Conheça os benefícios de consumir aveia

· 17 de junho de 2014
Consumir aveia de forma habitual ajuda a diminuir os níveis de colesterol e açúcar no sangue. Além disso, graças aos seus fitoquímicos, pode nos protege contra o câncer.

Todos sabem que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Esta refeição permite que o nosso corpo comece o dia com todas as energias para enfrentar melhor o dia. Você já parou para pensar porque sempre é bom consumir aveia na primeira refeição do dia? Saiba mais a seguir!

Benefícios da aveia mais destacados

A aveia é depurativa

Graças a grande quantidade de aminoácidos, a produção de lecitina no fígado é estimulada, o que favorece a depuração das toxinas do organismo. Consumir aveia é bom para limpar as paredes das artérias, visto que a fibra retira os depósitos de gordura acumulados e que podem gerar muitos problemas de saúde, a exemplo dos cardíacos.

Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

Esta é uma excelente notícia para os diabéticos. Certamente, estas pessoas deveriam adicionar a aveia em suas dietas; a fim de melhorar a digestão do amido e manter a glicemia estável, principalmente depois de comer.

Consumir mingau de aveia na dieta.

Melhora a digestão

Este cereal contribui na redução dos ácidos biliares, facilitando o trânsito intestinal e evitando a prisão de ventre. Por ser rica em carboidratos de absorção lenta, a aveia mantém a sensação de saciedade por mais tempo. Tornando-se uma boa alternativa para os que fazem dietas, dado que retira a vontade de comer de hora em hora.

Possui proteínas de grande valor

No total são 8 os aminoácidos essenciais da aveia; tornando-a fonte de proteínas de grande valor biológico. Esta qualidade permite formar tecidos novos no corpo.

Tem propriedades anticancerígenas

Alguns estudos indicam propriedades da aveia como uma arma de proteção contra o câncer; uma doença cada vez mais comum. Isto se deve aos fitoquímicos presentes na aveia. Aconselha-se então consumir aveia todos os dias, para reduzir as chances de sofrer câncer de mama e de cólon.

Consumir aveia pode prevenir o câncer.

Consumir aveia faz bem para o coração

Teor alto de ácidos ômega 3 e linoleicos, conhecidos como “gorduras boas”, que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL); favorecendo as atividades do coração e do cérebro.

Ajuda o sistema nervoso central

Graças às vitaminas do complexo B, desenvolve, mantém e equilibra o funcionamento do sistema nervoso.

Previne os problemas das glândulas tireoides

Principalmente o hipotireoidismo. Por conter iodo, um mineral que ajuda a manter o correto funcionamento das glândulas.

Previne a osteoporose

Em razão dos altos níveis de cálcio (necessários para uma boa saúde óssea), um mineral que ajuda a evitar a desmineralização.

Ajuda a perder peso

Para tanto, deve ser consumida em jejum ou no café da manhã, junto com leite desnatado ou de soja, suco de laranja ou frutos secos.

É uma das melhores fontes de energia que existem

Por isso se recomenda consumir na primeira hora da manhã, ou antes do meio-dia. Principalmente para aqueles que trabalham muitas horas fora de casa ou tem que estudar para uma prova.

É uma grande aliada nos tratamentos de beleza

As propriedades da aveia não apenas são aproveitadas pelo sistema digestivo. Como também pode ser usada de maneira tópica (externa) para rotina estética. Por exemplo, misture com creme hidratante e tenha uma esfoliante para o rosto realmente maravilhoso. É muito mais econômico do que qualquer outro tratamento de beleza.

Como consumir aveia?

Em resumo, estas são as melhores formas de adicionar este maravilhoso cereal na dieta diária:

Vitamina de aveia:

Em primeiro lugar, adicione no liquidificador uma maçã, uma banana, uma pera, leite ou iogurte, junto com algumas colheres de aveia e bata bem. Esta deliciosa bebida pode ser consumida em qualquer momento do dia, para que seu corpo se sinta mais saudável. Adoce com açúcar se for necessário.

Panquecas:

Podem ser salgadas ou doces, de acordo com suas preferências. Faça com um pouco de aveia e leite, e depois recheie com vegetais e temperos, com geleia, doces, etc.

Pão de aveia:

É um pão integral realmente delicioso. Você pode adicionar canela e noz moscada e não se esqueça de colocar fermento para que cresça no forno. Do mesmo modo, é possível colocar uvas passas, sementes, nozes, chocolate, etc.

Consumir pão de aveia faz bem para a saúde

Biscoitos de aveia:

Certamente são uma excelente opção para o lanche da tarde. Existem variedades com coco, amêndoas ou nozes.

Ingredientes de saladas:

Por exemplo: pique cebolas, tomates, batatas fervidas, pepinos, alfaces. E então, rale cenouras. Posteriormente, o toque especial: aveia em grãos, que deve ser cozida (se desejar, com sal), por 25 minutos, coada e lavada com água fria.

Para empanar vegetais ou carnes:

Ao invés de usar farinha de rosca ou farinha de trigo, você pode utilizar a aveia para fazer milanesas de berinjela ou abóbora, de frango, peixe, carne, etc.

No café da manhã:

Sem dúvida é um dos pratos mais populares. Por exemplo: a aveia é colocada crua em flocos sobre o leite ou o iogurte, alguns o fazem diretamente no suco de laranja. Dessa forma, ajudará a evitar a constipação e trará muita energia para o dia inteiro.

Imagens cortesia de megan chromik, Wiennat Mongkulmann, Rachel Tayse, Alpha, Jim Champion e theimpulsivebuy.