Combata o cansaço crônico com 5 remédios naturais

Para combater o cansaço crônico, é fundamental cuidar da rotina de sono, descansando, pelo menos, de 7 a 8 horas ininterruptas diariamente.
Combata o cansaço crônico com 5 remédios naturais

Última atualização: 04 Março, 2021

O cansaço crônico, também conhecido como síndrome da fadiga crônica (SFC), está associado a sintomas incômodos e variados, incluindo dores musculares, dores ósseas e dores de cabeça, problemas de concentração e memória, além de distúrbios do sono.

É um grande problema para a pessoa que o apresenta, pois ela não encontra alívio com o descanso. Portanto, é um assunto complexo sem uma causa clara ou um tratamento específico.

Segundo especialistas do Hospital Alemán, “é considerada uma doença crônica por ser de longa duração (mais de seis meses)". Além disso, eles esclarecem que a SFC pode ser consequência de vários fatores. Portanto, nenhuma causa única é atribuída a ela.

Quais são os sintomas do cansaço crônico?

Quais são os sintomas do cansaço crônico?

De acordo com um estudo publicado em 2002, a síndrome da fadiga crônica “reflete uma situação de fadiga persistente e inexplicada devido a pequenos esforços físicos e mentais claramente incapacitantes para o paciente. Geralmente é acompanhada de um contexto sintomático de tipo inflamatório“.

Como mencionamos anteriormente, dores musculares, dores de cabeça ou dores nos ossos estão presentes na fadiga crônica, assim como outros desconfortos, como:

  • Tontura
  • Dificuldade para dormir
  • Problemas de concentração e memória.
  • Desconforto após ter realizado alguma atividade (física ou mental), entre outros desconfortos imprevisíveis.

Problemas para dormir? Cuidado!

Muitas vezes, o cansaço crônico é gerado pela falta de um sono adequado. Se nem o corpo e nem a mente descansam à noite, a exaustão vai se acumulando, e isso pode acabar resultando em algo mais grave.

Muitos profissionais de saúde recomendam dormir oito horas por dia, embora alguns considerem que seis horas é suficiente. No entanto, diversos fatores podem influenciar nisso. Alguns deles são os problemas com o colchão, as preocupações, os ruídos, a luz, entre outros.

Ao se acostumar a não dormir adequadamente, você se sentirá com menos energia. Portanto, será muito fácil se distrair, ficar de mau-humor e não se concentrar.

Combata o cansaço crônico

Além de seguir as orientações do médico e ter bons hábitos de vida, há quem considere aconselhável recorrer aos seguintes medicamentos naturais para combater o cansaço crônico:

 1. Suco de aveia

Você sabe quais são os sintomas do cansaço crônico?

A aveia contêm carboidratos, um dos compostos mais importantes para reduzir a fadiga. Além disso, ela fornece energia ao corpo. Você pode adicionar aveia a qualquer tipo de fruta para torná-la mais saborosa.

Ingredientes

  • Duas xícaras de aveia (210 g)
  • Duas xícaras de água (500 ml)
  • 1 copo de leite em pó (100 g)

Modo de preparo

  1. Coloque a aveia em uma tigela com água morna.
  2. Quando ela amolecer, coe a água e bata a aveia em um liquidificador com o leite, a água e frutas.
  3. Certifique-se de obter uma mistura homogênea.

 2. Infusão de gengibre

O gengibre é uma raiz com aroma e sabor agradáveis. Possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e digestivas, por isso, acredita-se que possa ser útil para combater o cansaço crônico.

Ingredientes

  • Uma xícara de água (250 ml)
  • 3 colheres de sopa de raiz de gengibre (45 g)

Modo de preparo

  1. Corte o gengibre em pedaços médios.
  2. Adicione-os à água fervente e deixe por pelo menos 20 minutos.
  3. Deixe descansar antes de consumir.

 3. Maca peruana em pó

Segundo as crenças populares, a maca peruana pode ser usada como remédio natural contra o cansaço crônico. Diz-se que ela tem propriedades energizantes e também fornece vitaminas B ao corpo.

Ingredientes

  • 6 colheres de sopa de maca peruana em pó (90 g)
  • Duas xícaras de água (500 ml)
  • Duas xícaras de morangos (300 g)
  • Açúcar a gosto

Modo de preparo

  1. Em um liquidificador, bata os morangos em pedaços e com a água.
  2. Adicione o açúcar e a maca em pó e bata novamente.
  3. Despeje em um copo e deixe esfriar.

 4. Chá de canela

A canela é uma especiaria amplamente utilizada nas áreas gastronômica e medicinal. Segundo especialistas da Fundação Espanhola de Nutrição, ela é fonte de proteínas, ferro, cálcio, zinco, potássio, selênio, vitaminas B6, C, fenóis e aldeídos

A canela é uma especiaria amplamente utilizada nas áreas gastronômica e medicinal. Segundo especialistas da Fundação Espanhola de Nutrição, ela é fonte de proteínas, ferro, cálcio, zinco, potássio, selênio, vitaminas B6, C, fenóis e aldeídos.

Várias propriedades são atribuídas a esta especiaria, e acredita-se que ela possa ser um bom estimulante em caso de fadiga crônica.

Nota: você deve ter em mente que a canela é contraindicada em alguns casos. Portanto, antes de tomar qualquer remédio com ela, é aconselhável consultar primeiro o médico.

Ingredientes

  • 5 colheres e meia de canela (aproximadamente 80 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)

Modo de preparo

  • Adicione a canela em um caneco com água fervendo e infusione durante aproximadamente 20 minutos.
  • Deixa repousar até que esfrie e consuma uma xícara por dia.

 5. Espinafre

O espinafre é um alimento cheio de nutrientes para o corpo. Esse vegetal é rico em vitamina B, ferro e potássio, que oferecem força e energia.

Vale ressaltar que este vegetal contém nitratos, os quais têm demonstrado efeitos benéficos no controle dos níveis elevados de pressão arterial. Assim, esse vegetal ajuda a prevenir doenças cardíacas.

Ele é recomendado, entre outras coisas, para ajudar a reduzir os efeitos do estresse oxidativo no organismo, já que seus antioxidantes protegem as células e evitam sua deterioração prematura. 

Ingredientes

  • 7 xícaras e meia de espinafre (300 g)
  • Duas colheres de sopa de azeite de oliva (30 ml)
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Lave e limpe o espinafre.
  2. Coloque-o em um recipiente e adicione o azeite e o sal.
  3. Você pode acompanhá-lo com qualquer refeição.

Para evitar a fadiga crônica você deve se cuidar todos os dias

A melhor maneira de combater a fadiga crônica é ter bons hábitos de vida. Portanto, você deve seguir uma dieta balanceada, hidratar-se adequadamente e, em geral, ter um estilo de vida ativo.

Embora você possa pensar que o exercício pode deixá-lo ainda mais cansado, na realidade, fazer um pouco de exercício diariamente pode ajudá-lo a se sentir mais disposto e com mais energia.

Pode interessar a você...
10 formas de combater o cansaço e ter mais energia naturalmente
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
10 formas de combater o cansaço e ter mais energia naturalmente

É natural nos sentirmos exaustos por causa da infinidade de tarefas, metas e expectativas que temos. Saiba como combater o cansaço e se recarregar.