira

Quatro colheres de sopa de azeite misturadas com três de suco de limão são ideais para limpar as superfícies externas de aço inoxidável da geladeira. Sem dúvida alguma, esta mistura remove traços de sujeira e manchas sem deixar uma sensação gordurosa. Finalmente, deixe agir por 10 minutos, e limpe com um pano seco.

Óleo da árvore do chá

O óleo da árvore do chá é outro produto natural com excelentes propriedades desinfetantes.

  • Em primeiro lugar, dilua duas colheres de sopa de óleo essencial de árvore em um copo de água morna.
  • Por outro lado, recomendamos usar um spray para a superfície interna, e depois remover o excesso com um pano de microfibra.

Suco de limão contra o mau cheiro

  • Em primeiro lugar, esfregue a área com uma esponja impregnada com suco de limão, e deixe agir por cinco minutos. Seu ácido cítrico tem efeitos antissépticos eficazes para limpar superfícies em profundidade.
  • Também, experimente colocar o suco de três limões em um vidro com spray junto com duas xícaras de água morna.
  • Finalmente, borrife pela superfície, deixe agir por vários minutos e retire com um pano seco.

Limpeza e desinfecção da geladeira: neutralize os odores com essências

Essências para a limpeza e desinfecção da geladeira

O limão não só tem boas propriedades antissépticas, mas também ajuda a deixar um bom cheiro na geladeira.

  • Em primeiro lugar, umedeça o algodão em alguma essência aromática e guarde em uma das gavetas da geladeira.
  • Assim, a essência de baunilha é muito adequada. Os limões cortados ao meio também eliminam o odor e o café moído ou sua borra, conseguem os mesmos resultados.

Carvão vegetal

Como alternativa para eliminar o mau cheiro da geladeira pode-se usar um pedaço de carvão, cuja eficácia é inquestionável. Uma cebola cortada ao meio pode ter a mesma função, desde que seja deixada sozinha por uma noite.

Estes 12 métodos ecológicos para a limpeza e desinfecção da geladeira proporcionarão excelentes resultados. Eles são simples, baseados em produtos naturais e econômicos, e seus resultados são garantidos. Com eles, teremos uma geladeira muito limpa, e a nossa saúde estará assegurada.

 

  • Sociedad ambiental. La limpieza sin químicos. Extraído de: http://www.fev.org.ar/uploads/2/0/8/5/20850604/la_limpieza_sin_qua-micos_v2.0.pdf
  • paginasverdesxalapa. Guía de la limpieza ecológica. Extraído de: http://www.paginasverdesxalapa.com/pdf/guia_limpieza_ecologica_adc.pdf