Benefícios da prancha abdominal

· 12 de abril de 2019
A prancha abdominal é um excelente exercício para fortalecer o corpo. Seus benefícios são múltiplos porque você trabalhará diversos grupos musculares.

Para ser um exercício tão simples de praticar, a prancha abdominal tem muitas vantagens. Por isso, não podemos deixar de fazê-la. Se quiser fortalecer o abdômen e as costas, aqui você conhecerá os benefícios deste tipo de exercício.

Os exercícios de prancha abdominal darão a você resistência e assim, poderá realizar qualquer atividade física.

Como fazer a prancha abdominal

Prancha abdominal para fortalecer os músculos

Para começar, apoie os cotovelos e o antebraço no chão, alinhando os cotovelos com seus ombros. Os antebraços e as munhecas devem ficar alinhados com os cotovelos. Isto forma uma linha reta, como se pode apreciar na imagem.

Apoie as pontas dos pés no chão e fazendo força, empurre seu corpo para cima. A ideia é manter as costas retas e alinhadas com as pernas. Coloque seu queixo perto do pescoço, mas sem contrair.

Nessa posição, contraia os músculos do abdômen, os glúteos e as coxas. Mantenha a prancha entre 20 e 30 segundos. Descanse durante aproximadamente um minuto e repita de três a cinco vezes mais.

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Benefícios da prancha abdominal

1. Fortalece os músculos de seu núcleo central

A prancha por si só não te dará um abdômen plano, mas quando a combinamos com uma dieta equilibrada e exercícios cardiovasculares, então sim, você verá os resultados.

Com este exercício você treina os músculos do núcleo interno, inclusive o transverso abdominal, que assenta as bases para criar um abdominal plano mais forte e definido.

Para as pessoas com problemas de discos vertebrais ou dores persistentes nas costas, a prancha abdominal é mais segura que os exercícios abdominais convencionais porque não exige a flexão da coluna vertebral.

2. Reduz o risco de lesões

A prancha abdominal trabalha os músculos do abdômen, as costas, as pernas e os braços. Ou seja, se trata de um trabalho muscular completo.

Fortalecer os abdominais pode ajudar a evitar as dores no pescoço e ombros devido às más posições (costas curvadas, por exemplo).

3. Melhora o metabolismo

Como a prancha abdominal consiste em movimentos muito leves, ou inclusive estáticos, é um excelente exercício para as pessoa que tem um estilo de vida sedentário.

Realizar esses exercícios durante uns minutos por dia pode acelerar o metabolismo durante o dia e inclusive durante a noite.

4. A prancha abdominal melhora a postura

A prancha abdominal exercita o tronco, desde a cintura pélvica (bacia) até a cintura escapular. Quando estes músculos, que incluem o eretor da espinha dorsal, os romboides e o trapézio são fortes, naturalmente você se moverá com as costas mais eretas.

Uma boa postura facilita a respiração e o funcionamento do sistema nervoso, ao mesmo tempo em que facilita o posicionamento adequado.

Mulher fazendo prancha abdominal

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5. Melhora a coordenação

Ao fortalecer todo o seu núcleo e não somente os abdominais, você estará ensinando ao seu corpo a agir como uma unidade global, e não como um conjunto de partes individuais.

Além disso, quando correr, caminhar, girar ou nadar, os abdominais trabalhados com prancha ajudarão a ter maior resistência em geral.

A prancha simples treina os músculos do seu corpo para que funcionem todos juntos, enquanto que as variações da prancha, como as versões com uma só mão ou com uma perna só, aperfeiçoam o equilíbrio.

6. Melhora a flexibilidade e o estado de ânimo

A flexibilidade não é só uma consequência do alongamento, mas também pode ser conseguida através de exercícios como a prancha abdominal. Eles ajudam a expandir e alongar todos os músculos posteriores das costas e das pernas.

Apesar de que a maioria dos exercícios são capazes de melhorar o estado de ânimo, o efeito de fortalecimento e alongamento da prancha ajuda a liberar os músculos que ficaram rígidos devido a se manterem na mesma posição de maneira prolongada.

A liberação da tensão relaxa e ajuda a eliminar o estresse.

Faça os exercícios de prancha abdominal e notará os benefícios para a sua condição física. Seu corpo ganhará vitalidade com este simples exercício e você terá a barriga chapada que sempre quis.

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