Bebidas naturais para combater o cansaço mental

25 de janeiro de 2019
Tanto a aveia quanto a banana nos oferecem energia. Além disso, nosso corpo converte o triptófano presente na banana em serotonina, e por isso melhora o nosso estado de ânimo.

Todos nós já sofremos com o cansaço mental. Seja por causa do trabalho, pela carga horária exagerada ou pelo excesso de responsabilidades. A vida pessoal também nos obriga a lidar com diversos tipos de problemas e tudo isso faz com que às vezes nos sintamos esgotados.

A vida estressante que levamos hoje contribui muito para este sentimento de cansaço. Além disso, há momentos em que parece que não conseguiremos seguir trabalhando ou resolvendo nossos problemas.

Há algumas maneiras de reduzir o estresse e, consequentemente, o cansaço mental, como manter hábitos alimentares saudáveis, praticar atividade física regularmente, dormir bem e dedicar um tempo para alguma atividade relaxante, seja ler um bom livro, fazer uma massagem, praticar ioga ou meditar.

Além destas recomendações que ajudam a prevenir o cansaço mental, existem algumas bebidas naturais que podem dar uma dose extra de energia nos dias em que não estamos bem. Experimente estas dicas e sinta a diferença nos seus níveis de energia e disposição.

Bebidas naturais para combater o cansaço mental

1. Banana, aveia e mel

Ingredientes

  • Uma banana madura
  • 1 copo de aveia
  • 1 iogurte grego
  • 100 ml de leite
  • Duas colheres de mel
  • Canela em pó

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, deixe a aveia de molho por um tempo para ficar mais macia.
  2. Depois, elimine a água e coloque a aveia no liquidificador junto com a banana madura cortada em pedaços.
  3. Adicione também o leite e o iogurte grego.
  4. Bata todos os ingredientes até obter uma textura cremosa.
  5. Por último, coloque um pouco de mel e canela em pó por cima.
  6. Consuma fria.

Se possível, corte a banana no dia anterior e deixe os pedaços no freezer, pois a banana congelada irá dar mais cremosidade à batida, além de deixá-la mais geladinha.

Esta bebida simples irá refrescar, hidratar, e oferecer muita energia e disposição, já que é rica em vitaminas e minerais que ajudam a revitalizar sua mente e a aumentar a capacidade de concentração.

Não deixe de ler: Combata o cansaço crônico com 5 remédios naturais

2. Cenoura, beterraba e maçã

Uma bebida de cenoura, beterraba e maçã pode te ajudar a combater o cansaço mental

Ingredientes

  • Uma beterraba média
  • Uma maçã verde
  • Uma cenoura
  • Meio pepino
  • 1 copo de água

Modo de preparo

  1. Lave bem os ingredientes.
  2. Corte-os em pedaços.
  3. Bata no liquidificador até obter uma mistura homogênea.

Este suco é rico em vitaminas e minerais, além de conter antioxidantes que combatem os radicais livres. Esta combinação de nutrientes é ideal para nos proporcionar mais energia e reduzir o cansaço mental decorrente do estresse.

A maçã ainda é ótima para ajudar a queimar gordura e a regular os níveis de colesterol, enquanto o pepino contribui para a hidratação do organismo.

Além disso, este suco possui propriedades desintoxicantes e funciona como um tônico natural que ajuda a desinchar e eliminar toxinas que se acumulam no organismo. Com menos toxinas, nos sentimos melhor e mais dispostos, o que contribui para reduzir a sensação de exaustão.

Leia também: 7 razões para incluir o suco de beterraba na dieta

3. Amêndoas, melão e uva

Uma bebida com amêndoas, melão e uva pode te ajudar a combater o cansaço mental

Ingredientes

  • 2 pedaços de melão
  • 1 copo de leite de amêndoas
  • 10 uvas sem caroço

Modo de preparo

  1. Corte o melão fresco em pedaços.
  2. Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea.

Se quiser, você pode tirar a pele das uvas para conseguir uma textura mais homogênea, mas saiba que ela é rica em nutrientes.

Se quiser, você pode fazer o seu próprio leite de amêndoas em casa, mas não há problema em comprar a versão pronta no supermercado.

As amêndoas estão entre os alimentos que mais oferecem benefícios para a saúde, e um dos maiores responsáveis por isso é a sua alta concentração de magnésio. Este mineral poderoso é ótimo para combater o cansaço e as dores de cabeça ou nas articulações.

Essa bebida é uma ótima opção para tomar pela manhã, em dias em que você acorda com uma leve dor de cabeça, apatia, e sentindo o cansaço mental que nos tira a vontade de enfrentar um duro dia de trabalho.

  • Kaplowitz, N. (2012). Dealing with stress. Hepatology. https://doi.org/10.1002/hep.25515
  • Marcora, S. M., Staiano, W., & Manning, V. (2009). Mental fatigue impairs physical performance in humans. Journal of Applied Physiology. https://doi.org/10.1152/japplphysiol.91324.2008
  • Haskell-Ramsay, C. F., Stuart, R. C., Okello, E. J., & Watson, A. W. (2017). Cognitive and mood improvements following acute supplementation with purple grape juice in healthy young adults. European Journal of Nutrition. https://doi.org/10.1007/s00394-017-1454-7