Por que ficamos com a barriga inchada depois de comer?

A barriga inchada pode ser causada por algo tão simples quanto comer demais, ou pode ser um sintoma de uma patologia ou alergia alimentar.
Por que ficamos com a barriga inchada depois de comer?

Última atualização: 04 Janeiro, 2021

Ficar com a barriga inchada depois de comer é algo que acontece com frequência e que inevitavelmente nos faz sentir desconfortáveis ​​e pode até ser doloroso.

Nos sentimos prisioneiros dentro das nossas próprias roupas e às vezes nos martirizamos pensando que comemos demais ou que estamos engordando. No entanto, não precisa ser assim.

O inchaço abdominal é o termo médico usado para descrever a barriga inchada. Este pode ocorrer por inúmeras causas, mas o mais comum é que seja causado por gases que, por sua vez, podem ser produzidos por maus hábitos digestivos, intolerância alimentar ou muitas outras situações.

Sabendo qual é a causa desse inchaço, é possível dar um fim ao desconforto que nos assombra após cada refeição. Neste artigo, explicamos tudo que você precisa saber sobre a barriga inchada depois de comer para poder remediá-la.

Quais são as causas da barriga inchada depois de comer?

Dor de barriga

Como já mencionamos, na maioria das vezes a barriga inchada se deve a gases que se acumulam em algum lugar do trato digestivo, no intestino ou no estômago. O que acontece é que esses gases fazem com que o abdômen se distenda e cause desconforto e até dor. É importante saber que essa produção de gases se deve a inúmeras causas, como por exemplo a nossa maneira de nos alimentarmos.

Antes de mais nada, precisamos saber que o tempo que gastamos comendo influencia significativamente a ocorrência desse problema. Não mastigar corretamente ou fazê-lo rapidamente faz com que a pessoa engula muito ar ao comer, e esse ar acaba se acumulando no abdômen.

Da mesma forma, a comida que ingerimos também é decisiva. Existem certos alimentos que tendem a causar uma digestão mais lenta ou uma maior produção de gases que levam ao inchaço, como é o caso das leguminosas.

Pessoas que têm intolerância alimentar ou alergia também costumam sofrer de barriga inchada. Isso ocorre porque elas são incapazes de digerir adequadamente algum alimento. A intolerância à lactose é um dos melhores exemplos disso.

A barriga inchada também pode surgir devido à retenção de líquidos, como ocorre um pouco antes da menstruação em muitas mulheres. A forma grave de retenção de líquidos no abdômen é a situação clínica conhecida como ascite, que, em geral, responde a patologias mais sistêmicas, como a cirrose, a hipertensão portal ou a insuficiência cardíaca avançada.

No entanto, não devemos esquecer que o inchaço abdominal pode ser um caso excepcional de má digestão ou o resultado de um excesso na refeição.

Mulher com dor na barriga

O inchaço pode indicar alguma doença?

Em muitos casos, a barriga inchada pode ser um sinal de que algo está errado com o seu sistema digestivo. Como já mencionamos, as intolerâncias alimentares ou alergias costumam se manifestar dessa maneira.

Por outro lado, inúmeros estudos mostram que existem muitas patologias intestinais que também se manifestam dessa forma. A síndrome do intestino irritável, a doença de Crohn e a colite ulcerosa são doenças que apresentam esse sintoma.

Pessoas que sofrem de alguma dessas doenças geralmente apresentam outros sintomas, como diarreia ou dor abdominal. Embora seja muito menos frequente, devemos saber que a barriga inchada pode ser um sinal de câncer.

No entanto, quando se trata de câncer, os sintomas costumam ser mais agressivos. Pode aparecer sangue nas fezes, perda de apetite e uma tendência à perda de peso. Lembre-se: se notar qualquer um desses sintomas, mesmo que isoladamente, você deve consultar o seu médico.

O que podemos fazer para evitar a barriga inchada?

Se você sofre de barriga inchada com frequência depois de comer, é recomendável ir ao médico. Normalmente isso não implica nenhum problema, mas o ideal é descartar todas as possíveis causas patológicas.

Além disso, você deve tentar dedicar mais tempo para cuidar da sua alimentação. Tente comer devagar, mastigar adequadamente e escolher bem os alimentos. Durante a refeição, beba água em vez de bebidas alcoólicas ou com gás.

O ideal é que você não coma demais e não exagere no consumo de alimentos muito ricos em fibras, já que às vezes a sua digestão tende a causar muitos gases.

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